SóProvas


ID
1693126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito de tipos de títulos financeiros, precificação e gerência de carteiras de renda fixa, julgue o item que se segue.

Por meio do swap, é possível a troca de rentabilidades predefinidas entre as partes contratantes, de forma que o comprador do contrato fique, no parâmetro 1, em posição comprada e, no parâmetro 2, em posição vendida, devendo receber ou pagar a diferença do valor inicial corrigido pelas taxas acordadas.

Alternativas
Comentários
  • Em finanças, swap (em português, "permuta") é uma operação em que há troca de posições quanto ao risco e à rentabilidade, entre investidores. O contrato de troca pode ter como objeto moedas, commodities ou ativos financeiros.[1]

    As swaps mais comuns no mercado brasileiro são:[2]

    swap de taxa de juros: troca da taxa de juros prefixados por juros pós-fixados (conforme a variação dos CDIs, por exemplo, que é um ativo financeiro corrigido pela taxa diária de juros) ou o inverso, para quem quer evitar o risco de uma futura alta nos juros.

    swap cambial: troca de taxa de variação cambial (variação do preço do dólar americano) por taxa de juros pós-fixados.

    Também conhecida como hedge (cobertura de risco) cambial, a swap cambial é uma operação de câmbio em que há simultaneamente a compra e a venda de moedas. Os valores iniciais, ou seja, o tamanho do contrato, os indicadores e a data de vencimento são livremente pactuados entre as partes.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Swap