SóProvas


ID
1694986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Existem diversos tipos de solo, os quais apresentam composições bastante diferentes. Ao se realizar uma investigação prévia do solo, evitam-se imprevistos, principalmente os relacionados a custos. Acerca dessas informações, julgue o item subsequente, considerando as técnicas de sondagens e de fundações.

Na execução de sondagem por trado, em perfurações acima de 1 m de profundidade, devem ser colhidas amostras do solo por meio do amostrador-padrão.


Alternativas
Comentários
  • A cada metro de perfuração, a partir de 1 m de profundidade, devem ser colhidas amostras dos solos por meio do amostrador-padrão, com execução de SPT.

  • Na verdade, quando da fase preliminar da execução da sondagem SPT, utiliza-se o trado concha até a profundidade de 1,00m, coletando-se, ATÉ essa profundidade, para posterior exame, uma parte representativa do solo colhido durante a perfuração.

  • Não é utilizado amostrador padrão na sondagem a trado.

     

  • Na Sondagem a Trado, não utiliza-se o amostrador padrão para coleta de amostras do solo. O amostrador padrão é utilizado na Sondagem do tipo SPT, após o primeiro metro escavado com o auxílio de trado concha (TC).

    Gabarito: errada.

  • errado!

    O amostrador-padrão é do SPT e não do trado
     

  • Como assim, Samuel Silva?

    Norma NBR 6484:

    6.3.2 A cada metro de perfuração, a partir de 1 m de profundidade, devem ser colhidas amostras dos solos por meio do
    amostrador-padrão, com execução de SPT

    Pela norma, colhem-se amostras de solo sim com o amostrador-padrão.

  • obrigado Randolpho :)

  • O ensaio SPT consiste na cravação de um amostrador padrão no solo, através da queda livre de um peso de 65 kg (martelo), caindo de uma altura determinada (75 cm). Já a sondagem a trado não utiliza amostrador padrão.


  • Na execução de sondagem por trado (INCORRETO) , em perfurações acima de 1 m de profundidade, devem ser colhidas amostras do solo por meio do amostrador-padrão.  (NBR 9603)

    O CERTO SERIA....

    Na execução de sondagem DE SIMPLES RECONHECIMENTO COM SPT , em perfurações acima de 1 m de profundidade, devem ser colhidas amostras do solo por meio do amostrador-padrão. (NBR 6484)

  • Na sondagem feita totalmente com trado helicoidal as amostras amolgadas devem ser colocadas em lonas (DNER-PRO 003/94). Na sondagem SPT o trado é utilizado somente no primeiro metro, e a partir dele inicia-se o SPT propriamente dito com instalações de hastes e amostrador-padrão.

  • Na execução de sondagem à percussão do tipo SPT em perfurações acima de 1 m de profundidade, devem ser colhidas amostras do solo por meio do amostrador-padrão. Não se usa amostrador-padrão em sondagem a trado.

  • Entendedores entenderão: Questão está desatualizada!

    5.2.2.1 A sondagem deve ser iniciada com emprego do trado-concha ou cavadeira manual até

    a profundidade de 1 m, seguindo-se a instalação, até essa profundidade, do primeiro segmento

    do tubo de revestimento dotado de sapata cortante.

    5.2.3.2 A cada metro de perfuração, a partir de 1 m de profundidade, devem ser colhidas amostras

    dos solos por meio do amostrador-padrão, com execução de SPT.

    NOTA Esta Norma permite que haja alteração em 5.2.2.1 e/ou 5.2.3.2, em projetos específicos, desde

    que documento técnico seja fornecido pelo contratante do trabalho especificando a nova condição.