SóProvas


ID
1690906
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Porter, em 1950, utilizou a técnica do aconselhamento não diretivo, adotando o centro de referência interno de indicação rogeriana, classificado em categoria de respostas. No exemplo, onde a orientanda diz: “Na verdade não sei o que fazer, se devo ou não continuar a ser professora do ensino superior. Não suporto mais esse trabalho que me põe tão nervosa... É verdade que tenho uma posição estável e um salário razoável. Mas é possível que o mais certo seja largar tudo e me dedicar àquilo de que mais gosto. Porém isso significaria começar da estaca zero."

O aconselhamento não diretivo, voltado para a adoção do centro de referência interno, isto é, na contínua tentativa de penetrar no mundo psíquico da orientanda, pode ser encaminhado com a seguinte resposta do orientador: “Sua indecisão é muito compreensível." Essa resposta utiliza que categoria de aconselhamento?  

Alternativas
Comentários
  • Acredito que essa resposta foi mais apoiadora do que interpretativa....

  • A banca se equivocou aí

  • ATENÇÃO: QUESTÃO QUE CABE RECURSO:

    "Conforme explicita Scheeffer (1976), as respostas do orientador não são por acaso, elas visam atingir um determinado objetivo, em que para isto, o profissional utiliza-se de diversas técnicas para isto. Destarte, menciona o autor Elias Porter, cujo qual elaborou uma classificação de categorias de respostas utilizadas pelos orientadores, como por exemplo, a avaliativa. Esta categoria engloba as respostas em que o orientador diz aquilo que o cliente deve ou pode fazer, uma vez que é feito um julgamento do que o orientando expressou. Outra categoria de resposta é a interpretativa, em que demonstra a intenção de se atribuir um significado ao que o orientando diz, respondendo a ele o que pode ou deve pensar. O apoio é a categoria na qual o orientador pretende reduzir a intensidade das experiências emocionais do cliente, respondendo a ele que não precisa ficar abatido com o problema que está passando. Há ainda a categoria inquisitiva, na qual a intenção do orientador é a de buscar mais informações ou mesmo de provocar discussão. Por fim, tem-se a categoria de resposta compreensiva que indica a intenção de demonstrar compreensão, em que o orientador percebe as vivências emocionais de seu cliente do mesmo modo que ele as experiencia."

    O certo é " compreensiva que indica a intenção de demonstrar compreensão, em que o orientador percebe as vivências emocionais de seu cliente do mesmo modo que ele as experiencia."

    Eu questiono, o que ele interpretou com a frase? E vou além. Também cabe o inquisitivo, pois, o ideal é dar a ele a oportunidade de pensar nessa decisão, ajudar ele a entender os pontos fracos e fortes dessa tomada de decisão.