SóProvas


ID
1694314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

A respeito do comércio exterior e dos fluxos internacionais, julgue o item a seguir.

Entre as intenções do mercado comum do sul (MERCOSUL) inclui-se a intenção de eliminar direitos aduaneiros e restrições não tarifárias à circulação de mercadorias entre os países membros.

Alternativas
Comentários
  • O Mercosul tem como objetivo maior constituir-se em um mercado comum do sul cuja as características são: livre circulação de mercadorias, adoção de políticas macroeconômicas integradas , livre circulação de fatores de produção e de pessoas.
  • Informe MERCOSUL numero 7 : 2000-2001

    Para os setores industriais, em que se localizam as vantagens comparativas europeias, a oferta cobre a totalidade do universo tarifário e prevê a eliminação total (ou quase) dos direitos aduaneiros em prazos predefinidos. Já para os setores agrícolas e agroindustriais, em que os produtos do MERCOSUL são mais competitivos, a proposta concentra-se na eliminação de direitos ad valorem, que constituem uma barreira secundária às exportações do MERCOSUL, quando comparada com outros mecanismos, como direitos específicos, preços de entrada, etc. ​​

  • O Mercosul é um processo de integração econômica regional que objetiva a construção de um Mercado Comum, e as suas metas básicas, que constam do artigo 1º do Tratado de Assunção, podem ser assim alinhadas:

    3.1 - eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias no comércio entre os países membros; 
    3.2 - adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC); 
    3.3 - coordenação de políticas macroeconômicas; 
    3.4 - livre comércio de serviços; 
    3.5 - livre circulação de mão-de-obra; e 
    3.6 - livre circulação de capitais.

    A partir do quarto ano de sua existência, ou seja, em 1994, o Mercosul alcançou a condição de União Aduaneira, pois criou uma Tarifa Externa Comum (TEC) após haver eliminado grande parte das tarifas e das restrições não-tarifárias de cerca de 80% dos bens comercializados entre os Estados Partes. 

  • O MERCOSUL tem como objetivo se tornar um mercado comum. Um mercado comum é a união aduaneira com políticas comuns de regulamentação de produtos e com liberdade de circulação de todos os três fatores de produção (pessoas, serviços e capitais). Em tese, a circulação de capital, trabalho, bens e serviços entre os membros deve ser tão livre como dentro do território de cada participante.

  • O MERCOSUL tem como objetivo se tornar um mercado comum. Um mercado comum é a união aduaneira com políticas comuns de regulamentação de produtos e com liberdade de circulação de todos os três fatores de produção (pessoas, serviços e capitais). Em tese, a circulação de capital, trabalho, bens e serviços entre os membros deve ser tão livre como dentro do território de cada participante.

  • Tentando imaginar algo que quer eliminar direitos , mas está difícil
  • Tratado de Assunção:

    "ARTIGO 1

           Os Estados Partes decidem constituir um Mercado Comum, que deverá esta estabelecido a 31 de dezembro de 1994, e que se denominará "Mercado Comum do Sul" (MERCOSUL).

           Este Mercado Comum implica:

           A livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países, através, entre outros, da eliminação dos direitos alfandegários e restrições não tarifárias à circulação de mercadorias e de qualquer outra medida de efeito equivalente;

           O estabelecimento de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial comum em relação a terceiros Estados ou agrupamentos de Estados e a coordenação de posições em foros econômico-comerciais regionais e internacionais;

           A coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os Estados Partes de comércio exterior, agrícola, industrial, fiscal, monetária, cambial e de capitais, de serviços, alfandegárias, de transporte e comunicações e outras que se acordem, a fim de assegurar condições adequadas de concorrência entre os Estados Partes, e

           O compromisso dos Estados Partes de harmonizar suas legislações, nas áreas pertinentes, para lograr o fortalecimento do processo de integração."