SóProvas


ID
1697767
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Para a licitação das obras e serviços de um Posto de Saúde Municipal, respeitando os preceitos da Lei n. 8666 de 21/06/1993, que institui normas para licitação e contratos da Administração Pública, é necessário haver:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Art. 7 § 2o As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

    II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

    III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

    IV - o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso

    bons estudos

  •  a) ERRADO. projeto básico aprovado pelos interessados em participar do processo licitatório. 

    Quem aprova são as autoridades competentes. Os interessados apenas examinam o projeto já aprovado.

     b) CERTO. orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários. 

     c) ERRADO. previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obras ou serviços a serem executados até o exercício financeiro subsequente ao seu desenvolvimento

    A serem executado no exercício financeiro corrente.

     d) ERRADO. cronograma físico indicando as etapas principais do desenvolvimento das obras e serviços. 

    Para acompanhamento e fiscalização de qualquer obra de forma eficaz é preciso existir um cronograma físico de todas as etapas, inclusive para o ressarcimento de prejuízos ao contratado (Art. 79, § 5º). Entretanto, não há exigência expressa no art. 7º.

     e) ERRADO. especificação técnica, que inclua bens e serviços sem similaridade ou marcas, características e especificações exclusivas em qualquer caso

    Em regra é vedada a realização de licitação que inclua bens e serviços sem similaridade ou de marcas, características e especificações exclusivas. Estaria correto se ele dissesse que só é possível nos casos em que for tecnicamente justificável e não em qualquer caso.

  • A) projeto básico aprovado pelos interessados em participar do processo licitatório.

    Não são os interessados que aprovam o projeto básico e sim as autoridades competentes. Eles apenas examinam o projeto já aprovado.

    B) orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários.

    Correto.Para que a licitação de uma obra de um posto de saúde municipal é necessário haver o detalhamento do orçamento em planilhas em termos de custos unitários.

    C) previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obras ou serviços a serem executados até o exercício financeiro subsequente ao seu desenvolvimento.

    A previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obras ou serviços são executados no exercício financeiro corrente.

    D) cronograma físico indicando as etapas principais do desenvolvimento das obras e serviços.

    O cronograma físico deve indicar todas as etapas do desenvolvimento das obras e serviços e não apenas as principais.

    E) especificação técnica, que inclua bens e serviços sem similaridade ou marcas, características e especificações exclusivas em qualquer caso.

    Somente em casos tecnicamente justificável.


  • Quando ler obras e serviços imediatamente associe às obras e serviços DE ENGENHARIA, uma vez que prestação de serviço não precisa de projeto básico, nem de planilha, e pode levar a uma interpretação errada.

    Na questão foi dito na alternativa C : "serem executados até o exercício financeiro subsequente ao seu desenvolvimento."

    Esse negócio de exercício financeiro subsequente é sobre orçamento...Art. 165. da constituição- A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

    E também tem referência ao PPA - que tem vigência de quatro anos, iniciando-se no segundo exercício financeiro do mandato do chefe do executivo e terminando no primeiro exercício financeiro do mandato subsequente.

    Não tem nada a ver com 8.666.