SóProvas


ID
1689877
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei 8.666/93 institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. De acordo com essa lei, é INEXIGÍVEL a licitação:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO - dispensável Art. 24. III

    b) ERRADO - dispensável Art. 24. V
    c) CORRETO - INEXIGÍVEL - Art. 25 (artista consagrado, fornecedor exclusivo, serviços especializados)
    d) ERRADO - dispensável Art. 24.IV
    e) ERRADO - dispensável Art. 24. X
  • Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

  • A questão exigiu conhecimento acerca da lei 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos).

    A- Incorreta. Trata-se de caso de licitação dispensável, conforme o art. 24, III da lei 8.666/93.

    B- Incorreta. Trata-se de caso de licitação dispensável, conforme o art. 24, V da lei 8.666/93.

    C- Correta. Dispõe o art. 25 da lei 8.666/93: “É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes”.

    D- Incorreta. Trata-se de caso de licitação dispensável, conforme o art. 24, IV da lei 8.666/93.

    E- Incorreta. Trata-se de caso de licitação dispensável, conforme o art. 24, X da lei 8.666/93.