-
AXIOMA "QUANTO MAIS MELHOR" A CONDIÇÃO DO CONSUMIDOR
-
Segundo Gregory Mankiw, os
consumidores preferem consumir mais bens a menos bens; portanto se o estudo é um bem e o candidato não consegue mais consumir esse bem, ou seja, não consegue mais estudar, esse candidato está violando um axioma das preferências do consumidor.
-
Qual concurseiro que não viola esse axioma...
-
Axioma da Monotocidade/Preferências Monotônicas -----> Quanto mais melhor
-
GABARITO CORRETO.
O axioma violado é a da monotonicidade, já que no caso em tela nem sempre mais do bem é melhor do que menos.
-
Axioma é a mesma coisa que pressuposto, premissa ou postulado. Os axiomas (pressupostos, premissas, postulados) da teoria do consumidor são: integralidade, transitividade, monotonicidade e convexidade.
A premissa da monotonicidade nos diz que mais de um bem é melhor. Ou seja, ter 6 computadores é melhor do que ter 5.
Se o estudo for considerado um bem de acordo com a teoria do consumidor, então estudar seis horas deveria gerar uma utilidade ao candidato maior do estudar só cinco horas.
Se o candidato não consegue estudar uma sexta hora, então a utilidade marginal de obter esta sexta hora de estudo é nula. Isso significa que mais do bem estudo não é melhor e, portanto, e estaremos violando o axioma da monotonicidade.
-
Gabarito: Certo
Violação ao princiípio da Não-Saciedade.
Bons Estudos!
-
Violação ao princípio da monotonicidade (Mais é melhor), no caso estudar 6h é melhor que 5, 7 é melhor que 6, etc. Para o estudo a partir da 6h o tempo é nulo, o que quebra esse axioma.
-
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Galera do TEC
Um princípio das preferências do consumidor é o da monotonicidade, também conhecido princípio da não saciedade. Os consumidores nunca estão completamente satisfeitos, quanto maior o consumo de um bem, melhor.
Na situação apresentada, observa-se que a utilidade do estudo de 6 horas é igual ao de 5, ou seja, as horas adicionais ao total de 5 horas não aumentam a utilidade da cesta, o que viola o axioma da monotonicidade.
- ⇰ Não se fala em restrição, mas simplesmente que não se consegue estudar a sexta hora.
- ⇰ Pegue o exemplo de um copo d'água: chegará o momento em que não conseguirá consumir outro e, se o fizer, sua utilidade inclusive diminuirá.