SóProvas


ID
1686784
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Para Galvão (2000), as sementes de algumas espécies florestais, quando colocadas em condições ambientais favoráveis, não germinam, por apresentarem dormência.

Considerando os tratamentos para superação da dormência, analise estas proposições. 

I. Escarificação ácida – Nesse tipo de tratamento, as sementes são imersas em ácido sulfúrico concentrado, por um determinado tempo, à temperatura entre 60 ºC e 80 ºC, visando acelerar a ação do ácido, sendo em seguidas lavadas em água fria.

II. Imersão em água – As sementes são imersas no líquido, normalmente em temperatura inicial entre a faixa de 80 ºC a 100 ºC, onde devem permanecer por 24 horas. Após esse processo estarão aptas para a semeadura.

III. Escarificação mecânica – O procedimento consiste basicamente em submetê-las à abrasão, por meio de cilindros rotativos com lixa, que irão desgastar o tegumento da semente, proporcionando condições para que absorva água e inicie o processo germinativo.

Logo, pode-se afirmar que as proposições 


Alternativas
Comentários
  • MÉTODOS PARA A SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA

    - Dormência tegumentar ou exógena 

    a) Escarificação ácida

    As sementes são imersas em ácido sulfúrico, por um determinado tempo, que varia em função da espécie, à temperatura entre 19ºC e 25ºC, sendo então lavadas em água corrente e colocadas para germinar.

    b) Imersão em Água

    Imersão em água quente: a imersão em água quente constitui-se num eficiente meio para superação da dormência tegumentar das sementes de algumas espécies florestais. A água é aquecida até uma temperatura inicial, variável entre espécies, onde as sementes são imersas e permanecem por um período de tempo também variável, de acordo com cada espécie;

    Imersão em água fria: sementes de algumas espécies apresentam dificuldades para germinar, sem contudo estarem dormentes. A simples imersão das sementes em água, à temperatura ambiente (25ºC) por 24 horas, elimina o problema, que normalmente é decorrente de longos períodos de armazenamento, e que causa a secagem excessiva das sementes, impedindo-as de absorver água e iniciar o processo germinativo.

    c) Escarificação mecânica 

    Este método tem se mostrado bastante eficaz para a superação da dormência de algumas espécies florestais, em especial as leguminosas. O procedimento consiste, basicamente, em submeter as sementes a abrasão, através de cilindros rotativos, forrados internamente com lixa o que irá desgastar seu tegumento, proporcionando condições para que absorva água e inicie o processo germinativo;

    Para que se obtenham resultados positivos na utilização do processo, são necessárias algumas precauções, como o tempo de exposição das sementes à escarificação e a pureza do lote, pois sementes com impurezas comprometem a eficiência do tratamento.

    Fonte: http://www.arvoresbrasil.com.br/?pg=arvore_definicao_semente

  • Cozinharam as sementes

  • Foi a mesma coisa que pensei para logo eliminar a II, a essa T° vão cozinhar rs...

    E dei uma olhada em alguns artigos, não encontrei nada com relação a esse tempo todo, o máximo 30 min em imersão em água fervente. Essa questão não foi anulada não?

  • II. Imersão em água – As sementes são imersas no líquido, normalmente em temperatura inicial entre a faixa de 80 ºC a 100 ºC, onde devem permanecer por 24 horas. Após esse processo estarão aptas para a semeadura.

    Aos colegas que ficaram com dúvida quando a afirmação II. NÃO! AS SEMENTES NÃO VÃO COZINHAR. O que acontece é o seguinte:

    -> Em um recipiente (p.ex. um béquer) esquenta-se a água até atingir aproximadamente 100 °C. Em seguida, DESLIGA-SE a fonte provedora de calor e coloca-se as sementes dentro do recipiente, onde devem permanecer por 24h. Ou seja, com a fonte de calor desligada, em alguns minutos a água vai igualar a temperatura o o ambiente.