SóProvas


ID
1694218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando a restrição orçamentária linear do consumidor no espaço de bens, em que a quantidade do bem x é representada no eixo das abscissas, e a do bem y, no eixo das ordenadas, julgue o próximo item.

Se os preços e a renda forem multiplicados pelo mesmo escalar positivo, então a utilidade do consumidor não será alterada.

Alternativas
Comentários
  • É O QUE CHAMAM DE TRANSFORMAÇÃO MONOTÔNICA EM MICROECO.

  • Segundo Gregory Mankiw, a utilidade é uma medida abstrata da satisfação ou felicidade que um consumidor obtém ao adquirir um conjunto de bens. Assim, quando o preço dobra, mas o salário dobra também, o consumidor continua podendo adquirir a mesma quantidade de produtos. Logo, sua utilidade, ou felicidade, não foi alterada.

  • Se trouxermos para um caso pratico, poderiamos usar como exemplo os sucessivos aumentos salariais do governo atual... Não ha aumento real do poder de compra dos trabalhadores e em muitos casos, até redução. Nesse caso, há um aumento nominal, visto que, os preços aumentam na mesma ou mais que os salários.

  • GABARITO CERTO

     

    m = ax + by

     

    Se eu dobrar a renda e o preço dos bens:

    2m = 2ax + 2by

    2m = 2(ax + by)

    2m/2 = ax + by

    m = ax + by

     

    Mudou nada!

  • Correto!

              Se tanto os preços como a renda forem multiplicados pelo mesmo número, então a renda real do consumidor, isto é, sua capacidade de consumo, não será alterada.

              Isso significa que não houve alteração na reta de restrição orçamentária.

              Ora: se as preferências são as mesmas e a restrição orçamentária não se alterou, então a utilidade do consumidor não será alterada.

              Faz todo sentido, né?

              Imagine que todos os preços da economia dobraram e também sua renda sobrou. Neste caso, nada muda.