SóProvas



Questões de Tecnologia de Sementes Florestais


ID
191053
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A dormência de sementes é um processo caracterizado pelo atraso da germinação, quando as sementes não germinam mesmo em condições adequadas de umidade, temperatura, luz e oxigênio. A dormência já se manifesta quando a semente completa seu ciclo de desenvolvimento, ou seja, por ocasião de sua colheita, diz-se que está ocorrendo uma

Alternativas
Comentários
  • Por definição, uma semente quiescente é aquela que inicia e completa o processo germinativo quando não há insuficiência de fatores do ambiente ou, segundo Baskin & Baskin [2], é aquela capaz de germinar na maior amplitude possível de fatores do ambiente físico, considerando-se os limites impostos pelo seu genótipo.

    Senescência é o processo natural de envelhecimento ao nivel celular ou o conjunto de fenômenos associados a este processo.

    Dormência induzida descreve a dormência que resulta de se fornecerem condições para a semente germinar (ex. água) mas por ser desfavorável qualquer factor ambiental a semente não germina, e persiste dormente, mesmo que se remova o factor inibitório da germinação.

    - Dormência primária é aquela que já se manifesta quando a semente completo seu desenvolvimento, ou seja, quando colhemos os sementes elas já apresentam dormência.


    - Dormência secundária é quando as sementes maduras, não apresentam dormência, ou seja, germinam normalmente, mas quando expostas a fatores ambientais desfavoráveis são induzidos ao estado de dormência.


ID
768631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A respeito do processo produtivo de madeira e da instalação dos viveiros florestais, julgue os itens subsequentes. 

A dormência de sementes pode ser classificada como primária, quando já existe na semente por ocasião da sua coleta, e secundária, quando a semente a adquire ao ser submetida a ambientes desfavoráveis à germinação.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certo.

    O fenômeno da dormência em sementes pode ser dividido em dormência primária e dormência secundária:

    - Dormência primária é aquela que já se manifesta quando a semente completo seu desenvolvimento, ou seja, quando colhemos os sementes elas já apresentam dormência.
    - Dormência secundária é quando as sementes maduras, não apresentam dormência, ou seja, germinam normalmente, mas quando expostas a fatores ambientais desfavoráveis são induzidos ao estado de dormência.

    Fonte: www.ipef.br/tecsementes


ID
1686751
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Para Martins (2009), na Mata Atlântica, a maior parte dos remanescentes florestais se encontra na forma de fragmentos florestais.

Avalie estas proposições sobre a recuperação de um ecossistema florestal, considerando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). 

( ) As pesquisas reforçam a hipótese de que os fragmentos florestais são autossustentáveis, sendo dispensável qualquer ação de manejo deles.

( ) Ao recuperarmos os fragmentos (frequentemente degradados pela ação antrópica), aumenta-se o potencial deles como ilhas de biodiversidade.

( ) Ao interligarmos os fragmentos através de corredores de biodiversidade, aumenta-se o fluxo de animais e sementes e, portanto, a colonização das áreas degradadas pelas espécies de plantas e animais presentes nos fragmentos florestais.

( ) As atividades de recuperação devem identificar fragmentos prioritários para a conservação a partir da análise da raridade do fragmento, o potencial de sustentabilidade do fragmento e os custos de recuperação.

Então, a ordenação correta está contemplada na seguinte alternativa:


Alternativas

ID
1686784
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Para Galvão (2000), as sementes de algumas espécies florestais, quando colocadas em condições ambientais favoráveis, não germinam, por apresentarem dormência.

Considerando os tratamentos para superação da dormência, analise estas proposições. 

I. Escarificação ácida – Nesse tipo de tratamento, as sementes são imersas em ácido sulfúrico concentrado, por um determinado tempo, à temperatura entre 60 ºC e 80 ºC, visando acelerar a ação do ácido, sendo em seguidas lavadas em água fria.

II. Imersão em água – As sementes são imersas no líquido, normalmente em temperatura inicial entre a faixa de 80 ºC a 100 ºC, onde devem permanecer por 24 horas. Após esse processo estarão aptas para a semeadura.

III. Escarificação mecânica – O procedimento consiste basicamente em submetê-las à abrasão, por meio de cilindros rotativos com lixa, que irão desgastar o tegumento da semente, proporcionando condições para que absorva água e inicie o processo germinativo.

Logo, pode-se afirmar que as proposições 


Alternativas
Comentários
  • MÉTODOS PARA A SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA

    - Dormência tegumentar ou exógena 

    a) Escarificação ácida

    As sementes são imersas em ácido sulfúrico, por um determinado tempo, que varia em função da espécie, à temperatura entre 19ºC e 25ºC, sendo então lavadas em água corrente e colocadas para germinar.

    b) Imersão em Água

    Imersão em água quente: a imersão em água quente constitui-se num eficiente meio para superação da dormência tegumentar das sementes de algumas espécies florestais. A água é aquecida até uma temperatura inicial, variável entre espécies, onde as sementes são imersas e permanecem por um período de tempo também variável, de acordo com cada espécie;

    Imersão em água fria: sementes de algumas espécies apresentam dificuldades para germinar, sem contudo estarem dormentes. A simples imersão das sementes em água, à temperatura ambiente (25ºC) por 24 horas, elimina o problema, que normalmente é decorrente de longos períodos de armazenamento, e que causa a secagem excessiva das sementes, impedindo-as de absorver água e iniciar o processo germinativo.

    c) Escarificação mecânica 

    Este método tem se mostrado bastante eficaz para a superação da dormência de algumas espécies florestais, em especial as leguminosas. O procedimento consiste, basicamente, em submeter as sementes a abrasão, através de cilindros rotativos, forrados internamente com lixa o que irá desgastar seu tegumento, proporcionando condições para que absorva água e inicie o processo germinativo;

    Para que se obtenham resultados positivos na utilização do processo, são necessárias algumas precauções, como o tempo de exposição das sementes à escarificação e a pureza do lote, pois sementes com impurezas comprometem a eficiência do tratamento.

    Fonte: http://www.arvoresbrasil.com.br/?pg=arvore_definicao_semente

  • Cozinharam as sementes

  • Foi a mesma coisa que pensei para logo eliminar a II, a essa T° vão cozinhar rs...

    E dei uma olhada em alguns artigos, não encontrei nada com relação a esse tempo todo, o máximo 30 min em imersão em água fervente. Essa questão não foi anulada não?

  • II. Imersão em água – As sementes são imersas no líquido, normalmente em temperatura inicial entre a faixa de 80 ºC a 100 ºC, onde devem permanecer por 24 horas. Após esse processo estarão aptas para a semeadura.

    Aos colegas que ficaram com dúvida quando a afirmação II. NÃO! AS SEMENTES NÃO VÃO COZINHAR. O que acontece é o seguinte:

    -> Em um recipiente (p.ex. um béquer) esquenta-se a água até atingir aproximadamente 100 °C. Em seguida, DESLIGA-SE a fonte provedora de calor e coloca-se as sementes dentro do recipiente, onde devem permanecer por 24h. Ou seja, com a fonte de calor desligada, em alguns minutos a água vai igualar a temperatura o o ambiente.


ID
2544241
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Considere uma capoeira, com regeneração avançada de espécies arbustivo-arbóreas e poucas manchas de solo ainda cobertas com pasto.


São indicadas como técnicas de restauração:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa c

    Conceitos importantes para responder à questão:

    Adensamento: consiste no plantio de mudas ou semeadura de espécies nativas reginais com o objetivo de recobrimento dos espaços vazios não regenerados naturalmente.

    Enriquecimento: consista na semeadura direta ou plantio de mudas de espécies nativas regionais do grupo das não pioneiras nas áreas em processo de restauração que se caracterizam por elevada regeneração natural de espécies arbustivas e arbóreas nativas regionais, mas por baixa diversidade e predominância de espécies pioneiras.

    Capoeira: são áreas de vegetação secundária. Geralmente diz-se que são áreas que passaram por degradação ambiental antrópica, como desmatamento e queimadas.


ID
2705962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item, acerca de sistemas agroflorestais.


A implantação de sistemas agroflorestais pode levar à alteração de comportamento das espécies, como é o caso de uma espécie secundária que, em função do seu estoque no banco de sementes e rebrota de tocos, passe a se comportar como pioneira.

Alternativas
Comentários
  • CERTO: A implantação de sistemas agroflorestais pode levar à alteração de comportamento das espécies, como é o caso de uma espécie secundária que, em função do seu estoque no banco de sementes e rebrota de tocos, passe a se comportar como pioneira.


ID
2776513
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Reduzir ou suspender a irrigação em um viveiro florestal diminui o

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa d

     

    Alguns patógenos, principalmente fungos, necessitam de ambientes úmidos para sobreviver e, com a diminuição ou até a suspensão da irrigação, dificulta o aparecimento e a persistência de patógenos no viveiro florestal.

  • "Alguns patógenos, principalmente fungos, necessitam de ambientes úmidos para sobreviver e, com a diminuição ou até a suspensão da irrigação, dificulta o aparecimento e a persistência de patógenos no viveiro florestal."

    Se o aparecimento e a persistência de patógenos nos viveiro florestais são dificultados, logo, o custo com fungicídas para controle destes organismos também diminui.

    Questão estranha...

  • Estranho mesmo! acho que tanto a "C" como a "D" estão corretas....


ID
2776540
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Assinale a opção que indica as relações fundamentais entre plantas e animais que devem ser consideradas na estruturação do ecossistema nas florestas tropicais.

Alternativas

ID
2776588
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

É uma espécie arbórea, de porte médio (6 a 12 m), semidecídua e muito florífera, utilizada na arborização e paisagismo urbano. Não apresenta raízes agressivas e pode ser plantada em áreas pavimentadas e canteiros centrais. Sua copa é ampla na primavera e verão, fornecendo boa sombra; suas folhas são arredondadas, coriáceas, com nervuras claras; suas flores são pentâmeras, com longos estames e de cor lilás na espécie típica, com uma pétala superior modificada, que apresenta cerca de dois tons mais intensos de rosa, dando-lhe o aspecto de orquídea. Frutos do tipo legume, deiscentes, achatados, longos e secos, com sementes lenticulares.

Tais características se referem à

Alternativas

ID
2776594
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Assinale a opção que indica as espécies para as quais deve ser empregado o despolpamento das sementes como operação de beneficiamento.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "A"

    Euterpe edulis, Eugenia uniflora e Cordia abyssinica.


ID
2915230
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A respeito da fisiologia vegetal, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Fitocromo.

2. Suberina.

3. Ácido abscísico.

4. Xiloglucano.


( ) Composto terpenoide que controla o início e a manutenção da dormência de sementes e de gemas e as respostas do vegetal ao estresse, em particular ao estresse hídrico.

( ) Pigmento envolvido na maioria dos fenômenos fotomorfogênicos, ocorrendo em duas formas: uma que absorve a luz vermelha e outra que absorve a luz vermelho-distante.

( ) Hemicelulose mais abundante na parede primária de dicotiledôneas, com cadeias laterais que contêm xilose, galactose e, muitas vezes, uma fucose terminal.

( ) Principal componente das paredes celulares externas de todos os órgãos subterrâneos, associado à periderme, tecido que constitui a casca externa dos caules e raízes durante o crescimento secundário das plantas lenhosas.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2915248
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

 Com relação aos nomes científicos e seus nomes comuns, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
 
1. Glycaspis brimblecombei.

2. Taumastocoris peregrinus.

3. Leptocybe invasa.

4. Hedyphates betulinus.

5. Gyropsylla spegazziniana.


(   ) Vespa-da-galha.

(   ) Ampola-da-erva-mate.

(   ) Broca-da-erva-mate.

(   ) Psilídeo-de-concha.

(   ) Percevejo-bronzeado.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Glycaspis brimblecombei - psilídeo de concha; utiliza como hospedeiro várias espécies do gênero Eucalyptus, com preferência ao E. camaldulensis e E. tereticornis. Os danos observados no campo são redução no tamanho e deformação das folhas, bem como a presença de fumagina.

    Taumastocoris peregrinus - O percevejo-bronzeado-do-eucalipto é originário da Austrália e foi detectado no Brasil em 2008, causando danos em plantações de eucalipto. O percevejo suga a seiva, principalmente das folhas mais velhas, nas quais se formam pontos cloróticos que, posteriormente, tornam-se manchas bronzeadas (Smaniotto et al., 2017).

    Leptocybe invasa - A vespa-da-galha é uma praga exótica, originária da Austrália.  A praga ataca as folhas, formando galhas nas nervuras centrais, pecíolos e ramos finos. Essas galhas causam deformação das folhas, quando presentes na nervura central e pecíolo, e desfolha e secamento de ponteiros, quando presentes nos ramos mais finos.

    Hedyphates betulinus - A broca-da-erva-mate é a principal praga da erva-mate.  Apenas a erva-mate é conhecida como planta hospedeira deste besouro, onde provoca danos expressivos, sendo por isso, classificada como sendo uma praga "chave" desta cultura.

    Gyropsylla spegazziniana - A "ampola" da erva-mate Gyropsylla spegazziniana destaca-se pela severidade de danos e ausência de inseticidas registrados para o controle no Brasil (Barzotto e Alves, 2013).


ID
2915308
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sobre o tema “Nucleação” para a restauração florestal, considere as seguintes afirmativas:

1. A hidrossemeadura é a técnica mais eficiente para aproveitar de forma efetiva a chuva de sementes dispersadas em um determinado local. Para isso, basta instalar coletores de sementes em áreas preservadas (fragmentos próximos) e ao final de determinado período recolher o material e dispersá-lo na área através da hidrossemeadura.

2. Nucleação é a proposta de criar pequenos hábitats (núcleos) dentro da área degradada, de forma a induzir uma heterogeneidade ambiental, propiciando ambientes distintos no espaço e no tempo.

3. Aves e morcegos são os animais dispersores de sementes mais efetivos, principalmente quando se trata de transporte entre fragmentos de vegetação. Eles utilizam árvores isoladas nos campos para descansar e se alimentar. Sob essas árvores e em volta delas, há uma chuva de sementes muito mais intensa e rica.

4. Poleiro seco imita galhos secos de árvores para pouso de aves, sendo utilizado para repouso ou forrageamento de presas (muitas aves são onívoras e, enquanto caçam, depositam sementes).

5. A transposição de galhada origina leiras, que, para as aves, servem de local de repouso, nidificação e caça de pequenos animais. As leiras podem rebrotar, fornecer matéria orgânica ao solo e criar condições adequadas à germinação e crescimento de espécies mais adaptadas aos ambientes sombreados e úmidos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Hidrossemear é uma técnica via aquo-pastosa, uma alternativa mecanizada. A questão aborda a chuva de sementes.


ID
2917900
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

São reservas importantes das sementes, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    Amido: Formado a partir de açúcares. É depositado nos amiloplastos;

    Hemicelulose: Apresentam-se como “polissacarídeos de reserva de parede celular”;

    Lipídios: Abundantes no embrião, armazenados em esferossomos ou corpúsculos de óleo (fonte de energia).

    http://www.lpv.esalq.usp.br/sites/default/files/CQuim%20PG%202018%20pdf.pdf


ID
3085756
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A partir do Decreto n.º 23.196/1933 e do Decreto n.º 23.569/1933, julgue o item.


Não são atribuições dos engenheiros agrônomos a direção de serviços técnicos federais de genética agrícola, a produção de sementes e a fiscalização do comércio de sementes e plantas vivas.

Alternativas
Comentários
  • DEC. 23.196

    Art. 6º

    São atribuições dos agrônomos ou engenheiros agrônomos a organização, direção e execução dos

    serviços técnicos oficiais, federais, estaduais e municipais, concernentes às matérias e atividades seguintes:

    ...

    e) genética agrícola, produção de sementes, melhoramento das plantas cultivadas e fiscalização do comércio de sementes, plantas vivas e partes vivas de plantas;


ID
3165586
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Rurópolis - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Fitossociologia é um processo relacionado a métodos de reconhecimento e definição de comunidades de plantas. Phyto significa planta e sociologia grupos ou agrupamentos. Denominam-se parâmetros fitossociológicos os índices ou indicadores utilizados para caracterizar a estrutura de uma comunidade vegetal. A estrutura refere-se à disposição, organização e arranjo dos indivíduos dentro da comunidade vegetal tanto em altura (estrutura vertical) quanto em densidade (estrutura horizontal). Informações sobre fitossociologia podem subsidiar ações na recuperação de áreas degradadas, produção de sementes e mudas, identificação de espécies ameaçadas, tomadas de decisão sobre ações de manejo para fins de conservação, entre muitos outros (FELFILI; VENTUROLI, 2000; BRITO et al., 2007). Para estudos de fitossociologia utilizam-se parâmetros fitossociológicos que expressam a participação de diferentes espécies dentro da associação vegetal. Dois parâmetros são fundamentais, a Densidade Absoluta (DA), que indica o número de indivíduos de uma espécie por unidade de área (hectare), e a Densidade Relativa (DR), que indica a participação de cada espécie em relação ao número total de árvores. A DA é calculada pela fórmula DA= n/ha, em que n é o número de indivíduos de determinada espécie de interesse comercial e ha corresponde à área total. A DR é calculada pela fórmula DR=(n/N)*100, em que n é o número de indivíduos de uma determinada espécie de interesse comercial e N o número total de indivíduos. Se, numa floresta hipotética de 10.000 hectares, existe um número total de 100.000 (cem mil) indivíduos e tem um número total de indivíduos de uma espécie comercial “A” igual a 10.000, os valores de DA e DR, respectivamente, são

Alternativas
Comentários
  • DA= n/ha

    DA= 10.000 indivíduos/10.000 hectares = 1

    DR=(n/N)*100

    DR=(10.000 indivíduos da espécie Xi / 100.000 indivíduos totais) * 100

    DR=10

    Gabarito: Letra D.


ID
3185887
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Sabará - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Para obter sucesso na produção da cultura do Pinus spp é importante o conhecimento detalhado sobre a espécie que se pretende introduzir, em relação à ecologia, qualidade da madeira, suscetibilidade a pragas e doenças e outros fatores relevantes, como a temperatura. Por meio desse conhecimento detalhado das espécies de Pinus spp, pode-se avaliar se terá ou não condições de suprir as exigências de mercado e, provavelmente, adaptar-se às condições ecológicas. Em relação à cultura do Pinus, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Quando colhidos, os cones de Pinus spp ainda contêm teor de umidade relativamente alto. Se expostos imediatamente a uma fonte de calor, provavelmente secarão apenas na superfície, enquanto que a parte central permanecerá verde e úmida. Neste caso, os cones não se abrirão satisfatoriamente.

) No que se refere à obtenção de sementes, das diferentes espécies do gênero Pinus, os cones são escolhidos ainda quando em processo de maturação bastante adiantado. Dos pinheiros exóticos que já apresentam frutificação com uma certa regularidade na região Sul do Brasil destacam-se: Pinus elliottii, Pinus pinaster e Pinus taeda.

( ) Durante a secagem, as escamas que prendem as sementes se separam, ocasionando a abertura dos cones. Entretanto, a liberação de sementes não é total, sendo necessária a agitação dos cones para a liberação das sementes que ainda ficam presas. Essa agitação pode ser feita em batedouro giratório com paredes de tela. Os cones ficam retidos no batedouro e as sementes atravessam a tela, caindo sobre uma bandeja.

( ) Há um método para retirar as asas das sementes, apesar de que, em algumas espécies, como Pinus pinaster, devido à constituição anatômica, as asas não podem ser inteiramente destacadas. O método usado é o desalador cujas sementes são esfregadas com as mãos contra o fundo de uma peneira. Em seguida, são lançadas ao ar e as asas destacadas são levadas pelo vento, enquanto as sementes mais pesadas caem de volta na peneira.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
3185893
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Sabará - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

São vários os problemas ambientais que influenciam a variabilidade genética das florestas. A ocupação acelerada e desordenada coloca em risco e propicia a possibilidade de extinção de um grande número de espécies de florestas nativas. Na seleção de árvores matrizes para a colheita de sementes para fins comercias devem ser observados diversos fatores e características, EXCETO:

Alternativas

ID
3185896
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Sabará - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A condição ideal para armazenar uma semente relaciona-se, principalmente, com a sua natureza e com as características da espécie. Entretanto, observa-se uma série de fatores para que a semente apresente uma viabilidade ideal. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3185899
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Sabará - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

É de grande relevância a cultura do eucalipto em nosso País. A inserção da espécie contribui de forma crescente para a geração de emprego e renda no meio rural e urbano, inclusive com participação expressiva em nossa balança comercial, destacando-se, nesse contexto, a celulose e o papel como principais produtos destinados ao mercado externo. Em relação à extração de sementes de eucalipto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    A extração de sementes de eucalipto no Brasil tem sido efetuada principalmente através da secagem natural dos frutos por alguns dias, deixando-os expostos ao sol durante o dia e recolhendo-os à noite.

    Muitas vezes, a ocorrência de condições naturais desfavoráveis de secagem tem trazido problemas para a extração de sementes, havendo já entidades que utilizam estufas elétricas com temperatura de 40 a 45 °C para tal finalidade, durante 24 a 40 horas.

    Fonte: IPEF n.15, p.89-100, 1977


ID
3185908
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Sabará - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Por diversas vezes a semente cai ou é depositada sobre o solo, mas a plântula não emerge. Esse é o fenômeno denominado dormência, comum a aproximadamente dois terços das plantas. Trata-se de um mecanismo evolutivo que procura resguardar a perpetuação da espécie, pois faz com que as sementes se mantenham viáveis por longos períodos de tempo, germinando de forma esparsa sob determinadas condições. A produção de mudas de espécies florestais consiste em procedimentos técnicos de coleta sendo importante considerar o tipo do viveiro que será construído. Neste contexto, assinale alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Inclinação máx 2 a 3%


ID
3185911
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Sabará - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os nutrientes minerais são os elementos essenciais que as plantas obtêm do solo. A nutrição de plantas é um processo dinâmico e que reflete uma série de fatores do solo em interação com a planta. São deficiências observadas em Pinus spp, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Deficiência de Enxofre em Pinus sp. ocasiona sintomas nos tecido mais jovens (terço superior das copas e pontas dos galhos), causando:

    Clorose uniforme das acículas que adquirem tons verde-limão.


ID
3197737
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

 Sobre o tema da Recuperação de Áreas Degradadas, leia as alternativas a seguir:

I. A recuperação de áreas degradadas está intimamente ligada à ciência da restauração ecológica. Restauração ecológica é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. Um ecossistema é considerado recuperado – e restaurado – quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento sem auxílio ou subsídios adicionais.

II. De acordo com a Lei 9.985, restauração é a restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original. Já a recuperação é a restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original.

III. Os objetivos dos Centros de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas (CRADs) estão ligados ao desenvolvimento da recuperação de todas as áreas degradadas no território nacional, à definição e documentação de procedimentos para facilitar a replicação de ações de recuperação de áreas degradadas e à promoção de cursos de capacitação para a formação de recursos humanos (coleta de sementes, produção de mudas, plantio, tratos silviculturais).

IV. A Recuperação de Áreas Degradadas é um dos princípios da Política Nacional de Meio Ambiente.

A sequência de afirmativas FALSAS é: 

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D.

    Art. 2 Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:

    XIII - recuperação: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não

    degradada, que pode ser diferente de sua condição original;

    XIV - restauração: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo

    possível da sua condição original;

  • ✔️ Gabarito: D

    Sobre o item I: Verdadeiro

    O MMA define Recuperação de Áreas Degradadas (RAD) como sendo: "A recuperação de áreas degradadas está intimamente ligada à ciência da restauração ecológica. Restauração ecológica é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. Um ecossistema é considerado recuperado – e restaurado – quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento sem auxílio ou subsídios adicionais."

    https://www.mma.gov.br/destaques/item/8705-recupera%C3%A7%C3%A3o-de-%C3%A1reas-degradadas?tmpl=component&print=1

  • "Os objetivos dos CRADs estão ligados ao desenvolvimento de modelos de recuperação de áreas degradadas em áreas demonstrativas..."

    https://antigo.mma.gov.br/comunicacao/item/8705-recupera%C3%A7%C3%A3o-de-%C3%A1reas-degradadas.html#:~:text=DEFINI%C3%87%C3%83O,foi%20degradado%2C%20danificado%20ou%20destru%C3%ADdo.


ID
3255895
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A recuperação de áreas alteradas demanda uma intensa produção e plantio de mudas nativas, o que, por sua vez, não é possível sem a produção de sementes. Para a produção de mudas de espécies florestais, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3255913
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Com relação a ocorrência de dormência em espécies florestais, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Dormência tegumentar ou exógena ocorre porque os tecidos que envolvem o embrião exercem um impedimento que não pode ser superado.
( ) Dormência tegumentar ocorre quando a remoção do tegumento de uma semente viável não permite que esta germine.
( ) Uma mesma espécie pode apresentar tanto dormência tegumentar ou exógena quanto dormência embrionária ou endógena.
( ) Interferência na absorção de água, impedimento mecânico, interferência nas trocas gasosas e presença de inibidores estão entre os fatores que podem provocar a dormência embrionária.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

ID
3255916
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sobre as técnicas para quebrar artificialmente a dormência de sementes florestais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito incorreto. A alternativa certa é a D

    Processos para quebra de dormência das sementes:

    Escarificação química: é um método químico, feito geralmente com ácidos (sulfúrico, clorídrico etc.), que possibilita os sementes executar trocas com o meio, água e/ou gases.

    Escarificação mecânica: é a abrasão das sementes sobre uma superfície áspera (lixa, piso áspero etc). É utilizado para facilitar a absorção de água pela semente.

    Estratificação: consiste num tratamento úmido à baixa temperatura, auxiliando as sementes na maturação do embrião, trocas gasosas e embebição por água.

    Choque de temperatura: é feito com alternância de temperaturas variando em aproximadamente 20ºC, em períodos de 8 a 12 horas.

    Água quente: é utilizado em sementes que apresentam impermeabilidade do tegumento e consiste em imersão das sementes em água na temperatura de 76 a 100ºC, com um tempo de tratamento específico para cada espécie.

  • Peletização de Sementes

    IPEF Notícias - Edição 165 - Julho/Agosto/Setembro de 2003

    A peletização é um processo de recobrimento de sementes, utilizando material inerte com o objetivo de facilitar a manipulação, através da homogeneização de tamanho e forma e/ ou tratamento. Geralmente é usado em sementes pequenas ou com forma que dificulta o plantio.

    As sementes peletizadas oferecem uma série de facilidades, com uma redução de custo expressiva na produção de mudas. A semeadura e a classificação das mudas por porte são exemplos de operações facilitadas. Outro fator importante é a não necessidade de desbastes das plântulas, já que são semeadas apenas uma semente por tubete ou saco plástico.

    Os eucaliptos possuem sementes pequenas, em média 0,5 mm, o que dificulta o plantio e a manipulação. Comercialmente são semeadas, geralmente, cinco sementes por recipiente, sendo necessário o raleio após a germinação. No caso das peletizadas, pode-se chegar a semear uma semente por recipiente.


ID
3255919
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A estratégia de conservação da biodiversidade ex situ deve ser considerada em conjunto com a conservação in situ (em que as espécies são conservadas dentro do seu habitat natural). Neste sentido, o armazenamento de sementes tem sido utilizado para este propósito, sendo fundamental o conhecimento do comportamento das sementes durante o processo de armazenagem. Com relação à estratégia de conservação ex situ através de sementes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Quais são as sementes recalcitrantes?

    Recalcitrantes são aquelas sementes que não podem ser desidratadas abaixo de um determinado grau de umidade, sem que ocorram danos fisiológicos, como por exemplo, as sementes de Araucaria angustifolia, que morrem ao serem desidratadas a valores inferiores a 37% (Tompsett, 1984).


ID
3261649
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Com relação ao manejo florestal da floresta Amazônica destinado à exploração de madeira, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Se o manejo florestal for feito de forma sustentável não haverá impactos ambientais.

( ) Atualmente, o modelo de exploração de madeira utilizado na Amazônia, na maioria das vezes, é feito de forma insustentável, seja pelo desmatamento (autorizado ou ilegal) ou pela retirada de árvores sem técnicas adequadas.

( ) Uma das técnicas de manejo sustentável consiste na divisão da área da floresta em blocos, apenas parte das árvores de cada bloco é derrubada a cada colheita. Alternando os blocos de exploração a cada safra.

( ) O manejo florestal sustentável garante a produção de madeira de forma equilibrada e a manutenção dos benefícios e serviços que a floresta oferece naturalmente, como produção de frutos e sementes, abrigo para vários animais.

( ) Não são necessárias políticas e ações para redução impactos ambientais no atual modelo de exploração da Amazônia, visto que a maioria dos desmatamentos é feita de forma legal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

ID
3262912
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Para garantir o sucesso do plantio e obter povoamentos com boa produtividade e qualidade, é necessário cumprir uma sequência de atividades, além de utilizar mudas de bom padrão oriundas de sementes geneticamente melhoradas. Assinale a alternativa que melhor representa o cronograma de implantação florestal.

Alternativas
Comentários
  • ✔️ Gabarito: E

    A questão demandou conhecimento sobre etapas e cronograma de uma implantação florestal. Mais do que sair decorando a sequência das etapas é importante saber que umas etapas jamais devem ser precedida por outras. Por exemplo, um plantio nunca ocorre antes da etapa de preparo e limpeza do solo (é até lógico esse pensamento...). Com base nessa premissa, podemos eliminar seguramente as alternativas "b" e "c". Outro exemplo é: como realizar a limpeza do terreno antes de demarcar a área? Não faz sentido algum - elimina-se as alternativas "a" e "d".

    Por fim, é como falei...mais que sair decorando a sequência, se nos atentarmos parar um pensamento mais "lógico" podemos facilmente acertar a questão. Até porque a banca pode retirar ou incluir algumas etapas do cronograma.

    a) Limpeza do terreno – preparo do solo – combate às formigas – controle de plantas daninhas – demarcação da área – escolha do espaçamento – plantio.

    b) Demarcação da área – combate às formigas – controle de plantas daninhas – preparo do solo – escolha do espaçamento – plantio – limpeza do terreno.

    c) Demarcação da área – escolha do espaçamento – plantio – combate às formigas – controle de plantas daninhas – preparo do solo – limpeza do terreno.

    d) Limpeza do terreno – Demarcação da área – escolha do espaçamento – plantio – preparo do solo – combate às formigas – controle de plantas daninhas.

    e) Demarcação da área – limpeza do terreno – combate às formigas – preparo do solo – escolha do espaçamento – plantio – controle de plantas daninhas.


ID
3262954
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

A sucessão ecológica pode ser descrita como um fenônemo no qual uma dada comunidade vegetal é progressivamente substituída por outra ao longo do tempo e em um mesmo local. Esses grupos sucessionais apresentam características biológicas diferenciadas. Espécies _________, por exemplo, em geral produzem grande número de sementes, dispersas por animais, e apresentam crescimento _________ da planta, mas geralmente com ciclo de vida _________, pois constituem comunidades com baixa diversidade e alta densidade populacional.

Alternativas
Comentários
  • GABA. E

    sucessão ecológica é uma sequência de alterações graduais e progressivas na comunidade de um ecossistema , as quais podem ocorrer após uma perturbação ou após o surgimento de um novo habitat. Em uma sucessão ecológica, observamos progressivamente a mudança na composição e na estrutura das comunidades, até que ocorra o estabelecimento da comunidade clímax, ou seja, de uma comunidade estável.

    A sucessão ecológica primária acontece em ambientes que anteriormente não haviam sido ocupados por outros organismos, ou seja, em áreas praticamente sem vida. A sucessão ecológica secundária acontece em áreas que já apresentaram uma comunidade. Nesse caso o que se observa é que aquela área sofreu algum tipo de distúrbio, o que causou a destruição de sua comunidade original.

    A sucessão ecológica secundária pode ser observada, por exemplo, em áreas desmatadas, regiões atingidas por furacões e clareiras. Nesses locais podem ser encontrados vestígios de alguns organismos, como sementes e raízes, e, devido a esse fator, essa sucessão ocorre de maneira mais rápida do que a primária. Além disso, pelo fato de que naquela área já houve uma comunidade, temos um território mais propicio ao desenvolvimento de espécies.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sucessoes-ecologica.htm


ID
3262966
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Nos trabalhos de coleta de sementes de espécies florestais nativas voltados à restauração de ecossistemas florestais, normalmente não existe apenas uma espécie-alvo, mas um maior número possível de espécies que estejam dispersando sementes naquele momento. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    ZOBEL et al. (1958) e SNYDER (1972) definem um pomar de sementes como sendo uma plantação clonal ou por mudas, de árvores selecionadas geneticamente, isoladas para reduzir a polinização de fontes externas geneticamente inferiores.

    https://www.ipef.br/publicacoes/stecnica/nr16/cap01.pdf


ID
3262969
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A tecnologia de produção de mudas florestais teve grande avanço no decorrer dos anos. Durante esse percurso, diversos fatores contribuíram para o insucesso do empreendimento, como as pragas e doenças. Considere as táticas de controle listadas a seguir e assinale a alternativa com a afirmação correta.


1. Uso de piretroides com uso de pulverização.

2. Retirada de entulhos da área do viveiro.

3. Instalação de armadilhas para capturar insetos.

4. Adubação e irrigação adequada.

5. Coleta manual de insetos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    1. Uso de piretroides com uso de pulverização (químico);

    2. Retirada de entulhos da área do viveiro (processo físico - uso de máquinas/mecânico);

    3. Instalação de armadilhas para capturar insetos (processo físico - manual);

    4. Adubação (químico) e irrigação adequada (o simples ato de irrigar as plantas não é controle químico - isso que tonar a alternativa D errada);

    5. Coleta manual de insetos (processo físico - manual/não mecanizado).

    Controle cultural é aquele que faz uso das práticas silviculturais para reduzir a presença de pragas e patógenos, ou seja, todas as técnicas citadas na questão.


ID
3262972
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

O processo de formação do embrião das sementes denomina-se embriogênese. Nas angiospermas, a _________ fertilização da célula-ovo e a do núcleo polar (dentro do óvulo), pelo núcleo espermático, produz um zigoto diploide e um endosperma _________, respectivamente. O endosperma pode fornecer nutrientes ao embrião em formação e/ou à plântula durante a emergência no solo. Por outro lado, o zigoto desenvolve-se em um embrião e dará origem ao que será conhecido como uma planta adulta, após a germinação. O embrião das _________ contém dois sistemas primários de órgãos – o eixo embrionário e os cotilédones. Esses órgãos têm funções distintas durante o desenvolvimento e são compostos de três camadas básicas de tecido – _________, procâmbio e meristema fundamental – os quais originarão a epiderme, o tecido vascular e o parenquimatoso na plântula jovem, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • O processo de formação do embrião das sementes denomina-se embriogênese. Nas angiospermas, a dupla_________ fertilização da célula-ovo e a do núcleo polar (dentro do óvulo), pelo núcleo espermático, produz um zigoto diploide e um endosperma triploide_________, respectivamente. O endosperma pode fornecer nutrientes ao embrião em formação e/ou à plântula durante a emergência no solo. Por outro lado, o zigoto desenvolve-se em um embrião e dará origem ao que será conhecido como uma planta adulta, após a germinação. O embrião das angiospermas_________ contém dois sistemas primários de órgãos – o eixo embrionário e os cotilédones. Esses órgãos têm funções distintas durante o desenvolvimento e são compostos de três camadas básicas de tecido – protoderme_________, procâmbio e meristema fundamental – os quais originarão a epiderme, o tecido vascular e o parenquimatoso na plântula jovem, respectivamente.

  • ✔️ Gabarito: A

    Apenas complementando o comentário da @Vanessa Costa.

    Nas angiospermas ocorre a dupla fecundação, sendo que uma célula espermática fusiona-se com a oosfera, e a outra funde-se com os núcleos polares. A célula espermática que penetrou na oosfera dá origem ao zigoto diploide, que posteriormente formará o embrião. Já a outra célula espermática dá origem a um núcleo triploide, que, posteriormente, após várias divisões, formará o endosperma, responsável por fornecer nutrientes ao embrião.(https://alunosonline.uol.com.br/biologia/dupla-fecundacao-nas-angiospermas.html)

    Os tecidos meristemáticos primários são a protoderme, o meristema fundamental e o procâmbio. A protoderme é o meristema que origina a epiderme. Já o meristema fundamental origina o parênquima, o colênquima e o esclerênquima. O procâmbio é responsável pela formação dos tecidos vasculares primários, ou seja, o xilema e o floema. (https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/tipos-tecidos-vegetais.htm)


ID
3336082
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A dormência pode ser tegumentar ou exógena e embrionária ou endógena, podendo ocorrer independentemente uma da outra ou simultaneamente na mesma semente, neste caso chamada de dupla dormência.

Considerando esse contexto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ✔️ Gabarito: D

    Dormência endógena (embrionária - morfológica / fisiológica): ocorre devido ao embrião estar imaturo ou então devido a presença de algum mecanismo de inibição fisiológica (ABA / giberilina / etileno);

    Dormência exógena (tegumentar - física/química/mecânica): impermeabilidade do tegumento / impedimento de expansão do embrião;


ID
3336085
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os objetivos do teste de tetrazólio são:

Alternativas
Comentários
  • ✔️ Gabarito: B

    O teste de tetrazólio é um teste bioquímico que tem como finalidade determinar rapidamente a viabilidade de sementes, principalmente daquelas que apresentam dormência, das espécies recalcitrantes e as que germinam lentamente ou não germinaram ao final do teste de germinação. Também pode ser usado para avaliar o vigor, determinar a viabilidade das sementes após tratamentos pré-germinativos, avaliar os danos por secagem, por insetos e por umidade bem como, para detectar danos mecânicos de colheita e/ou beneficiamento.

    Este teste baseia-se na coloração dos tecidos vivos da semente que reagem com o sal de tetrazólio. Há delimitação das áreas sadias e doentes e, assim, é possível distinguir os tecidos vivos dos mortos e estabelecer o nível de viabilidade da semente.

    https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/783114/4/ct83.pdf


ID
3447172
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sobre a sucessão florestal espécies de plantas inicias, também chamadas de pioneiras, é CORRETO afirmar que apresentam como característica.

Alternativas

ID
3449905
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Patos de Minas - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O predomínio de determinado mecanismo de dispersão em dado habitat sugere que pressões proporcionadas pelos agentes dispersores e pelas condições físicas do ambiente tenham atuado na seleção das espécies com determinadas estratégias de dispersão. Na vegetação tropical úmida, com a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica, a dispersão ocorre com maior frequência por meio biótico que por vetores abióticos. De maneira geral, pode‐se distinguir as plantas quanto às duas grandes estratégias biológicas: as estrategistas r e as estrategistas k. No caso de árvores e arbustos das florestas tropicais, as estrategistas r e k correspondem com frequência às plantas pioneiras e às tolerantes a sombras. São características das espécies pioneiras, EXCETO:

Alternativas

ID
3449908
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Patos de Minas - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Uma floresta é um mosaico de manchas em diferentes estádios de maturidade, cujo ciclo de crescimento inicia com uma clareira. Em muitas espécies, um dos principais fatores que regulam a estrutura da população é a chance de ocorrência de uma clareira sobre as plântulas, que permite o crescimento. Mesmo que ocorram aberturas no dossel, que permitam não mais de 40 minutos diários de insolação, podem estimular o crescimento de plântulas no solo da floresta. Em relação à Floresta Tropical Amazônica mencionam a existência de um banco de plântulas e mudas por longos períodos, à espera de um distúrbio que favoreça seu crescimento. Espécies tolerantes à sombra podem ser reconhecidas pelas seguintes características, EXCETO:

Alternativas

ID
3449911
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Patos de Minas - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

No decorrer do processo de colheita são planejados operações e materiais necessários, para que a mesma se processe de maneira rápida e eficiente, dentro do período de tempo disponível. Para se estabelecer o método de colheita mais conveniente, relaciona‐se os fatores que devem ser considerados tamanho e quantidade das unidades de dispersão e características dos frutos, da árvore, do talhão e do local de colheita. Sobre os métodos de colheita de sementes florestais, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3539698
Banca
IBADE
Órgão
IDAF-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Um empresário muito curioso consultou seu engenheiro florestal afim de elevar seu conhecimento sobre viveiro florestal. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma informação relacionada à viveiro florestal:

Alternativas

ID
3539725
Banca
IBADE
Órgão
IDAF-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Num ecossistema com remanescentes florestais bem preservados e com pouco efeito de borda, como grandes reservas da floresta amazônica, a cicatrização de clareiras deve ocorrer por meio de mecanismos de regeneração. Em relação aos mecanismos de regeneração, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A banca pede a incorreta, gabarito C)

    A questão fala de mecanismos de regeneração, a transposição do banco de sementes do solo é uma técnica de restauração florestal e o plantio de mudas espécies exóticas não pode ser também um mecanismo de regeneração já que estamos implantando as mudas na área, além de se tratarem de espécies exóticas. Na verdade, para melhor compreensão da questão, podemos observar que todas as alternativas, exceto a C), descrevem mecanismos de regeneração natural.


ID
3539752
Banca
IBADE
Órgão
IDAF-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O proprietário de um viveiro florestal pretendendo melhorar sua produtividade consulta um engenheiro florestal, a fim de resolver algumas dúvidas em relação ao seu conhecimento sobre sementes. Marque a alternativa correta relacionada às sementes:

Alternativas
Comentários
  • SEMENTES

    -Recalcitrantes são aquelas sementes que não podem ser desidratadas abaixo de um determinado grau de umidade, sem que ocorram danos fisiológicos, como por exemplo, as sementes de Araucaria angustifolia, que morrem ao serem desidratadas a valores inferiores a 37% (Tompsett, 1984).

    -Ortodoxas são sementes que podem ser desidratadas a níveis baixos de umidade (5 a 7% de umidade) e armazenadas em ambientes de baixas temperaturas, como por exemplo, sementes de Myracrodruon urundeuva – aroeira-verdadeira (Medeiros, 1996). Para sementes que apresentam comportamento ortodoxo quando armazenadas com grau de umidade entre 9 e 13%, mas quando desidratadas a 7% perdem significativamente a viabilidade, Dickie & Smith (1992) classificaram as sementes dessas espécies como sub-ortodoxas ou intermediárias.


ID
3543913
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2017
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Analise as seguintes assertivas sobre as medidas de manejo integrado de doenças na cultura do trigo:


I. A resistência genética de doenças causadas por parasitas biotróficos, causadores do oídio e ferrugens, não é durável, sendo “quebrada” pelo surgimento de novas raças dos patógenos.

II. A rotação de culturas tem papel fundamental na redução ou até eliminação do inóculo de manchas foliares do trigo e de fungos que causam podridões radiculares no trigo, presentes nos restos culturais.

III. O controle de manchas foliares na cultura do trigo deve ser realizado exclusivamente através de tratamento de sementes.

IV. O indicador do momento de aplicação de fungicidas na cultura no trigo é o limiar de dano econômico, que deve ser calculado para cada doença.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    As primeiras medidas para controle das manchas foliares são a produção de sementes indenes, seu tratamento com fungicidas e a rotação de culturas


ID
3543940
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2017
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Segundo a Instrução Normativa nº 4/2009, do Ministério do Meio Ambiente, consideram-se de uso indireto, não necessitando de autorização dos órgãos ambientais competentes, as seguintes atividades realizadas em área de Reserva Legal:


I. Implantação de trilhas para desenvolvimento de ecoturismo.

II. Implantação de aceiros para prevenção e combate a incêndios florestais.

III. Coleta de produtos não madeireiros para fins de manutenção da família e produção de mudas, como sementes, castanhas e frutos, desde que eventual e respeitada a legislação específica do acesso a recursos genéticos.

IV. Plantio de espécies nativas e exóticas produtoras de frutos, sementes, castanhas e outros produtos vegetais em áreas alteradas, plantados junto ou de modo misto.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
3543967
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2017
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Segundo a Instrução Normativa Nº 5/2009, do Ministério do Meio Ambiente, a recuperação de APP e RL ocorre mediante a condução da regeneração natural de espécies nativas. Sobre os requisitos e procedimentos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


(   ) Proteção, quando necessário, das espécies nativas mediante isolamento ou cercamento da área a ser recuperada, em casos especiais e tecnicamente justificados.

(   ) Adoção de medidas de controle e erradicação de espécies vegetais exóticas invasoras.

(   ) Adoção de medidas de controle da erosão, quando necessário.

(   ) Adoção de medidas para conservação e atração de animais nativos e domésticos, tais como dispersores de sementes.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3546358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

No Brasil, ocorreu grande expansão de forrageiras do gênero Brachiaria a partir das décadas de 70 e 80 do século passado, principalmente nas regiões de clima mais quente. Na atualidade, elas ocupam mais de 50% da área de pastagens cultivadas no Brasil tropical, sendo utilizadas nas fases de cria, recria e engorda dos animais. Julgue o item a seguir, quanto às características das espécies braquiárias mais difundidas, e que foram determinantes para a referida expansão.


As pastagens de braquiárias são de fácil estabelecimento devido, entre outras características, à boa produção e germinação das sementes e alta agressividade na competição com plantas invasoras.

Alternativas

ID
3551704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Com relação à tecnologia de produtos agropecuários, julgue os itens que se seguem.


A produção de alimentos, tanto agrícolas quanto pecuários, está diretamente vinculada à disponibilidade de terras agricultáveis. Assim, para conciliar a preservação ambiental com a demanda pelo aumento da produção de alimentos, deve-se, entre outras medidas, buscar soluções para a recuperação de áreas degradadas

Alternativas

ID
3552166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Com relação à tecnologia de produtos agropecuários, julgue os itens que se seguem.


A partir do momento em que é colhido até o momento de ser preparado ou consumido, o produto hortícola sofre uma série de efeitos mecânicos que lhe podem causar danos e comprometer sua qualidade.

Alternativas

ID
3555208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2005
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

No que se refere à mecanização agrícola, julgue o item abaixo.


A semeadora-adubadora de fluxo contínuo, também denominada semeadora para sementes miúdas, é uma máquina que deposita no solo sementes miúdas como arroz, trigo, centeio, forrageiras e outras espécies de gramíneas. Suas características incluem grande número de linhas de semeadura, proximidade entre as sementes, pequeno espaçamento entre linhas, baixa movimentação do solo e baixa profundidade de trabalho.

Alternativas

ID
3559336
Banca
FUNDATEC
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2016
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Segundo Bissani et al. (2008), o índice salino é a capacidade de o fertilizante ______________a pressão _______________ da solução do solo, sendo _______________ da 


solubilidade em água e de características dos íons.




Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas

ID
3560188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2006
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

As redes armazenadoras de grãos permitem a formação de estoques reguladores, evitando, assim, amplitude exagerada nos preços. Com referência à tecnologia de pós-colheita e ao armazenamento de grãos, julgue o item subseqüente.


Em regiões de clima subtropical, devido ao fenômeno de migração de umidade, a tendência é que haja, no inverno, aumento na umidade dos grãos armazenados na parte central e superior de silos graneleiros.

Alternativas

ID
3561103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2006
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

As redes armazenadoras de grãos permitem a formação de estoques reguladores, evitando, assim, amplitude exagerada nos preços. Com referência à tecnologia de pós-colheita e ao armazenamento de grãos, julgue o item subseqüente.


A umidade dos grãos refere-se à quantidade de água adsorvida à superfície sólida dos grãos e absorvida por forças capilares nos micro interstícios do material sólido dos grãos, mas não à água quimicamente presa à matéria seca dos grãos.

Alternativas

ID
3571366
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2015
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Um dos modelos de restauração florestal e a nucleação que tem a proposta de criar pequenos habitats (núcleos) dentro da área degradada de forma a induzir uma heterogeneidade ambiental, propiciando ambientes distintos no espaço e no tempo. A nucleação representa uma nova tendência que preza a integração da comunidade com a paisagem que a rodeia. A prioridade é refazer os processos da sucessão natural baseada numa visão sistêmica da paisagem. O sistema de nucleação que tem como função oferecer condições de pouso para a avifauna e atrair diversidade de espécies vegetais por meio de sementes se conhece pelo nome de:

Alternativas
Comentários
  • Poleiros artificiais são estruturas geralmente de baixo custo, as quais servem de ponto de pouso para aves. Ao utilizarem esses poleiros, as aves podem defecar e regurgitar sementes, gerando ambientes que podem atuar como núcleos de vegetação - baseando-se no incremento da chuva de sementes.

    Gabarito: Letra A.


ID
3571957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2005
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Em razão do advento de técnicas modernas de engenharia genética, que permitem a transferência de genes entre organismos geneticamente bastante distintos, inaugura-se uma nova era no setor de agronegócios. 

Com referência a esse assunto, julgue o item abaixo.

Uma estratégia para reduzir problemas relativos ao desenvolvimento de resistência de algumas espécies de lagartas ao milho — Bt é semear parte da lavoura com milho convencional (não-Bt).

Alternativas

ID
3592360
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Água Doce do Maranhão - MA
Ano
2016
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Em relação à dispersão das sementes, julgue os itens e assinale a alternativa correta: 


I. A dispersão das sementes pode dar-se pelo vento - anemocoria, quando se tratar de sementes pequenas e leves, como as de Jacarandá e as das espécies dos gêneros Grevilea e Tabebuia. Também as sementes que possuem estruturas aladas que auxiliam ou prolongam a distância de voo, como as espécies dos gêneros Casuarina, Cedrela, Pinus e Pterocarpus, são disseminadas pelo vento. 
II. A dispersão por animais – zoocoria, pode ser observada para as espécies palmito (Euterpe edulis), palmeiras, Inga e Araucária angustifolia. 
III. A água também funciona como agente dispersor para as espécies que margeiam os rios, como acontece com Genipa americana e Ingá spp, entre outras. Em terrenos com declive acentuado, os frutos grandes e pesados podem se deslocar por gravidade. Em terrenos de menor declividade, estes frutos caem próximos da árvore matriz, onde tendem a permanecer, facilitando assim sua colheita. 

Alternativas

ID
3616099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TERRACAP
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O conhecimento da auto-ecologia das espécies é extremamente importante para iniciar o processo de manejo de uma floresta nativa. Nesse sentido, é correto dividir as espécies florestais em dois grupos: as tolerantes e as intolerantes a sombra. A esse respeito, julgue o item que se segue.


As espécies tolerantes a sombra geralmente propagam-se exclusivamente por meio de estruturas vegetativas. As raras espécies que se propagam por meio de sementes botânicas apresentam maior grau de dormência nas sementes do que as espécies intolerantes a sombra.

Alternativas

ID
3618130
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Em sementes, a dormência imposta pelos envoltórios tem influência sobre os seguintes eventos em relação ao embrião:

Alternativas

ID
3632503
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Fortaleza dos Nogueiras - MA
Ano
2019
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Observe os itens a seguir sobre a importância do armazenamento das sementes.


I. O armazenamento é essencial para quem almeja um rápido estabelecimento da lavoura e o alcance do estande de plantas desejado. Quando essa etapa é feita seguindo todas as orientações, é possível atingir o máximo potencial produtivo, diminuindo o rendimento das sementes no campo.

II. O objetivo principal dos cuidados com a conservação das sementes é a manutenção da qualidade desses insumos durante todo o tempo em que ficarão armazenados. As técnicas desse processo ajudam a retardar a deterioração, trazendo longevidade até o plantio da safra seguinte.

III. O armazenamento das sementes é uma etapa muito importante, que se inicia nas instalações do sementeiro e se encerra no local onde será realizada a semeadura.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
3638347
Banca
FEPESE
Órgão
UFFS
Ano
2012
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Na propagação de plantas por sementes, a dormência pode apresentar algumas vantagens devido à inatividade das sementes.


Sendo assim, a dormência primária:

Alternativas
Comentários
  • A dormência primária é própria de uma semente madura, com tegumento permeável à água, sendo induzida pelo Acido Abscísico (ABA) durante a fase de maturação. A dormência primária não envolve apenas mecanismos fisiológicos (como os controlados pelo ABA), mas pode incluir sementes com dormência física e morfológica.

    Fonte: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/71375/2-s2.0-74949106738.pdf?sequence=1&isAllowed=y

    A meu ver, a banca errou ao afirmar que a dormência primária pode ser chamada de fisiológica. A questão deveria ter sido anulada.


ID
3639562
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Sabará - MG
Ano
2016
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

São vários os problemas ambientais que influenciam a variabilidade genética das florestas. A ocupação acelerada e desordenada coloca em risco e propicia a possibilidade de extinção de um grande número de espécies de florestas nativas. Na seleção de árvores matrizes para a colheita de sementes para fins comercias devem ser observados diversos fatores e características, EXCETO:

Alternativas

ID
3674434
Banca
FUNCAB
Órgão
SUDECO
Ano
2013
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Conforme Lei nº 10.711, de 5 de agosto de 2003, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas e dá outras providências, a produção de sementes da classe não certificada (a partir de sementes certificadas, básicas ou genéticas, condicionada à prévia inscrição dos campos de produção no Mapa e ao atendimento às normas e padrões estabelecidos no regulamento dessa Lei) com origem genética comprovada poderá ser feita por, no máximo:

Alternativas

ID
3675838
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2017
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Para a coleta de sementes de árvores nativas do Brasil, conforme a espécie, um determinado procedimento é adotado para obter melhor qualidade no objetivo final. O procedimento NÃO recomendado:

Alternativas

ID
3675940
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2017
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Em relação ao teste de pureza, executado em lotes de sementes de árvores, que visam determinar a composição de uma determinada amostra, os equipamentos utilizados para auxiliar nesse processo são estes, EXCETO:

Alternativas

ID
3683104
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sobre conceitos básicos de tecnologia de aplicação de agrotóxicos, é correto afirmar que: 
 

Alternativas

ID
3684664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2005
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Uma cultura de soja foi semeada em espaçamento normal — 45 cm entre as linhas de semeadura —, em 15 de novembro de 2004, na região do entorno de Brasília, visando à produção de sementes. As temperaturas mínimas, médias e máximas foram adequadas, mas as chuvas não foram bem distribuídas durante o ciclo dessa cultura, ocorrendo excesso na fase vegetativa, escassez na fase de enchimento de sementes e excesso, novamente, após o ponto de maturidade fisiológica e previamente à colheita da cultura. A incidência do percevejo Nezara viridula foi, em média, de cinco insetos adultos por batida de pano — de 1 m de comprimento — nas entrelinhas de soja. Ao final do ciclo da cultura, ocorreu incidência moderada do fungo causador da doença conhecida como ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi). Foi aplicado um herbicida dessecante em área total, quando a cultura entrou em fase de amarelecimento foliar, período em que havia uma infestação natural de plantas daninhas na área, incluindo plantas adultas de espécies de gramíneas perenizadas. A colheita foi realizada em 1.o de março de 2005, quando as sementes atingiram a umidade de 14% (em base úmida), utilizando-se uma máquina colhedora combinada automotriz. O teste-padrão de germinação, realizado em substrato de papel toalha, indicou uma germinação média de 65% nos lotes de sementes produzidos nessa área.

Acerca da situação hipotética descrita, julgue o item abaixo.

Apesar da infestação de plantas daninhas relatada, as condições climáticas descritas não eram muito propensas ao desenvolvimento dessas espécies, em razão da escassez de chuvas durante o período crítico de interferência das plantas daninhas na cultura.

Alternativas

ID
3685402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2005
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Uma cultura de soja foi semeada em espaçamento normal — 45 cm entre as linhas de semeadura —, em 15 de novembro de 2004, na região do entorno de Brasília, visando à produção de sementes. As temperaturas mínimas, médias e máximas foram adequadas, mas as chuvas não foram bem distribuídas durante o ciclo dessa cultura, ocorrendo excesso na fase vegetativa, escassez na fase de enchimento de sementes e excesso, novamente, após o ponto de maturidade fisiológica e previamente à colheita da cultura. A incidência do percevejo Nezara viridula foi, em média, de cinco insetos adultos por batida de pano — de 1 m de comprimento — nas entrelinhas de soja. Ao final do ciclo da cultura, ocorreu incidência moderada do fungo causador da doença conhecida como ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi). Foi aplicado um herbicida dessecante em área total, quando a cultura entrou em fase de amarelecimento foliar, período em que havia uma infestação natural de plantas daninhas na área, incluindo plantas adultas de espécies de gramíneas perenizadas. A colheita foi realizada em 1.o de março de 2005, quando as sementes atingiram a umidade de 14% (em base úmida), utilizando-se uma máquina colhedora combinada automotriz. O teste-padrão de germinação, realizado em substrato de papel toalha, indicou uma germinação média de 65% nos lotes de sementes produzidos nessa área.


Acerca da situação hipotética descrita, julgue o item abaixo.

Se o teste de germinação fosse conduzido em areia sob condições ambientais controladas ou, ainda, se em vez de terem sido submetidas a um teste de germinação as sementes tivessem sido submetidas a um teste de viabilidade em tetrazólio, seria normal obter como resultado uma percentagem maior de viabilidade das sementes em relação à observada — por exemplo, de 75% a 80%.

Alternativas

ID
3688192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A semente é um insumo básico, responsável direto pelo aumento da produtividade das lavouras. Com relação à importância da utilização e da obtenção de sementes, julgue os item subsequente.

O rendimento da planta versus o rendimento médio é um aspecto a ser considerado por ocasião da coleta de sementes de erva-mate. Em ervais homogêneos, a planta escolhida como produtora de sementes deve superar em 50% a produção média do erval; em ervais heterogêneos, a sua superioridade deve ser de 100% a 200% em relação à média da população.

Alternativas

ID
3688768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O arroz é um produto estratégico na alimentação do brasileiro. O volume da produção garante um cenário de autossuficiência no país, sendo o Rio Grande do Sul o maior produtor. Acerca dos aspectos gerais da cultura do arroz, julgue o item subsequente.

No cultivo de arroz irrigado, a pré-germinação consiste no aceleramento do processo natural de germinação das sementes, consitindo em hidratação ou embebição por, aproximadamente, um dia, e, em seguida, colocação das sementes ao abrigo da luz, em ambiente seco, por aproximadamente dois dias, quando então emitem o coleóptilo e a radícula, devendo ser semeadas rapidamente.

Alternativas

ID
3696307
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SDS-SC
Ano
2008
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A aplicação de fertilizantes visando à produção de mudas florestais, na maioria das vezes, é executada mediante a incorporação do adubo à terra, antes da operação de preenchimento das embalagens. Correlacione os nutrientes descritos abaixo com os sintomas de deficiência:


1. Nitrogênio.
2. Cobre.
3. Molibidênio.
4. Ferro.
5. Boro.

I. Folhas inicialmente verde-escuras localizadas em “ramos aquosos” vigorosos, tornando-se cloróticas; as folhas encurvam-se e as nervuras podem ficar muito salientes.

II. Folhas amareladas, inicialmente as mais velhas. Senescência precoce.

III. Clorose malhada geral, manchas amarelo-esverdeadas ou laranja brilhantes em folhas mais
velhas e depois, necrose.

IV. Clorose nas folhas novas, seguida de branqueamento e diminuição no crescimento.

V. Folhas pequenas, com clorose irregular ou sem clorose, de formas bizarras ou deformadas, mais grossas e quebradiças, com nervuras suberificadas e salientes; às vezes tons vermelhos ou roxos. Morte do meristema apical.

VI. Diminuição no tamanho dos internódios com a formação dos tufos terminais de folhas perenes ou plantas anãs. Folhas novas pequenas, estreitas e alongadas.

Marque a alternativa correta em relação às alterações provocadas por deficiência minerais:

Alternativas

ID
3700066
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Novo Progresso - PA
Ano
2012
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Para reflorestar uma área de 250 hectares utilizando-se uma determinada espécie cujo espaçamento entre árvores utilizado é de 3X3m, foram utilizadas sementes cujo índice de germinação é de 85%. 


Considerando-se uma perda de 10% de mudas entre o viveiro e o plantio, a quantidade de mudas a serem produzidas para o reflorestamento deverá ficar entre 

Alternativas
Comentários
  • 250 hectares = 2500000 metros quadrados

    3x3 9 m²

    2500000/9 = 277,777 + 27.7777 (10 %)

    =305 ,554 mudas

    letra d correta


ID
3704161
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2018
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O território brasileiro possui cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, onde se distribuem 6 biomas: Amazônia; Cerrado; Mata Atlântica; Caatinga; Pampa e Pantanal. O que caracteriza um bioma é o conjunto de ecossistemas com características semelhantes dispostos em uma mesma região e que historicamente foram influenciados pelos mesmos processos de formação. Entre os 6 biomas brasileiros, 2 estão na lista mundial de Hotspots. Por definição, é considerada como hotspot toda área com pelo menos 1.500 espécies endêmicas (que só existem naquela região) e que já perdeu mais de ¾ de sua vegetação original. Os biomas brasileiros na lista mundial de hotspost são

Alternativas

ID
3713320
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Barra Velha - SC
Ano
2018
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

As fases fenológicas das plantas estuda as principais mudanças que ocorrem na planta durante o seu desenvolvimento, o que é de extrema importância para o engenheiro agrônomo adquirir conhecimento sobre as culturas. Desta forma, relacione corretamente as fases fenológicas de desenvolvimento da planta.


I - Fase de Crescimento.

II - Fase de Clímax.

III - Fase de senescência.

(  ) Nesta fase a planta se encontra em equilíbrio, pois, a taxa de fotossíntese é igual a taxa de respiração mais fotorrespiração. Desta maneira, sua produtividade é igual a zero, não ocorrendo o aumento do peso seco da planta, esta fase se desenvolve geralmente desde a floração plena, até a maturação fisiológica das sementes.

(  ) Neste momento do desenvolvimento a planta apresenta a taxa de fotossíntese menor do que a taxa de respiração mais fotorrespiração, sendo sua produtividade menor que zero.

(  ) Esta etapa do desenvolvimento da planta se caracteriza quando a taxa fotossintética é maior que taxa respiratória, sendo assim, ocorre a assimilação, determinando o aumento do peso seco da planta. Esta fase geralmente ocorre nas plantas anuais desde a emergência até a floração.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA dos parênteses de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Fase de Crescimento: planta produz mais do que consome. A taxa fotossintética é maior que taxa respiratória, sendo assim, ocorre a assimilação, determinando o aumento do peso seco da planta.

    Fase de Clímax: Equilíbrio entre a taxa de fotossíntese e as taxa de respiração mais fotorrespiração. Desta maneira, sua produtividade é igual a zero, não ocorrendo o aumento do peso seco da planta.

    Fase de Senescência: A taxa de fotossíntese é menor do que a taxa de respiração mais fotorrespiração, sendo sua produtividade menor que zero (planta está morrendo).

    Gabarito: Letra A.


ID
3717541
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2018
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

As sementes de algumas espécies, quando colocadas em condições ambientais favoráveis, não germinam, por apresentarem dormência. As sementes desenvolvem a dormência como um mecanismo de sobrevivência, e sua superação está relacionada a fatores que ameaçam a espécie. Levando em consideração seus conhecimentos sobre dormência e tratamentos para sua superação, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Categorias de dormência:

    Dormência endógena (embrionária): ocorre devido ao embrião estar imaturo ou então devido a presença de algum mecanismo de inibição fisiológica (p.ex.: ABA);

    Dormência exógena (tegumentar): impermeabilidade do tegumento / impedimento de expansão do embrião;

    Esses dois tipos de dormência podem ocorrer de forma simultâneas ou sucessivamente nas sementes de uma mesma espécie (= dormência combinada).


ID
3883600
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de São Pedro do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O processo de dispersão de sementes é crucial para a reprodução das plantas, pois a semente deve chegar a um local propício para germinar, suficientemente longe da planta-mãe, a fim de evitar a competição com ela, bem como predadores de sementes e plântulas que ficam nas suas proximidades. A dispersão de sementes realizada pelo vento, por formigas e por morcegos é, respectivamente, denominada:

Alternativas