-
1.1
Configuração e Administração do Plano de Classificação no SIGAD
Os
requisitos desta seção referem-se às funcionalidades do sistema para apoiar a configuração
do plano de classificação dentro do SIGAD, ou seja, como desenhar um plano de
classificação em um SIGAD.
1.1.1
Um SIGAD tem que incluir e ser
compatível com o plano de classificação do órgão ou entidade.
ERRADA
-
É altamente desejável (AD) que um SIGAD inclua o plano de classificação dos órgãos ou entidades e seja compatível com o plano.
Esse tipo de questão de SIGAD e requisitos necessita de um pouco de leitura, um pouco de lógica e uma sistematização adequada do e-arq (que é enorme). Eu fiz isso e costumo ficar mais tranquila quando aparece esse tipo de questão. Se alguém tiver algum questionamento sobre esse processo, estou à disposição para ajudar.
-
A inclusão do plano de classificação é requisito obrigatório. Está lá no item 1.1.1 do e-arq Brasil, como o colega já disse.
Apesar dessa definição bem acertada, a questão do plano de classificação é citada diversas vezes durante o e-arq Brasil. Vou colocar alguns trechos que podem ajudar na questão:
Pág 11
Um SIGAD inclui operações como: captura de documentos, aplicação do plano de classificação, controle de versões, controle sobre os prazos de guarda e destinação, armazenamento seguro e procedimentos que garantam o acesso e a preservação a médio e longo prazo de documentos arquivísticos digitais e não digitais confiáveis e autênticos.
Pág 11
Requisitos arquivísticos que caracterizam um SIGAD:
gestão dos documentos a partir do plano de classificação para manter a relação orgânica entre os documentos;
Pág 39
A organização dos documentos arquivísticos é feita com base num plano ou código de classificação. Tal instrumento constitui-se no núcleo central de qualquer SIGAD.
Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf
-
Resolução: esse é o requisito 1.1.1, que diz que "Um SIGAD tem que incluir e ser compatível com o plano de classificação do órgão ou entidade".
Se tem que, é obrigatório e não facultativo (pode).
Resposta: errada
-
Questão esquisita, acertei mas achei muito estranha!