SóProvas


ID
1694665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação às normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item subsequente.

Os elementos de descrição, destinados à informação sobre a origem e a custódia da unidade de descrição, estão reunidos na área de contextualização.


Alternativas
Comentários
  • Área de contextualização 

    Nome(s) dos produtor(es) 

    Objetivo: Identificar o(s) produtor(es) da unidade de descrição. 

    Regra(s): Registre a(s) forma(s) normalizada(s) do(s) nome(s) da(s) entidade(s) produtora(s) da unidade de descrição.             Este elemento de descrição é obrigatório.

     A indicação do nome do produtor corresponde à afirmação do princípio da proveniência, devendo apresentar-se em consonância com outros elementos de descrição utilizados, como Data, História administrativa ou biografia e Âmbito e conteúdo, por exemplo.

  • 2 Área de contextualização
      2.1 Nome(s) do(s) produtor(es)
      2.2 História administrativa/Biografia
      2.3 História arquivística
      2.4 Procedência

     

    História arquivística
    Objetivo: Oferecer informações referenciais sistematizadas sobre a história da produção e acumulação da unidade de descrição, bem como sobre a sua custódia.

    Gab: certo

  • Essa questão é tensa porque o enunciado diz "Com relação às normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item subsequente."

     

    normas nacionais e internacionais inclui: NOBRADE, ISAD (G), ISAAR (CPF), ISDIAH e ISDF. 

     

    Se a questão estiver falando da NOBRADE, ISAD (G) a área correta para incluir referências sobe a história da produçãço e acumulação da unidade de descrição é realmente a "área de contextualização". Entretando, nas outras normas, essas informações ficariam em outras áreas. 

     

  • Tanto na ISAD (G) quanto na NOBRADE, que são normas de descrição de documentos (sendo aquela internacional e esta, nacional), os elementos de descrição relativos à origem e custódia dos documentos constam como itens de descrição na área de contextualização. São esses itens: nome(s) do(s) produtor(es), História administrativa/Biografia, História arquivística, e Procedência. Ou seja, todos esses itens remetem para como (origem) e quem (custódia, responsável) produziu os documentos.

    Gabarito do professor: Certo