SóProvas


ID
1690882
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Bleger (1980) reduz a oito os momentos de aprendizagem, quando os integrantes de um grupo assumem determinadas condutas ou papéis. Um desses momentos refere-se a uma conduta que revela precipitação compulsiva ou agressiva sobre o objeto de conhecimento que é atacado ou ridicularizado. Essa conduta, nos grupos, refere-se ao momento tido como

Alternativas
Comentários
  • Estruturas de conduta (ou papéis assumidos):

    1º) Momento paranóide: o objeto do conhecimento é vivenciado como perigoso e é adotada uma atitude de desconfiança ou hostilidade ou, então, há uma reação direta com a ansiedade correspondente. 2º) Momento fóbico: o objeto do conhecimento é evitado, estabelecendo-se uma distância em relação a ele, fugindo-se ao contato ou aproximação. 3º) Momento contrafóbico: precipitação compulsiva ou agressiva sobre o objeto de conhecimento que é atacado ou ridicularizado. 4º) Momento obsessivo: tentativa de controle e imobilização do objeto de conhecimento e um controle da distância em relação a esse objeto por meio de um ritual, uma estereotipia do esquema referencial*, ou de perguntas que tendem a controlar. 5º) Momento confusional: a defesa (de qualquer uma das anteriores) fracassa e acontece a entrada numa situação de confusão entre o eu e o objeto com seus diferentes aspectos que não podem ser discriminados.6º) Momento esquizóide: organização relativamente estável da evitação fóbica; há uma estabilização da distância em relação ao objeto através do alheamento e volta para os objetos internos. 7º) Momento depressivo: os diferentes aspectos do objeto de conhecimento foram introjetados e procede-se (ou tenta proceder) à sua elaboração. 8º) Momento epileptóide: reação contra o objeto para destruí-lo. * Esquema referencial: conjunto de experiências, conhecimentos e afetos com os quais o indivíduo pensa e atua.BLEGER, J. Temas em Psicologia. **grifos meus.
  • Bom, eu não sabia a matéria, mas acertei a questão. Pensei assim: 

    Postura fóbica é de medo

    Postura contrafóbica é de ataque,agressividade contra algo tido como repulsa ou rículo, ou seja, o inverso do fóbico que se esquiva de algo.

    Não é um referencial teórico, mas ajuda a acertar questões das quais não sabemos.

  • karina caroba, muito bem pensado. Obrigado por dividir o raciocínio