-
O processo executivo da estaca tipo Franki tradicional consiste em cravar no terreno um tubo com a ponta fechada por uma "bucha" de brita e areia, socada com energia por um pilão de queda livre, que arrasta o tubo por atrito, obtendo-se ao final da cravação uma forma absolutamente estanque.
Base alargada
Ao atingir a profundidade estimada, o tubo é levantado ligeiramente e mantido imóvel pelos cabos do bate-estacas, expulsando-se a bucha através de golpes de pilão, tomando-se o cuidado de deixar no tubo uma certa quantidade de bucha para garantir a estanqueidade. Nesta fase, introduz-se concreto seco sob golpes de pilão formando no terreno a base alargada. Na execução da base alargada é necessário que os últimos 150 litros de concreto sejam introduzidos com uma energia mínima de 150tf x m para estacas com diâmetro inferior ou igual a 450mm e 500tf x m para estacas com diâmetro superior a 450 mm
Armadura
A Armadura é constituída de barras longitudinais e estribo espiral soldado, mesmo que assolicitações a que a estaca venha a ser submetida não indiquem a sua necessidade, usa-se uma armadura mínima de ordem construtiva.
Concretagem
Uma vez colocada a armadura, concreta-se o fuste da estaca apiloando-se concreto seco em pequenas quantidades ao mesmo tempo em que o tubo é retirado do terreno, mantendo-se uma altura de concreto dentro do tubo, suficiente para impedir a entrada de água e do solo.
Tubo com ponta aberta
Em situações especiais pode-se cravar numa primeira etapa o tubo com a ponta aberta (tubo cravado com tração dos cabos do bate-estacas) e o solo no interior do tubo é retirado com auxílio de uma piteira.
-
As estacas escavadas com hélice contínua foram introduzidas no Brasil na década de 90. É uma estaca de concreto moldada “in loco”, executada através da perfuração do terreno realizada por um equipamento composto por uma haste tubular envolta por um trado (instrumento de forma helicoidal com que se faz furos no solo). Na face inferior do equipamento (trado + haste tubular) existe uma tampa metálica que evita a entrada de terra ou água na haste tubular enquanto o trado perfura o solo. Esta tampa metálica é expulsa do equipamento assim que se inicia a concretagem.
-
A execução de fundações com tubulões é indicada especialmente para obras com cargas consideradas elevadas (acima de 3 mil kN), - como, por exemplo, pontes, viadutos e prédios de grande porte - para solos com presença de lençol freático e que apresentam riscos de desabamento.
Os tubulões são elementos de fundação profunda em concreto moldado in loco que transmitem as cargas estruturais para os solos de maior capacidade de suporte.
-
Mega é o nome popular para estacas cravadas à reação, também conhecidas como estacas prensadas. São Cravadas com o uso de macacos hidráulicos aferidosreagindo contra a estrutura acima, ou excepcionalmente contra reação implementada.
-
Tubulão e fundação DIRETA profunda??? explica ae Arnaldo! porque pra mim fundação direta é rasa.
-
Marvin Moncada,
O Tubulão é um tipo de fundação que gera muita dúvida. É, perante a norma NBR 6122/2010, considerado fundação profunda, pois atende as duas restrições relacionadas a esse tipo de fundação e diferentemente das estacas, sua forma de transmissão de cargas é através de sua base circular ou eliptica. Sendo assim, o tubulão enquadra-se no tipo de fundação profunda e "direta". As estacas, por exemplo, são fundações do tipo profunda e indireta, pois transmitem as cargas pela ponta e/ou por sua superficie lateral, devido ao atrito.
-
QUESTÃO POLÊMICA!!!
Levando em consideração a ABNT NBR 6122:96
ITEM 3.1 Fundação superficial (ou rasa ou direta)
Elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. Incluem-se neste tipo de fundação as sapatas, os blocos, os radier, as sapatas associadas, as vigas de fundação e as sapatas corridas.
Assistam ao vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_2895370425&feature=iv&src_vid=QJBTIsxS00k&v=_Pjg9DkAzJA
Porém na questão não possui nenhuma fundação superficial, tentando encontrar uma resposta adequada peguei o trecho do item 3.1 a seguir:
" Elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação"
e analisando o item que fala de tubulão:
3.10 Tubulão
Elemento de fundação profunda, cilíndrico, em que, pelo menos na sua etapa final, há descida de operário. Pode ser feito a céu aberto ou sob ar comprimido (pneumático) e ter ou não base alargada.
única forma de associar a resposta com a NBR
Assistam ao vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_2895370425&feature=iv&src_vid=QJBTIsxS00k&v=_Pjg9DkAzJA
-
ESTACA HÉLICE CONTÍNUA -> POUCA VIBRAÇÃO