SóProvas


ID
1694698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da gestão de documentos, julgue o próximo item.

As dificuldades de implantação do programa de gestão de documentos estão relacionadas ao papel histórico dos arquivos nacionais. Essas instituições eram reconhecidas por uma atuação mais passiva de custódia dos documentos.


Alternativas
Comentários
  • No tocante ao recolhimento dos documentos produzidos pela administração pública, a atuação dos arquivos públicos têm-se caracterizado, de maneira geral, pela passividade

  • Pessoal, só para comparar os dois jeitos de cobrar a mesma coisa, olhem a questão do STJ para o cargo de arquivista: 


    "Um fator inibidor da implementação de programas de gestão de documentos pela administração pública foi o papel histórico dos arquivos nacionais, que privilegiavam os documentos de caráter histórico permanente." CERTO


    Vamos fazer um comparativo com essa questão:


    "As dificuldades de implantação do programa de gestão de documentos estão relacionadas ao papel histórico dos arquivos nacionais. Essas instituições eram reconhecidas por uma atuação mais passiva de custódia dos documentos."


    A primeira parte está dizendo a mesma coisa, correto? Agora, na segunda questão, o que seria essa "atuação mais passiva de custódia de documentos"? Ao meu ver, essa afirmação está dizendo, em outras palavras, o que a segunda parte da primeira questão disse. Atuação passiva em relação à custódia é justamente essa vontade/iniciativa/atividade/função/procedimento de guardar tudo o que é permanente.


    Se alguém discordar, por favor, me avisem. ;) 

  • CERTA

    Quais seriam os fatores inibidores que comprometeriam a adoção das funções de gestão de documentos pelas instituições arquivísticas? 
    - limitações de ordem legal; 
    - escala e complexidade dos governos nacionais, impossibilitando que o único organismo exerça funções executivas em todo este campo; 
    - tradições administrativas que impedem uma reorganização radical dos sistemas vigentes; 
    - o papel histórico dos arquivos nacionais, cuja gênese identifica-se com uma atuação mais passiva de custódia dos documentos de valor permanente para a pesquisa retrospectiva. 

  • Historicamente os arquivos públicos são reconhecidos, infelizmente, como apenas "depósitos de papéis velhos". Esse fato impede que as políticas documentais estejam entre as prioridades governamentais, fazendo muitas vezes, com que os governantes vejam a questão dos arquivos públicos apenas como um peso morto na gestão do Estado.

    Recentes fatos que espelham esta cultura, por parte do governo e da sociedade, são a transferência de vinculação do Arquivo Nacional para para o Ministério da Justiça (antes era vinculado diretamente à Casa Civil da Presidência da República), considerado pelos profissionais como um retrocesso; ou a aprovação do projeto de lei que permite a destruição do documento físico que já foi digitalizado.

    Portanto o item está correto.
  • gabarito: certo

     

    mais informações:

     

    https://arquivoememoria.files.wordpress.com/2009/05/o-conceito-e-pratica-gestao-documentos.pdf

     

  • Historicamente os arquivos públicos são reconhecidos, infelizmente, como apenas "depósitos de papéis velhos". Esse fato impede que as políticas documentais estejam entre as prioridades governamentais, fazendo muitas vezes, com que os governantes vejam a questão dos arquivos públicos apenas como um peso morto na gestão do Estado.

    Recentes fatos que espelham esta cultura, por parte do governo e da sociedade, são a transferência de vinculação do Arquivo Nacional para para o Ministério da Justiça (antes era vinculado diretamente à Casa Civil da Presidência da República), considerado pelos profissionais como um retrocesso; ou a aprovação do projeto de lei que permite a destruição do documento físico que já foi digitalizado.

    Portanto o item está correto.

     

    Por: Mayko Gomes