SóProvas


ID
169927
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme definição adotada pelo Banco Central do Brasil, as contas analíticas do setor bancário são o resultado da consolidação das contas analíticas do Sistema Monetário (Autoridade Monetária mais os Bancos Criadores de Moeda) e das outras instituições bancárias. As informações são reagrupadas e apresentadas em dois grupos: ativo e passivo. Não é componente do ativo:

Alternativas
Comentários
  •  As contas de Ativo (bens e direitos) representam uma aplicação de recursos e possuem natureza devedora.

    As contas de Passivo (obrigações) representam a origem dos recursos e possuem natureza credora.

    Portanto, a incorreta é a letra C, pois as obrigações por títulos do BaCen são consideradas componentes do Passivo.

  • As   contas analíticas do setor bancário   são o resultado da consolidação das contas analíticas do Sistema Monetário (Autoridade Monetária mais os Bancos Criadores de Moeda) e das outras instituições bancárias. As informações são reagrupadas e apresentadas em dois grupos: um representando o ativo e outro, o passivo.
    O
    ativo é composto por: Ativos Externos Líquidos e os Créditos Internos, subdivididos em Crédito ao Governo Federal (líquido), Crédito a Governos Estaduais e Municipais, Crédito a Empresas Públicas não-Financeiras, Crédito ao Setor Privado e Crédito a Instituições Financeiras não-Bancárias.
    O
    Passivo é subdividido em: Passivos com Liquidez, Instrumentos do Mercado Monetário, Obrigações por Títulos do Banco Central do Brasil, Depósitos Especiais, Passivos Externos de Longo Prazo, Obrigações com Instituições Financeiras não-Bancárias, Contas de Capital e Outros Itens (líquidos).

    Fonte: Dados Consolidados do Setor Bancário através do PEDD no site do Banco Central do Brasil.
    *
    PEDD - Padrão Especial de Disseminação de Dados, do Fundo Monetário Internacional (FMI), cujo objetivo é prover informações econômicas e financeiras de países que querem ter acesso ao mercado financeiro internacional.