SóProvas


ID
1688473
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De Stettin, no Báltico, até Trieste, no Adriático, uma cortina de ferro foi baixada através do Continente Europeu. Atrás dela estão as capitais dos antigos Estados da Europa Central e Oriental. Varsóvia, Berlim, Praga, Viena, Budapeste, Belgrado, Bucareste e Sofia, todas essas famosas cidades e as populações à volta delas, estão na esfera soviética e sujeitas, de uma forma ou outra, não apenas à influência soviética, mas a um controle intenso e cada vez mais forte de Moscou.

(Discurso proferido pelo ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill, em 1946, nos Estados Unidos apud Adhemar Marques et alli. História do tempo presente. São Paulo: Contexto, 2007)

Muitos historiadores consideram esse discurso um dos marcos deflagradores da

Alternativas
Comentários
  • O que significa o termo cortina de ferro ?

  • João VIctor, significa o muro de Berlim, que foi colocado para separar a alemanha em duas partes, Alemanha oriental (de influencia sovietica) e alemanha ocidental (de influencia capitalista).

  • Cortina de Ferro foi uma expressão usada para designar a divisão da Europa em duas partes, a  e a  como áreas de influência político econômica distintas, no pós- Segunda Guerra Mundial, conhecido como .

    APMBB

  • Quando lemos o termo: cortina de ferro, conseguimos entender que foi uma forma de separação dos blocos capitalista e socialista, conseguimos compreender também, a construção do muro de Berlim inerente à GUERRA FRIA - contexto ideológico regido pelas potências daquela época - Estados Unidos e União Soviética.

    De fato, podemos marcar a ALTERNATIVA D sem sombra de dúvidas.