- ID
- 1686943
- Banca
- IF-RJ
- Órgão
- IF-RJ
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Jornalismo
- Assuntos
Assim, em Júlio César pode interessar ao diretor, na cena do discurso de Marco Antônio, fazer passar ao
máximo possível o significado das palavras pronunciadas pela personagem. Como esse discurso não é
propriamente banal, a mensagem singular transmitida pelo canal sonoro estará com elevada taxa de informação.
Nesse caso, a mensagem do canal visual deverá ter sua taxa diminuída: talvez fixar a câmara na personagem ou
proceder a poucos cortes, não realizar travellings, não colocar a personagem sobre um segundo plano demasiado
atraente etc. Do mesmo modo, dentro do próprio canal sonoro, a música eventual deverá aparecer em segundo ou
terceiro plano ou mesmo deverá ser eliminada, o mesmo acontecendo com os ruídos de cena. Findo o discurso,
para que a mensagem múltipla que é o filme não se torne monótona e, mesmo, para realçar o próprio discurso
anterior, pode-se aumentar a taxa de informação do canal visual enquanto se diminui a do sonoro, ou aumenta-se a
mensagem musical sobre a verbal.
NETTO, J. T. Coelho. Semiótica, Informação e Comunicação: diagrama da Teoria do signo. 6.ed. São Paulo: Perspectiva, 2003, p.160.
Com base nesse texto do autor, marque a alternativa correta.