SóProvas


ID
1699162
Banca
Instituto Acesso
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A agência de publicidade se orgulhava de ter surgido lá a ideia da propaganda da cerveja que desce redondo, frase em que o adjetivo está empregado como advérbio. A frase pode ser original, mas o fenômeno é comum na língua, como mostra o seguinte exemplo:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra A.

    Como a questão quer um adjetivo que na oração está empregado como advérbio.Eis a frase:

    "Ficam até tarde na esquina da rua bebendo e falando alto ....."

    Percebam que o alto nesse caso,não funciona como adjetivo,pois ele não caracteriza nenhum substantivo.Além disso,a palavra em questão está dando uma ideia de modo.(o modo como alguém falou).

    Uma dica:Antes de responder uma questão desse tipo,olhe quem vem antes da palavra grifada.Se tiver um verbo,um adjetivo ou um advérbio antes,já é sinal de que a palavra será um Advérbio.

  • Ficam até tarde na esquina da rua bebendo e falando alto .

    ALTO normalmente é um adjetivo. Ex: João é alto, visto que mede 1,90m.

    Mas ALTO também pode ser usado como advérbio, tal como no exemplo da letra A, que representa um advérbio de modo (modo como se falava: alto)

  •  É preciso saber que ADVÉRBIO NÃO VARIA, assim caso mudemos o sujeito o mesmo ficará do mesmo jeito. 

     a) (ELES)  Ficam até tarde na esquina da rua bebendo e falando alto com se fossem donos do luar.  (É A RESPOSTA)

    ELE fica até tarde ... falando alto  (não varia - advérbio) - advérbio MODIFICA apenas: verbo, advérbio e adjetivo, nunca modificará substantivo. 

     b) Chegou cansado, comeu rapidamente sua comida e foi dormir./ CHEGARAM CANSADOS - VARIA - ADJETIVO 

     c) Esse rapaz precisa ficar atento, pois há muita gente querendo o seu lugar. / ESSES RAPAZES PRECISAM FICAR ATENTOS - VARIA - ADJETIVO

     d) Levantou-se no meio da multidão de manifestantes uma pessoa meio desnorteada. DUAS PESSOAS MEIO DESNORTEADAS.  VARIA - ADJETIVO (RELACIONA-SE COM O SUBSTANTIVO PESSOAS)

     e) Nunca vimos um homem infeliz como ele, que todo dia acordava inchado de tanta bebida. NUNCA VIMOS HOMENS INFELIZES - VARIA E SE RELACIONA- SE COM O SUBSTATIVO HOMENS- SERÁ ADJETIVO 

  • A dispeito do comentário preciso de Fabiana Coelho, a banca, acredito, também quis destacar a distinção entre o uso do Adjetivo e do Adverbio.

    "Ficam até tarde na esquina da rua bebendo e falando alto com se fossem donos do luar."

     

    Como Adjetivo "Alto" caracteriza a forma como falaram, volume, Altura da voz.

    Como Adverbio "Alto" se refere ao estado de embriaguez que se encontravam.

    Espero ter ajudado.

  • Questão deveria ser anulada. Alternativa A tem um erro gramatical.

  • Marcos podem haver 10 erros gamaticais, você tem que se ligar no comando da questão. Responda-me: Estão pedido para encontrar erro gramatical ou o adjetivo que está empregado como advérbio?

     

    Então amigo é isto, temos que pensar como a cabeça do examinador rs... Eu tb não concordo, mas devemos ser estratégicos, estamos em uma batalha travada e não dá para perder questão por excesso de conhecimeto ou extrapolação...

     

    Abraço e boa sorte!!!!

  • CONCURSEIRA SOCIAL

    Sua linha de raciocinio é perfeita!

    Gab: A

  • que todo dia acordava inchado

    Inchado poderia ser confundido com advérbio de modo relacionando-se a "acordava", entretanto é predicativo do sujeito, que nesse caso é o pronome relativo "que"