Quanto à maneira como os caracteres são transmitidos, uma transmissão pode ser :
Assíncrona : É a transmissão feita caractere a caractere. Cada caractere é antecedido por um sinal de start e sucedido por um stop. É utilizado em comunicações a baixas velocidades.
Síncrona : É a transmissão feita por blocos de caracteres. São inseridos apenas caracteres de sincronismo para clada bloco. Permite maiores velocidades, sendo, portanto, voltado para o trato de informações mais volumosas. A transmissão é feita em um ritmo constante controlada por relógio, em nível de bit, permitindo ao receptor sincronizar dados recebidos bit a bit.
Por outro lado as transmissões de um terminal a uma máquina podem ser paralelas ou seriais.
No caso de transmissão paralela, usam-se N linhas para conduzir cada caractere de uma mensagem, sendo N o número de bits característico do código binário utilizado. Como o custo dessas linhas é elevado, esse tipo de transmissão só é empregada em curtas distâncias.
No caso de transmissão serial, os caracteres têm seus bits enfileirados e remetidos um a um, podendo ela ser síncrona o assíncrona.
Na transmissão serial síncrona as máquinas são sincronizadas por osciladores antes do início de transmissão de cada bloco, e a velocidade de transmissão é bem superior.
A transmissão serial assíncrona é mais barata, porém menos eficiente. Antes e após cada bit, há um sinal de start e um de stop. Tem a desvantagem, pois, de grande parte da transmissão não conter informação, além disso é mais vulnerável a distorções.
Portanto a alternativa correta é a letra D.
Fonte : Fernando Velloso, Informática - Conceitos básicos , 8º edição.