SóProvas


ID
1690783
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma pessoa chega à unidade de emergência com queixas de mal estar súbito e referindo episódios de vômitos. Após ter passado pela triagem, permaneceu por mais alguns momentos na sala de espera da unidade. Após 30 minutos de espera, os episódios de vômito se tornaram incoercíveis. Imediatamente foi encaminhada ao atendimento e ao ser revisto o histórico coletado pelo enfermeiro na triagem, observou-se que o cliente apresenta doenças como hipertensão, diabetes e doença renal crônica. Foram coletados exames laboratoriais venosos e os resultados evidenciam hipocloremia, hipomagnessemia, hipopotassemia e hiponatremia. Além da bioquímica, foram observados os seguintes valores gasométricos: pH = 7,61; pO2 = 91 mmHg; pCO2 = 41 mmHg; HCO3- = 39,81 mEq/l; BE= + 18. Logo em seguida à coleta dos exames a enfermeira nota uma redução na profundidade e frequência respiratória. A partir desses resultados laboratoriais, o enfermeiro acompanha o paciente até a unidade de emergência relatando que o cliente apresenta um quadro de

Alternativas
Comentários
  • Considera-se os seguintes valores de referência:

    pH: 7,35 a 7,45

    HCO³-: 22 a 26 mEq/l (Alguns autores trazem 22 a 28 mEq/l) => Relaciona-se ao sistema metabólico

    PCO²: 35 a 45 mmHg => Relaciona-se ao Sistema Respiratório


    SITUAÇÃO ÁCIDO - BÁSICO           PH               HCO³-              PCO²

    _____________________________________________________________

    Acidose Metabólica                         Baixo             Baixo               Normal   

    _____________________________________________________________

    Alcalose Metabólica                       Elevado         Elevado            Normal

    _____________________________________________________________

    Acidose Respirtória                       Baixo              Normal            Elevado

    _____________________________________________________________

    Alcalose Respiratória                   Elevado          Normal             Baixo


    Observa-se na tabela acima que quando trata-se de um problema relacionado ao sistema metabólico, tem-se alteração no valor do HCO³- ( Bicarbonato) e o valor do PCO² (Concentração de Oxigênio) permanece inalterado, o inverso ocorre quando o problema está relacionado ao sistema respiratório, em que apresenta-se alteração no valor do PCO² e o HCO³- esta normal.

    No caso clínico acima, tem-se um pH elevado (7,61), um PCO² dentro dos padrões da normalidade (41 mmHg) e um HCO³- elevado (39,81 mEq/l), portanto apenas pela alteração do bicarbonato já é possível inferir-se tratar de um distúrbio metabólico. Ao compararmos com os valores contidos na tabela, conclui-se que o problema corresponde a uma Alcalose Metabólica, portanto letra C.


    Dica: para memorização fácil, considera- se o seguinte

    Os parâmetros ( Elevado/Baixo) de HCO³- são diretamente proporcionais ao do pH, já os parâmetros de PCO² são inversamente proporcionais ao do pH.

    Para fixar: https://www.youtube.com/watch?v=zjonhdz-KBA

  • Acidose e alcalose são modificações do pH sanguíneo decorrentes do aumento ou da diminuição da concentração sanguínea de íons H+. O pH normal do sangue oscila entre 7,34 e 7,44. Havendo aumento das concentrações de íons H+, o pH estará abaixo de 7,34, configurando a acidose. Se houver diminuição de íons H+, o pH ficará acima de 7,44, caracterizando a alcalose. Existem quatro alterações primárias do equilíbrio ácidobásico: - Acidose metabólica – quando diminuir o HCO3- ou quando a concentração de H+ aumentar. - Alcalose metabólica - quando o HCO3- estiver elevado ou quando ocorrer uma perda de H+. - Acidose respiratória – quando ocorrer aumento da pCO2. - Alcalose respiratória – quando a pCO2 for reduzida. A alcalose metabólica no paciente é, provavelmente, resultante de uma hipopotassemia secundária aos vômitos em conjunto com patologias de base (hipertensão, diabetes e doença renal crônica). A alcalose metabólica é o resultado de um processo que diminui a concentração de H+, tanto que o paciente apresenta um pH sanguíneo básico de 7,61, e aumenta a concentração de HCO3- que está no paciente em 39,81mEq/l, quando o valor de referência é de 22 a 26 mEq/l; a resposta fisiológica esperada é o aumento discreto da PaCO2, que no paciente ainda está dentro da normalidade. Portanto na alcalose metabólica há elevação da concentração de HCO3- que eleva PH sanguíneo. Além disso, o paciente apresentou uma redução na profundidade e frequência respiratória que é justamente um mecanismo compensatório do organismo em caso de alcalose respiratória. Resposta C Bibliografia Furoni RM, Pinto Neto SM, Giorgi RB, Guerra EMM. Distúrbios do equilíbrio ácido básico. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, v. 12, n. 1, p. 5 - 12, 2010. Carlotti APCP. Abordagem clínica dos distúrbios do equilíbrio ácido-base. Medicina (Ribeirão Preto) 2012;45(2): 244-62.
  • Se não me engano seria alcalóides descompensada