SóProvas


ID
1694308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação ao modelo IS-LM e às políticas econômicas, julgue o item seguinte.

De acordo com a política fiscal keynesiana, os gastos do governo, financiados pela venda de títulos ao público, aumentam a taxa de juros, que, por sua vez, desestimula os gastos privados e substitui o consumo presente pelo consumo futuro.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro está em dizer que a política é keynesiana.  Se não houvesse isto a questão estaria (a meu ver) correta.  Fato é que Keynes advoga por política fiscal ativa financiada por impostos e não por operações de open market (venda de títulos).  Keynes não se preocupa tanto com o lado monetário (é crítico do monetarismo).

  • A política fiscal pode ser exercida por meio dos gastos ou dos tributos. A operação de open market é uma política monetária a qual altera a curva LM.
  • Para Keynes a taxa de juros não tem influência sobre o consumo e também não representa o consumo intertemporal

  • NO MODELO KEYNESIANO A TAXA DE JUROS É CONSTANTE !

  • Com a venda de títulos públicos e o aumento da taxa de juros, o correto não seria a substituição do consumo futuro pelo consumo presente?

  • O item estaria correto se dele fosse retirado o trecho "De acordo com a política fiscal keynesiana".

  • Errado!

    Se isso fizesse sentido na teoria keynesiana, nada do que vimos no modelo keynesiano faria sentido.

    Note que o aumento dos gastos do governo eleva a renda e esta maior renda faz os gastos privados (ao menos com o consumo) subirem via propensão marginal a consumir.

    Resposta: E

  • Gabarito: Errado

    Banco Central vende títulos= Política Monetária Contracionista/Restritiva

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre o modelo IS-LM.

    O modelo IS-LM é um modelo que analisa os impactos das políticas fiscal e monetária no produto e na taxa de juros da economia.

    Se o governo vender títulos públicos, ele vende os títulos e obtém o dinheiro, praticando uma política monetária restritiva. Neste caso, teremos um deslocamento da LM, para a esquerda e para cima, diminuindo a taxa de juros e a renda da economia.

    No entanto, o governo pode utilizar esse dinheiro obtido via emissão de títulos para realizar política fiscal. Ao gastar tal dinheiro, o governo aumenta os gastos públicos, praticando uma política fiscal expansionista. Tal política irá aumentar a taxa de juros e ESTIMULAR os gastos privados, fazendo com que as famílias comprem no presente e não no futuro.

    Um exemplo dessa situação ocorreu durante o ano de 2020, na pandemia do Coronavírus. O governo emitiu títulos públicos para obter dinheiro para pagar o auxílio emergencial. Com o dinheiro obtido, as famílias passaram a gastar imediatamente, o que elevou a demanda da economia e a inflação.

    Ou seja, a expansão fiscal ESTIMULA os gastos privados e incentiva o consumo presente. Essa expansão no consumo privado, junto com a expansão dos gastos do governo, é o que faz o produto da economia aumentar.

    A questão afirmou o contrário e, por isso, está errada.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Dois erros na assertiva:

    Primeiro: venda de títulos é a famosa operação de open market. Consiste em política monetária contracionista.

    Segunda: no modelo keynesiano simples de demanda agregada, o consumo depende da renda somente. O consumidor tem uma propensão marginal a consumir (c) da renda. A taxa de juros não impacta o consumo corrente. O consumo só depende dos juros no modelo de escolhas intertemporais de Irving Fisher.