SóProvas


ID
169588
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No caso de amostras biológicas antigas, que têm pouca quantidade de material genético ou que contêm material genético muito degradado, o conjunto de marcadores moleculares com maior chance de obtenção de resultados em estudos de identificação individual é o de

Alternativas
Comentários
  • No contexto da análise forense, o interesse pelo DNA mitocondrial surgiu por vários motivos: primeiro esse DNA também contém regiões polimórficas que permitem sua individualização; segundo, os descendentes recebem esse DNA apenas da mãe, o que permite traçar a linhagem materna de uma pessoa; e terceiro, esse DNA é mais resistente à degradação que o DNA nuclear. Assim, em grandes desastres (incêndios, explosões, queda de avião, etc.), quando é mais difícil identificar os corpos, analisa-se o DNA mitocondrial. Este é extraído dos restos mortais e a seqüência de interesse é comparada com seqüências obtidas de irmãos ou ascendentes maternos. 

    Fonte: 
    http://www.brasilescola.com/biologia/sintese-fragmentos-dna.htm

    Bons Estudos!
  • Gabarito está errado, pois no enunciado ele pede identificação INDIVIDUAL e mtDNA não dá pra fazer isso, só da pra saber a linhagem matrilinea..

  • Quem marcou letra C errou.

    mtDNA não tem poder de individualização.

  • " O DNA mitocondrial possui papel fundamental no contexto da análise forense e apresenta importantes vantagens quando comparado ao DNA nuclear por vários motivos: possui regiões polimórficas únicas que permitem sua individualização; os descendentes recebem esse DNA apenas da mãe, o que permite traçar a linhagem materna de uma pessoa; e é mais resistente à degradação que o DNA nuclear, além de estar presente em várias cópias por célula."

    Fonte: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/9040/1/21336028.pdf