SóProvas


ID
1698877
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Capitão Fernandes “pagou” uma missão para a Sargento Haline. Sargento Haline sabia que a missão era importante, porém era uma missão nova, não sabia se suas habilidades, o conhecimento que detinha e o tempo dado eram suficientes para a execução de tal tarefa. Sabendo-se que a conclusão do trabalho dependia do seu aceite e que Capitão Fernandes, um líder por natureza, merecia sua dedicação, Sargento Haline aceitou a missão. No dia e hora marcados, Sargento Haline, ao entregar o trabalho pronto ao Capitão Fernandes, disse o seguinte: “Capitão, aqui está o trabalho que o Sr. me pediu, não está perfeito, no entanto, levando em consideração a situação e todas as suas variáveis, foi o máximo que pude fazer, estou satisfeita e espero que o resultado agrade o senhor também”.
Considerando os fatos apresentados, complete a frase: A resposta da Sargento Haline à nova realidade imposta por seu chefe é típica da visão do homem ___________ estudada na __________________.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Teoria Comportamental, Homem Administrativo.



    Homem administrativo

    Para abastecer o processo decisório, a organização precisa coletar e processar uma enorme variedade de informações para permitir a escolha de alternativas, em situações que nunca revelam todas as opções disponíveis, nem os possíveis resultados dessas alternativas. A capacidade da organização de coletar e processar tais informações para proporcionar às pessoas que decidem, no tempo hábil, as bases para que possam ser bem-sucedidas na escolha é limitada. Assim, o tomador de decisão não tem condição de analisar todas as situações nem de procurar todas as alternativas possíveis. Muito menos de buscar a melhor alternativa ou a alternativa mais adequada entre todas. Assim, o comportamento administrativo não é otimizante nem procura a melhor maneira, mas satisfaciente, pois procura a maneira satisfatória entre aquelas que conseguiu comparar.


    Cada pessoa é um indivíduo que se contenta (um "satisficer"): para sua satisfação não precisa do máximo absoluto, mas sim do suficiente para se contentar dentro das possibilidades da situação. O termo "satisficer" foi introduzido por Simon para significar que o homem considera suas satisfações contentando-se com o que está ao seu alcance, mesmo que seja um mínimo, mas que na situação ou no momento, representa para ele o máximo. Com isso, atenua-se o conceito do "homem econômico", cujas aspirações são objetivas e materiais, procurando sempre a maximização absoluta ou a melhor maneira de fazer algo.


    Introdução a Teoria Geral da Administração - IDALBERTO CHIAVENATO
    Capítulo "Teoria Comportamental da Administração"