SóProvas


ID
1694122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos efeitos da reestruturação produtiva no território brasileiro, que ocorreu como consequência da revolução tecnocientífica informacional, a partir da segunda metade do século XX, julgue o próximo item.

A nova organização espacial da produção brasileira surgiu a partir da crise econômica dos anos 80 do século passado e da crescente concorrência internacional, as quais resultam em uma dispersão espacial da produção agropecuária e industrial, a partir da expansão da fronteira agrícola, da reestruturação de antigas regiões produtivas agrícolas e pela desconcentração da indústria paulista. 


Alternativas
Comentários
  • Embora o predomínio de indústrias permaneça na região sudeste, há, de fato, um processo de dispersão industrial incentivado pelo governo federal a partir da década de 80, com a progressiva implantação de pólos industriais nas regiões norte, nordeste e centro-oeste.

  • Hmmmm

    é daí que vem a SUDENE?

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: CERTO

  • Achei controversa essa questão ao dizer que a nova organização espacial da produção brasileira surgiu a partir da crise econômica dos anos 80, pois seria mais aceitável dizer que a nova organização foi fruto das políticas adotadas em 50 por JK e em 70 pelos milicos, pela revolução verde e a expansão capitalista no campo. Dizer que SURGIU é diferente de FOI COMPLEMENTADA, mas se a CESPE diz, eu obedeço, 

  • Concordo com o Calixto Gabriel

  • A atual organização da produção brasileira é fortemente influenciada pelos seguintes fatores:

    - Crescente concorrência internacional;

    - Dispersão espacial da produção agropecuária e industrial;

    - Expansão da fronteira agrícola e da reestruturação de antigas regiões produtivas agrícolas;

    - Desconcentração da indústria paulista.

    Resposta: Certo

  • Afirmação correta. Com o escoamento “forçado” dos produtos agrícolas, os espaços de produção foram fortemente impactados e sofreram com a crise financeira que atingiu, principalmente os produtores da região de São Paulo.