Gabarito: letra D.
Comentário:
Revisando mais uma vez os conceitos de análise horizontal e vertical:
A análise vertical, também chamada de análise estática ou de estrutura, evidencia a composição do patrimônio da empresa em determinada data. Indica, portanto, os coeficientes de participação relativa de cada conta no conjunto das demonstrações financeiras. Já a análise horizontal relaciona cada conta de uma demonstração financeira com a sua equivalente de anos anteriores. É também chamada de análise de evolução ou dinâmica. É um processo de análise temporal, desenvolvido por meio de números-índices, e tem como objetivo principal tirar conclusões a respeito da evolução, ao longo dos exercícios sociais, dos elementos que formam as demonstrações financeiras e, consequentemente, estabelecer diagnósticos a respeito dessa evolução.
É fortemente recomendável que as análises horizontal e vertical sejam utilizadas de forma conjunta, uma vez que os resultados advindos exclusivamente de uma delas provavelmente não serão suficientes para se chegar a um diagnóstico consistente a respeito da situação de uma empresa, em determinada conta ou exercício social.
Além disso, é importante lembrar que as técnicas de análise não são independentes uma da outra, visto que:
a) em uma análise robusta provavelmente nos utilizaremos de todas elas;
b) em alguns casos necessitaremos de uma das técnicas para que seja possível a utilização da outra, ou seja, uma só funciona porque a outra existe; e
c) a quantidade de técnicas utilizadas dependerá da necessidade e expertise do analista.
Por fim, a análise horizontal permite, de fato, que se avalie a evolução nominal dos vários itens de cada demonstração contábil em intervalos sequenciais de tempo. Todavia, para apurarmos a evolução REAL dos indicadores, é de extrema importância que os valores para a análise horizontal estejam convertidos em uma mesma moeda, tendo em mente que a inflação existe SIM e que seus efeitos não devem ser desprezados. Só assim estaremos utilizando valores efetivamente comparáveis.
Com isso, concluímos que as assertivas 1 e 2 estão erradas, pois os conceitos estão invertidos; e as assertivas 3 e 4 estão corretas.