SóProvas


ID
1693123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que se refere aos modelos de avaliação de ativos e à estrutura de capital de uma empresa, julgue o item a seguir.

No modelo CAPM (capital asset pricing model), o coeficiente beta é utilizado para medir o risco sistemático, definido como o grau de suscetibilidade de um ativo às variações macroeconômicas que afetam o mercado de modo total.

Alternativas
Comentários
  • Complementando, o beta representa a sensibilidade dos retornos de um ativo em relação aos retornos do mercado.

     

  • O CAPM preocupa-se com os riscos que são influenciados pelo mercado. e que geram retorno, ou seja os riscos sistemáticos. Os riscos gerenciáveis chamados riscos não sistemáticos podem ser anulados com uma boa diversificação de investimentos.

  • O que é o CAPM?

    Capital Asset Pricing Model (CAPM), ou Modelo de Precificação de Ativos Financeiros, é um método que procura analisar a relação entre o risco e o retorno esperado de um investimento.

    Este modelo busca calcular um equilíbrio entre o risco e a rentabilidade e, com isso, atribuir uma precificação aos ativos com risco de uma carteira de investimentos.

    Além do investimento em ativos financeiros, o CAPM também permite identificar o valor de um projeto, como em um processo produtivo, por exemplo.

    Como é calculado o CAPM

    O cálculo do CAPM leva em consideração a parte dos riscos do investimento, com a parte livre de riscos, ou menos arriscada possível.

    A fórmula do CAPM é a seguinte:

    E(R) = Rf + β * (Rm - Rf)

    Sendo E(R) o retorno esperado que o modelo CAPM busca calcular, enquanto os outros componentes são:

    • Rf - taxa de juros livre de risco;
    • β - Índice Beta, que indica o risco associado ao investimento;
    • Rm - taxa de remuneração do mercado.

    Para a taxa livre de risco é considerada uma taxa de rendimento de um investimento sem risco, como a poupança ou do Tesouro (Selic). Este valor representa o mínimo a considerar para o retorno esperado.

    O modelo utiliza também a rentabilidade do mercado como um todo. É possível, neste caso, utilizar a rentabilidade do Índice Bovespa no período selecionado.

    O Beta é um índice que relaciona a direção que um investimento toma conforme variações no mercado, ou seja, o risco do investimento comparado a variações na Bovespa, por exemplo.

    Para calcular o Beta utilizamos a variação conjunta da rentabilidade do investimento com o mercado. Para isso utilizamos a covariância entre estes dois rendimentos, dividindo pela variância do mercado.

    O Beta utilizado no CAPM é positivo já que procura analisar investimentos que acompanham os riscos do mercado.

    Você pode saber mais sobre .

    Para uma taxa Selic, considerada como a livre de risco, de 6,5%, com uma taxa de remuneração do mercado de 12%, e um Beta de 1,2, temos:

    E(R) = 0,065 + 1,2 x (0,12 - 0,065) = 0,131

    Ou seja, o retorno esperado para o investimento deve ser de 13,1% dentro das condições estabelecidas.

    Fonte: https://www.dicionariofinanceiro.com/o-que-e-capm/