SóProvas


ID
1694299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação ao modelo IS-LM e às políticas econômicas, julgue o item seguinte.

Os meios de pagamento, que podem ser definidos como o somatório do papel moeda em poder do público e os depósitos à vista realizados no sistema bancário, correspondem aos ativos de liquidez imediata em posse do setor não bancário, o qual pode utilizá-los a qualquer momento para liquidar dívidas em moeda nacional.

Alternativas
Comentários
  •  Sistema Monetário

    O sistema financeiro monetário ou simplesmente sistema financeiro bancário representa um segmento do mercado financeiro responsável pela geração de meios de pagamentos. Os meios de pagamentos consistem na totalidade dos haveres possuídos pelo setor não-bancário e que podem ser utilizados a qualquer momento para liquidar dividas em moeda nacional. Ou seja, é o total dos ativos de liquidez imediata do setor não bancário.

    Prof.º Fábio Lobo

  • Me confundi com o termo "posse" já que o depósito à vista é um ativo pertencente ao setor não bancário, mas está na posse da setor bancário.

  • Repare que a questão não especificou de qual meio de pagamento estamos falando (se do M1, M2, M3 ou M4). Quando isso acontece, assuma que a questão está falando exclusivamente do M1, ok?

    Bom, o M1 é formado pelo Papel Moeda em Poder do Público somado com os depósitos a vista. Assim:

    M1 = PMPP + DV

    O M1 é o agregado monetário com maior liquidez (possui liquidez imediata. Além disso, o M1 está em poder das pessoas e não em poder dos bancos. Ou seja, o M1 está em poder do setor não bancário.

    Resposta: C

  • (CESPE/2014/TJ-SE) Atualmente, os economistas definem a oferta de moeda (M1) como a soma da moeda em poder do público com os depósitos à vista nos bancos. (Gabarito: Certo)

  • Os meios de pagamento, que podem ser definidos como o somatório do papel moeda em poder do público (PMPP) e os depósitos à vista (DV) realizados no sistema bancário, correspondem aos ativos de liquidez imediata (M1 = PMPP + DV) em posse do setor não bancário, o qual pode utilizá-los a qualquer momento para liquidar dívidas em moeda nacional.

    GABARITO: CERTO

    Bons estudos!