SóProvas


ID
1695844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de projeto, orçamento e cronograma de reformas, julgue o próximo item.

O transporte de material, que não é considerado insumo nem custo direto, integra o percentual BDI, ou seja, os benefícios e as despesas indiretas de obras públicas.

Alternativas
Comentários
  • O transporte é parte exclusiva dos custos diretos. Seja incluso no custo dos insumos como frete ou mobilização e desmobilização.
  • O índice BDI na  – do Inglês Budget Difference Income ou Benefícios e Despesas Indiretas em Português  – é um elemento orçamentário que ajuda o profissional responsável pelos orçamentos da Construção Civil a compor o preço de venda adequado levando em conta os custos indiretos (os não relacionados a materiais, mão-de-obra, etc).

  • Pessoal! Pra quem tem dúvidas quanto ao custo direto e indireto! Passei a me basear pelo TCU, pq na hora de um possível recurso tenho em que me respaldar!

    Segundo TCU:

    No que tange aos tributos, é importante que somente sejam incluídos aqueles pertinentes, não devendo constar do cálculo os de natureza direta e personalística, que oneram pessoalmente o contratado e que, por essa razão, não devem ser repassados à contratante, conforme entendimento do TCU.

    Além disso, despesas relativas à administração local de obras, mobilização e desmobilização e instalação e manutenção do canteiro, pelo fato de poderem ser quantificadas e discriminadas pela simples contabilização de seus componentes, devem constar da planilha orçamentária da obra como custo direto