SóProvas


ID
1695925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando a teoria clássica do consumidor e a classificação dos bens na economia, julgue o item subsequente.

Um bem é de Giffen se a demanda variar diretamente com o preço do bem.

Alternativas
Comentários
  • Em economia, um Bem de Giffen é um bem inferior, ao qual grande parte da renda é destinado, e para o qual um aumento do preço faz aumentar a sua quantidade demandada. Este comportamento é diferente dos da maioria dos produtos, que são mais consumidos (ou comprados) à medida que seu preço cai.

  • Exceção à lei da demanda: existe um tipo de bem que não obedece à lei da demanda: é o bem de Giffen. Ele é a única exceção para a lei da demanda. Para este bem, aumentos de preço geram aumentos de quantidade demandada e reduções de preço geram redução de quantidade demandada. Então veja que as variáveis preço e quantidade demandada caminham no mesmo sentido, indicando que a curva de demanda do bem de Giffen terá inclinação positiva, direta, ascendente ou crescente. O paradoxo de Giffen é uma situação muito difícil de ser verificada na prática. Como exemplo deste tipo de bem, temos os bens de baixo valor, mas que possuem elevada importância no consumo do indivíduo. Por exemplo, suponha uma situação em que temos uma família pobre diante da ocorrência de um aumento no preço do pão. Como a renda da família é bastante baixa, o aumento do preço do pão fará com que sobre menos renda para o consumo de outros bens, de forma que a família optará por aumentar o consumo de pães. Neste caso singular, ocorre o paradoxo de Giffen e o pão será um bem de Giffen, pois o aumento de preços provocou aumento das quantidades demandadas.

  • Geralmente a demanda do bem varia inversamente com o seu preço. Preço aumentou, demanda caiu. Preço caiu, demanda aumentou. Já no caso do bem de Giffen, que representa uma exceção à Lei da Demanda,  a demanda varia diretamente com seu preço. Preço subiu, demanda também subiu.

  • Certo.

  • Gab. E

    Bens substitutos - ~ - > Elasticidades cruzadas serão positivas

    • Exemplo:

    Um aumento no preço da margarina, tornando a manteiga relativamente mais barata que ela, resulta em um aumento na demanda por manteiga. (A curva de demanda da manteiga se deslocará para a direita, de tal forma que o preço aumentará).

    Bens complementares - ~ - > Elasticidades cruzadas serão negativas

    • Exemplo:

    Gasolina e óleo para motores são um exemplo. Se o preço da gasolina sobe, a quantidade de gasolina demandada cai, e os motoristas utilizarão menos o carro. Como as pessoas estão dirigindo menos, a demanda por óleo para motores também cai. (A curva toda da demanda por óleo para motores se desloca para a esquerda.) Dessa maneira, a elasticidade preço cruzada da demanda de óleo para motores em relação à gasolina é negativa.

    OBS:

    1. Elasticidade preço cruzada da demanda - Porcentagem de variação da quantidade demandada de uma mercadoria que resultará no aumento de 1% no preço de outra.
    2. Elasticidade renda da demanda - Porcentagem de variação na quantidade demandada que resulta de um aumento de 1% na renda do consumidor.

    Fonte: MICROECONOMIA. Robert Pindyck. Daniel Rubinfeld. 8ª Edição.