SóProvas


ID
169894
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com a literatura, mais importante do que novas iniciativas de natureza legislativa, a promoção da ética no serviço público brasileiro requer medidas de cunho prático e ações efetivas - tanto de prevenção quanto de repressão. O trabalho de prevenção pressupõe todas as medidas a seguir, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa E é a correta, pois a criação de canais de denúncia, facilitando a célere identificação e punição das transgressões, reduzindo a convicção da impunidade. É uma medida de Repressão e o enunciado pede por Prevenção.

  • Esta questão foi copiada do texto “O aprimoramento da conduta ética no serviço público federal”, de João Geraldo Piquet Carneiro

    Esta alternativa traz um instrumento de repressão, já que as denúncias são feitas depois que o ilícito aconteceu.



     

     
  • Essa questão foi, com todo respeito, ridícula.

    Principalmente se for analisar pelo comentário da colega, ao afirmar que "a denúncia é acontecimento posterior"... 2 comentários sobre isso:

    1o.) a alternativa "E" não fala traz o ato da Denúncia e sim o da CRIAÇÃO (subentende-se a priori) de Canal de Denúncia (ou seja, ja quebrando a linha de raciocinio da resposta da questao)

    2o.) ok, se eu for entender como o comentário da colega... eu posso concluir que:

    -> Denúncia -- ato a posteriori -- repressão -> Alternativa Correta!! EEEE =)
    mas espere...
    -> alternativa "D" -- "Correção" -- Opa! Correção é A Posteriori, claro... -- repressão -> Alternativa Correta?? Não!!!

    Então.. foi uma questão força-barra... pois, tomando a linha de pensamento do meu 1o. comentário, o elaborador da questao defenderia: "Ei rapaz... eu disse 'O Estabelecimento de Regras para a CORREÇÃO' e não a correção em si"

    Ok, são 0h50 da manha... ficou meio confuso o comentário.. mas ainda defendo que "A Criação" desse canal pra denúncias pode (aliás, faria todo sentido) ser criado a priori, logo, PREVENINDO.

    Abs,

    SH.
  • Concordo com o colega acima, pois a questão ta mesmo um pouco confusa, mas acho que está correto mesmo, pois
    CRIAÇÃO de canais de denúncia é a priori mesmo, mas com a finalidade de REPREENDER -> REPRESSÃO como pede o enunciado
    Estabelecer regras é ato de PREVENÇÃO, como as outras alternativas, EXCETO a alternativa E

    Espero ter ajudado!
  • Questão mal feita: Auditoria, em regra, se realiza  a posteriori. Assim, seria  também uma forma de REPRESSÃO.  É escolher a  "MENOS PIOR".
  • O que deve ser verificado nesta questão nao é o momento de adoção de determinada conduta: se anterior ou posterior à ocorrência do fato, mas, sim, a finalidade da medida.

    Em relação à alternativa "d", que gerou mais dúvida, o estabelecimento de regras tem a finalidade de prevenir a ocorrência de condutas aéticas. Estabelecendo-se regras busca-se coibir tal ocorrência.

    Já em relação à alternativa "e", não obstante a criação do canal de denúncias ser anterior à ocorrência do fato, a finalidade dessa medida é identificar aqueles que já cometeram determinada conduta e repreendê-los, o que demonstra o caráter repressivo da medida.
  • Não concordo com o colega acima, pois, na minha opinião, uma ação que vise reduzir a convicção da impunidade (e, assim, desestimular ações aéticas) é uma medida preventiva.

  • Quando a questão falar em punições, imediatamente podemos descartar a prevenção, pois se trata de repressão...
  • De fato esta questão está confusa, pois também discordo com relação a letra c, pois a ocorrência de auditorias não seria um ato a posteriori para a correção e não prevenção?
  • Alguém pode comentar a assertiva (d)? É razoável o estabelecimento de regras flexíveis? Não está em contradição com as regras claras da assertiva (a)?
  • Quando a questão pede a única alternativa que não trata de prevenção, ela está pedindo aquela em que o desvio ético já é um fato consumado e só resta à administração puni-lo.

    Pois bem, a única assertiva que versa sobre punição é a letra E, onde se cria um canal para denúncias.
    Pensem bem, como denunciar o desvio ético se ele não houvesse ocorrido?? Portanto a denúncia não é um ato preventivo e sim reprensivo.
  • Para evitar toda essa dor de cabeça que temos fazendo essas questões com gabaritos muito questionados, bem que a banca poderia colocar "de acordo com Fulano".

    Penso que as alternativas "a", "b", "d" e "e" são preventivas. A "c" fala em "acompanhamento sistemático, por meio de instrumentos próprios de auditoria". Se a "e" é exceção à prevenção, a "c" também, pois como é que se audita algo que ainda não foi feito?! 

    Mas como o que eu penso não vale para responder a prova, o negócio é adivinhar quais textos e de quais autores a banca vai fazer um "copia e cola" para os patetas aqui caírem como patos!

  • Concordo contigo Sérgio. Eu também marquei a letra "d". O Senhor é Luz. Abraço. 

  • Auditoria é um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.

    Tai a resposta a quem estava na duvida entre a letra "C" e "E" - auditoria é medida preventiva.

  • A letra C também não é preventiva, pois traz a palavra "acompanhamento" ou seja análise do momento, concomitante.

  • Prevenção = Antes.

    Denúncia = Depois.

    Pense comigo, você se previne de um assalto andando por uma rua mais segura, depois de ocorrido você faz uma denúncia as autoridades competentes.