SóProvas


ID
1686193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da certificação digital, julgue o item a seguir.

A certificação digital tem tido um dos usos mais significativos nos processos eletrônicos do Poder Judiciário.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO


    A tramitação de processos judicias por meio do Processo Judicial eletrônico (PJe) exige a certificação digital de advogados, magistrados e servidores de tribunais. O mecanismo garante proteção a dados confidenciais fornecidos em ações judiciais e aos atos realizados no âmbito do Poder Judiciário e evita fraudes possíveis de serem cometidas com a violação de informações confiadas ao Judiciário para a resolução de litígios.


    Boa sorte

  • Os tribunais passaram, na atualidade, a adotar o processo judicial em sua modalidade eletrônico.

    Para tal, faz-se imprescindível a assinatura digital de advogados, magistrados e servidores de tribunais. Em alguns casos pode ser necessária a assinatura digitas das partes envolvidas (juizado especial, por exemplo).

    Além disso, a utilização da certificação digital no âmbito do Poder Judiciário é determinada pelo Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Judiciário Brasileiro - MoReq-Jus. Este documento, instituído pela Resolução CNJ n° 91/09, determina a utilização da certificação digital no GestãoDoc, que é o modelo sistema de gerenciamento arquivístico informatizado a ser implantado nos tribunais.

    Gabarito do professor: Certo
  • Técnica Nishimura: falou bem do bagulho, tá certo!

  • De acordo com o Conselho Nacional de Justiça - CNJ:

    “A tramitação de processos judiciais por meio do Processo Judicial Eletrônico exige a certificação digital de advogados, magistrados e servidores dos tribunais, já que o mecanismo garante proteção a dados confidenciais fornecidos em ações judiciais e aos atos realizados no âmbito do Poder Judiciário e evita fraudes possíveis de serem cometidas com

    a violação de informações confiadas ao Judiciário para a resolução de litígios”.

    Não só nos processos eletrônicos do Poder Judiciário, mas de todos os poderes.

    Certo