SóProvas


ID
1694347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da política fiscal e da monetária, julgue o item subsequente.

O Banco Central empresta dinheiro aos bancos comerciais por determinado prazo e taxa de juros. Quando o prazo é reduzido, a taxa de juros do empréstimo aumenta, e a taxa de juros da economia também aumenta, o que causa diminuição da liquidez.

Alternativas
Comentários
  • Em qualquer empréstimo que se faça, quanto menor o prazo para pagamento, menores são as taxas de juros.

  • Aumento da taxa de redesconto é uma política monetária restritiva, que aumenta a tx de juros da economia.

    • Assistência Financeira de liquidez: o Banco Central empresta dinheiro aos bancos comerciais, sob determinado prazo e taxa de pagamento. Quando esse prazo é reduzido e a taxa de juros do empréstimo é aumentada, a taxa de juros da própria economia aumenta, causando uma diminuição na liquidez.

    • http://www.economiabr.net/economia/4_politica_monetaria.html

  • O examinador copiou e colou a questão do site (http://www.economiabr.net/economia/4_politica_monetaria.html) e fez adaptações que comprometeram a validade da afirmação. Discordo do gabarito. Nenhum dos mecanismos de controle da oferta de moeda utilizado pelos Bacens modernos (redesconto, assistencia financeira de liquidez e open marketing) contempla reduções de prazos de empréstimos associados a aumento de taxas de juros. Além disso, a redução de prazo com aumento de juros vai contra a qualquer regra teorica sobre prazos e juros. Portanto, questão errada. 

  • Desloca a curva LM para cima e para esquerda.
  • Queridos, a banca realmente COPIOU esse trecho desse site que os colegas informaram. Mas, vejam só: no site ele diz que DIMINUIRÁ prazo e AUMENTARÁ a taxa de juros, nã sendo isso uma relação de causa e consequencia mas sim duas medidas independents do BACEN para promover uma política monetária e restritiva para, então, aumentar a taxa de juros da economia e diminuir a liquidez.

     

    A questão colocou como sendo o aumento dos juros uma consequencia da reduçãod o prazo, o que está errado. Acredito que a questão foi mal redigida, deveria ter sido anulada.

  • Acredito que a questão esteja mal redigida, e o que o examinador quis dizer foi o seguinte:

    A redução do prazo dos empréstimos do BACEN aos bancos fará com que a liquidez diminua e assim aumentem as taxas de juros de empréstimos às pessoas.

  • Realmente de acordo com tabela do BCB a taxa de redesconto aumenta quando o prazo é menor:

    Segue os valores praticados em um determinado momento:

    Prazo de 1 dia: Selic + 6% a.a. 

    Entre 2 e 15 dias: Selic + 4% a.a. 

    Entre 16 e 90 dias: Selic + 2% a.a. 

  • Questão um pouco “maldosa”, mas correta.

    Se estamos falando de empréstimo do BC aos bancos comerciais, então estamos tratando do redesconto. Quando o Banco Central empresta via redesconto, ele estabelece uma taxa de juros desse empréstimo e também o prazo que os bancos comerciais vão ter que pagar esse dinheiro.

    Se os bancos comerciais tem que pagar o empréstimo com BC em 10 anos e depois o BC reduz esse prazo para 8 anos, isso significa que os bancos comerciais vão ter que pagar mais juros ao BC. Ou seja, o custo do empréstimo ficou mais caro.

    Quando há o encarecimento das operações de redesconto, isso contrai a liquidez da economia porque os bancos passam a agir de forma mais cautelosa, retendo dinheiro, para não terem de recorrer a tais empréstimos.

    Resposta: C

  • Comentário do Prof. Jetro Coutinho:

    Questão um pouco “maldosa”, mas correta. Dado um empréstimo com determinado montante a pagar, uma redução do prazo de pagamento significa um aumento da taxa de juros efetiva.

    Se estamos falando de empréstimo do BC aos bancos comerciais, então estamos tratando do redesconto. E sabemos que o encarecimento das operações de redesconto contrai a liquidez da economia porque os bancos passam a agir de forma mais cautelosa para não terem de recorrer a tais empréstimos.

    Resposta: C

    Adendo: (não sei se está correto, mas é minha interpretação)

    Entendo que esta parte da assertiva "quando o prazo é reduzido, a taxa de juros do empréstimo aumenta" foi raciocinada a partir da Matemática Financeira:

    M = C x (1 + i) ^ n -> para um M constante, se n diminuir, necessariamente o i tem de aumentar.

    Ex.:

    Montante de 121 reais.

    121 = 100 x (1 + 0,1) ^ 2 -> prazo de 2 meses e juros de 10%, por ex.

    121 = 100 x (1 + 0,21) ^ 1 -> prazo de 1 mês e juros de 20%, por ex. -> para o montante ficar contaste, ao diminuir o prazo foi preciso elevar a taxa de juros.

  • Existe uma relaçao matemática, mas nao de causa e efeito entre as variáveis tempo e taxa. Ambas sao variáveis independentes.

    No caso dos bancos, o critério, ao realizar empréstimos ao setor nao bancário, é feito com base na avaliaçao de risco: quanto maior o horizonte, maior a incerteza, maior o risco de inadimplencia. Assim, maior a taxa arbitrada. Geralmente a taxa também é personalizada por segmento da economia, score do tomador etc.

    Já no caso do Bacen, o racionício é a da instrumentalizaçao da política monetária, por meio das taxas de redesconto. Emprestar por menos tempo e a uma taxa maior a fim de interferir na oferta de moeda no curto prazo. Os bancos precisam aumentar o spread, aumentando preço do dinheiro, dimuindo a liquidez.