-
Realmente, as cidades médias são as que mais cresceram, mas nas regiões norte (agronegocio) e nordeste (industrias - devido a guerra fiscal entre estados).
-
O ERRO DA QUESTÃO ESTÁ NO FATO DE QUE A INDÚSTRIA BRASILEIRA HOJE É MUITA MAIS INTERIORIZADA DO QUE JÁ FOI HÁ ALGUMAS DÉCADAS, EMBORA O EIXO SÃO PAULO-MINAS-RIO AINDA SEJA DE LONGE O MAIS IMPORTANTE.
-
O problema aqui é que a expansão do agronegócio não se concentra no eixo RJ-SP-MG, mas no Centro Oeste e no MATOPIBA.
-
agronegocio ...hj concentração na regiao centro oeste.
-
agronegócio, poucos trabalhando, centro-oeste, poucas cidades muitos bois
-
Ida de indústrias para o Nordeste devido a guerra fiscal.
MAPITOBA expansão da fronteira agrícola.
Desenvolvimento geral da região centro-oeste.
-
No Brasil, nas últimas décadas, deu-se início a uma desconcentração espacial da indústria brasileira. Não há, portanto, uma “manutenção do parque industrial brasileiro na região Sudeste”.
A desconcentração industrial em nosso país tem feito com que o setor industrial passasse a atuar em regiões até então periféricas.
Resposta: Errado
-
Vamos julgar o item:
A manutenção do parque industrial brasileiro na região Sudeste e a expansão do agronegócio concentraram a maior parte das cidades médias (entre 100 e 500 mil habitantes) na região mais desenvolvida do país, no eixo Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
O parque industrial brasileiro é maior e mais robusto no Sudeste do país, porém NÃO se manteve nesta região. A política de redistribuição das atividades industriais pelo território do Brasil (através de incentivos fiscais, criação de superintendências, etc) aplicada pelo Governo Federal a partir da década de 1970 resultou no fenômeno da desconcentração industrial.
Por sua vez, de fato, a região mais desenvolvida do país, sobretudo o eixo Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, concentra a maior parte das cidades médias (entre 100 e 500 mil habitantes). Contudo, a "fuga das indústrias" para outras regiões do país aliada ao acelerado crescimento urbano nacional e a expansão do agronegócio favoreceu a descentralização destas.
Portanto, o item está ERRADO.
TECCONCURSOS
-
A questão erra ao apontar que houve uma manutenção do parque industrial brasileiro na região
Sudeste, o que não ocorreu, dado que com a descentralização industrial iniciada nas duas últimas
décadas do século XX, as indústrias passaram a migrar para regiões não-metropolitanas, em geral cidades médias que apresentavam bom desenvolvimento e melhor organização espacial e infraestrutura
GABARITO ERRADO