SóProvas


ID
1695706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O processo de levantamento de programação e controle é uma etapa de fundamental importância para o alcance da eficiência e efetividade na execução das obras públicas. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla BDI, sempre que utilizada, refere-se a benefício e despesas indiretas.

A composição de custo unitário de um serviço é elaborada com base em porcentagens de insumos, no consumo horário da produtividade da mão de obra e nos equipamentos utilizados na sua execução. Seus preços e coeficientes são coletados no SINAPI, SICRO e mercado.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Decreto n 7983 de abril de 2013: Art.: 2 II - Composição de custo unitário - detalhamento de custo unitário de serviço que expresse a descrição, quantidades, produtividades e custos unitários dos materiais, mão de obra e equipamentos mecessários à execução de uma unidade de medida;
  • Vi dois erros:

    A composição de custo unitário de um serviço é elaborada com base em porcentagens de insumos, (Acredito está errado o termo porcentagens de insumos. O correto, ao meu ver, seriam índices de consumo).

    no consumo horário da produtividade da mão de obra e nos equipamentos utilizados na sua execução. Seus preços e coeficientes são coletados no SINAPI, SICRO e mercado.(Para montar uma composição não basta ir a qualquer lugar do mercado. Precisa ser publicação técnica especializada).

    Gabarito: Errado.

  • Não há problema em ir ao mercado em última instância, conforme:

    Em caso de inviabilidade da definição dos custos conforme o disposto nos arts. 3º, 4º e 5º, a estimativa de custo global poderá ser apurada por meio da utilização de dados contidos em tabela de referência formalmente aprovada por órgãos ou entidades da administração pública federal em publicações técnicas especializadas, em sistema específico instituído para o setor ou em pesquisa de mercado, em último caso, junto a fornecedores.

    O erro da questão se refere a "porcentagens" mesmo, que deveriam ser "índices".

  • Complementando:

    DECRETO N° 7.983 / 2013

    1) Custo global de referência de obras e serviços de engenharia = a partir de composições dos custos unitários menores ou iguais à mediana de seus correspondentes nos custos unitários de referência Sinapi (mantido pela Caixa Econômica Federal) 

    2) Custo global de referência dos serviços e obras de infraestrutura de transportes = a partir das composições dos custos unitários menores ou iguais aos seus correspondentes nos custos unitários de referência do Sicro (mantido e divulgado pelo DNIT)

    Art. 6 Em caso de inviabilidade da definição dos custos conforme o disposto nos arts. 3, 4 e 5, a estimativa de custo global poderá ser apurada por meio da utilização de dados contidos em tabela de referência formalmente aprovada por órgãos ou entidades da administração pública federal em publicações técnicas especializadas, em sistema específico instituído para o setor ou em pesquisa de mercado.