SóProvas


ID
1689205
Banca
IBFC
Órgão
Docas - PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

      Quindins Quando sentiu que ia morrer, o Dr. Ariosto pediu para falar a sós com a mulher, dona Quiléia (Quequé).

      - Senta aí, Quequé.

      Ela sentou na beira da cama. Protestou, chorosa, quando o marido disse que sabia que estava no fim. Mas o Dr. Ariosto a acalmou. Os dois sabiam que ele tinha pouco tempo de vida e era melhor que enfrentassem a situação sem drama. Precisava contar uma coisa à mulher. Para morrerem paz. Contou, então, que tinha outra família.

      - O quê, Ariosto?!

      Tinha. Pronto. Outra mulher, outros filhos, até outros netos. A dona Quiléia iria saber de qualquer maneira, pois ele incluíra a outra família no seu testamento. Mas tinha decidido contar ele mesmo. De viva, por assim dizer, voz. Para que não ficasse aquela mentira entre eles. E para que dona Quiléia fosse tolerante com a sua memória e com a outra. Promete, Quequé? Dona Quiléia chorava muito. Só pôde fazer “sim” com a cabeça. Aliviado, o Dr. Ariosto deixou a cabeça cair no travesseiro. Podia morrer em paz.

      Mas aconteceu o seguinte: não morreu. Teve uma melhora surpreendente, que os médicos não souberam explicar e que Dona Quiléia atribui à promessa que fizera a seu santo. Em poucas semanas, estava fora de cama. Ainda precisa de cuidados, é claro. Dona Quiléia tem que regular sua alimentação, dar remédio na hora certa... Ficam os dois sentados na sala, olhando a televisão, em silêncio. Um silêncio constrangido. O Dr. Ariosto arrependido de ter feito a confissão. A Dona Quiléia achando que não fica bem se aproveitar de uma revelação que o homem fez, afinal, no seu leito de morte. Simplesmente não tocam no assunto. No outro dia o Dr. Ariosto teve permissão do médico para sair, pela primeira vez, de casa. Arrumou-se. Pediu para chamarem um táxi.

      - Quer que eu vá com você? - perguntou a mulher.

      - Não precisa.

      - Você demora? - Não, não. Vou só...

      Não completou a frase. Ficaram mais alguns instantes na porta, em silêncio. Depois ele disse:

      - Bom. Tchau.

      - Tchau.

      Agora, tem uma coisa: Dona Quiléia não pagou a promessa ao santo. Ainda compra quindins escondido e os come sozinha. Aliás, deu para comer quindões. Grandes, enormes, translúcidos quindões.

                                                                                                               (Luis Fernando Veríssimo)

Em todas as opções abaixo, encontra-se destacado um exemplo de locução adverbial, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA "C"


    POIS, NA FRASE NÃO APARECE NENHUM VERBO PARA SER MODIFICADO.

    Locução adverbial é um conjunto de duas ou mais palavras que, juntas, atuam como um advérbio, alterando o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio. A maior parte das locuções adverbiais são iniciadas por uma preposição. Além da preposição, são normalmente formadas também por um substantivo, adjetivo ou advérbio.


    Exemplos:


    Preposição + substantivo = com certezaPreposição + adjetivo = em brevePreposição + advérbio = por ali

    Exemplos:

    Eles virão com certeza.Eles virão em breve.Eles virão por ali.Classificação das locuções adverbiais

    As locuções adverbiais podem ser classificadas em:

    Locução adverbial de lugar: à esquerda, à frente, ao lado, em cima, por perto,…Locução adverbial de tempo: pela manhã, de noite, à tarde, em breve, …Locução adverbial de modo: em silêncio, de cor, ao contrário, às pressas,…Locução adverbial de afirmação: por certo, com certeza, sem dúvida,…Locução adverbial de negação: de modo algum, de forma alguma,…Locução adverbial de intensidade: de muito, de pouco, de todo, em excesso,…Locução adverbial de dúvida: com certeza, quem sabe,…

  • O "segredo" para identificar advérbios, conjunções, preposições é saber o conceito de cada um. Advérbios são palavras invariáveis que imprimem uma circunstância sobre um verbo, adjetivo ou um advérbio, logo se não estiver relacionado a nenhum desses não será advérbio! :D

     

    Bons estudos!

  • a= loc adv de exclusão

    b= loc adv de lugar

    d= loc adv de modo

     

  • Bizu de concurseiro :adjunto adverbial =junto do verbo 

    Opção C não está junto do verbo ...bons estudos 

  • A) “o Dr. Ariosto pediu para falar a sós com a mulher” (1°§) -> L.Adverbial de MODO. (falar como?).

    B) “Ela sentou na beira da cama.” (3°§) -> L. Adverbial de LUGAR. (Sentou onde?).

    C) “Outra mulher, outros filhos, até outros netos.” (5°§)

    D) “Podia morrer em paz.” (5°St) -> L. Adverbial de MODO. (morrer como?).