SóProvas


ID
1694527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativo a aspectos contábeis.


A depreciação de aluguel de um imóvel de propriedade da União, ainda que a posse seja passada ao locatário e gere benefícios futuros para este, deverá ser registrada como despesa do órgão locador.

Alternativas
Comentários
  • Depreciação de aluguel? Nunca vi. Alguem pode explicar?

  • Termos loucos e sem sentido do CESPE, Viviane Machado... o esquema da questão é saber sobre a depreciação do bem imobilizado, no caso o imóvel alugado.

  • Ou essa questao foi transcrita com erro pra o QCONCURSOS ou foi muita forcacao de barra da CESPE, na boa. Depreciacao de aluguel de imovel? Isso nao existe.

  • Cara, que loucura desse examinador!

  • A União reconhece uma receita de aluguel em contrapartida de uma despesa de depreciação pelo uso.
  • O que o CESPE quis com essa questão?

    Quis dizer que: o fato de alugar um imóvel não repassa a depreciação para o locatário, pois continua com a propriedade.Logo, a União usará o imóvel como investimento, a fim de auferir renda.

    Essa situação é totalmente diferente do arrendamento mercantil financeiro, haja vista que poderá alugar diversas vezes. Com isso, não fere o princípio da essência sobre a forma.

    Confesso que errei a questão por falta de atenção.kkkkkkk

     

  • As legislações tributária e societária definem que os imóveis (edificações) devem ser depreciados em 25 anos (método linear), utilizando-se, portanto, uma taxa anual de 4% (quatro por cento). 

    É importante observar que os imóveis de uma construtora ou ainda de uma imobiliária, que estiverem disponíveis para venda, são considerados estoque e, por essa razão, não devem ser depreciados.

    FONTE: https://www.classecontabil.com.br/depreciacao-de-imoveis/

  • Mas o conceito de depreciação não seria "A perda do valor de um ativo IMOBILIZADO", ou seja, para ser um imobilizado o bem deveria estar em uso pela empresa

    Questão estranha essa.

  • Eu creio que depreciação de aluguel seja um prédio que foi construído exclusivamente para aluguel sofrer com a depreciação da suas condições. Exemplo bem claro disso são galpões que são construídos com a finalidade única de ser alugado para empresas de grande porte e indústrias.

    Logo, dessa forma, se eu tinha um galpão que em um determinado ano era alugado por R$ 20.000,00 a mensalidade, e após 3 anos o telhado do galpão está em sua grande parte comprometido e com isso o funcionamento do imovel é afetado pra quem vai alugar tal imóvel pelo fato de que qualquer chuva molha todo o prédio. Se caso alguém queira alugar tal galpão é de responsabilidade do locatário tal depreciação? lógico que não! é do locador, ou ele conserta tal telhado e possa cobrar o aluguel justo anteriormente cobrado, ou terá que cobrar um aluguel mais barato para que tal defeito seja consertado pelo locatário. Por isso, podemos falar que houve a depreciação do aluguel.

  • Não seria a depreciação do imóvel??

    Que texto macabro!

  • esse filtro dessa questão está errado. Deveria estar em contabilidade pública, conforme o próprio vídeo do professor.

  • Interpretei mal, é isso mesmo. Locador arca com a depreciação, via de regra.

    Se o imóvel estiver p/ alugar, ai não deprecia.