SóProvas


ID
169591
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Atualmente, diversos produtos importantes para o tratamento de doenças do homem, como por exemplo, a insulina, são chamados de recombinantes porque são produzidos a partir de bactérias que receberam o gene humano e o expressam in vitro. Para se introduzir um plasmídeo geneticamente modificado (recombinante) em uma bactéria receptora é comumente utilizado o procedimento de

Alternativas
Comentários
  • Na natureza, os plasmídeos são geralmente transferidos entre micro-organismos de parentescos próximos por contato célula-célula, como na conjugação. Ma engenharia genética, um plasmídeo deve ser inserido em uma célula por TRANSFORMAÇÃO, um processo durante o qual as células podem captar DNA do ambiente circundante. Muitos tipos celulares, incluindo E. coli, de leveduras e de mamíferos, não são transformados naturalmente; entretanto, tratamentos químicos simples podem tornar esses tipos celulares competentes, ou seja, capazes de capturar DNA exógeno.

    TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, C.L. Microbiologia. Ed. Artmed, 8 edição, 2005.

  • "O plasmídeo bacteriano possui a capacidade de inserir um fragmento de DNA externo ao seu próprio genoma. Essa técnica consiste na formação de DNA recombinante. A partir do DNA recombinante, os plasmídeos são usados para multiplicar ou expressar genes de interesse."