SóProvas


ID
1689727
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Sobre procedimentos contábeis previstos na legislação societária e nos Pronunciamentos Técnicos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A) De acordo com o CPC 28, as propriedades de investimentos são mantidas para obter rendas e/ou para valorização do capital, e por isso deve ser classificadas no subgrupo Investimentos, dentro do Ativo Não Circulante, são avaliadas pelo valor de custo (valor total - depreciação - impariment), e se puder fazer de forma confiável + sem custo ou esforço excessivo, poderá avaliá-la a valor justo

    B) As contas do patrimônio líquido representam os recursos investidos na entidade pelos proprietários
    As contas do passivo representam as obrigações para com terceiros.

    C) De acordo com o CPC 25, provisões são contas de natureza credora retificadoras do ativo ou do passivo

    D) CERTO: Art. 180.  As obrigações da companhia, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, serão classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exercício seguinte, e no passivo não circulante, se tiverem vencimento em prazo maior, observado o disposto no parágrafo único do art. 179 desta Lei

    E) Art. 178 § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados.
    Os passivos são classificados em ordem crescente de exigibilidade das obrigações.

    bons estudos

  • A cespe já considerou em suas prova que o PL é um obrigacao para com os sócios.

  • A classificação equivocada de que o Patrimônio Líquido não representa juridicamente uma obrigação se dá por uma interpretação igualmente equivocada, s.m.j, de uma teoria contábil defendida pelo italiano Giovanni Rossi (1845-1921), em sua “Teoria Matemática das Partidas Dobradas”, onde estabelece as equações: Ativo menos Passivo é igual ao Líquido Patrimonial (A – P = N). Para o doutrinador, o “N” representa o “Líquido Patrimonial”, e “Líquido Patrimonial” não era sinônimo de “Patrimônio Líquido”, e, sim, “Resultado do Período”. Isso porque, segundo ele também, quando o Ativo for maior do que o Passivo, o resultado será positivo (A > P = RP); e, quando o Passivo for maior do que o Ativo, o resultado será negativo (P > A = RN).

  • Trata-se de conceitos das contas patrimoniais.

    ⟹ Resolução: assinale a alternativa correta.

    A- Incorreta- Ao contrário da afirmação, segundo o CPC 28, "Propriedade para investimento é o imóvel (terreno ou edifício – ou parte de um edifício – ou ambos) mantido pelo proprietário (ou arrendatário) para obter rendas ou para valorização do capital ou para ambas, e não para uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, para finalidades administrativas ou para venda no curso ordinário do negócio.

    B- Incorreta- As contas do patrimônio líquido não representam obrigações exigíveis da entidade para com seus proprietários. As obrigações, em sentido estrito, representam contas do passivo.

    C- Incorreta- Segundo o CPC 25, não constam que as provisões são contas retificadoras do passivo circulante, pois possuem saldo credor.

    D- Correta- De acordo com a Lei 6.404/1976, art. 180, passivos circulantes representam obrigações da entidade cuja liquidação ocorrerá até o término do exercício social seguinte ao exercício corrente.

    E- Incorreta- Ao contrário da afirmativa, são as contas do passivo que devem ser classificadas em função do grau de liquidez decrescente.

    Gabarito: Letra D.