SóProvas


ID
1687924
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
COHAB MINAS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando estudos da Fundação João Pinheiro sobre o déficit habitacional brasileiro em 2012, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Sob uma perspectiva sociológica, o problema da moradia revela o dinamismo e a complexidade de determinada realidade socioeconômica. Nesse sentido, as necessidades do habitat não se limitam exclusivamente a um objeto material. Dessa forma, as demandas habitacionais são diversas nos diferentes segmentos sociais.

( ) Somam-se aos desafios das áreas urbanas: transporte público de qualidade e necessidade de construção de habitações populares adequadas a preço acessível, de urbanização de favelas, de melhorias nas residências precárias, de ampliação dos serviços de infraestrutura – especialmente em áreas de forte adensamento – e de regularização fundiária de bairros populares, entre outros. 

( ) Em função da interdependência da moradia com outras esferas, nem sempre um simples incremento dos programas de habitação é a solução mais indicada para melhorar as condições habitacionais da população mais pobre. Esses programas podem ser inviabilizados caso não sejam integradas a eles outras políticas urbanas, como de transporte, energia elétrica, esgotamento sanitário e abastecimento de água.

( ) Como déficit habitacional entende-se a noção mais imediata e intuitiva de necessidade de construção de novas moradias para a solução de problemas sociais e específicos de habitação detectados em certo momento.

Assinale a sequência CORRETA.


Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar? em: () Em função da interdependência da moradia com outras esferas....

    Não teria que estar escrito dependência com outras esferas, já que uma moradia não funciona adequadamente se não houver os outros serviços citados?!

  • Juciele, em relação ao termo “Interdependência” citado na questão, ele não se opõe ao termo “Dependência”, pelo contrário, o termo é utilizado para expressar que um necessita do outro: Serviços necessitam de moradores como os moradores necessitam de serviços.

    Resumindo, Interdependência e Independência não significam o mesmo.