1 A massa específica da água depende da pressão e da temperatura.
A massa específica ou densidade é a relação entre a massa e o volume de determinado material. Nesse contexto, o volume é inversamente proporcional a densidade, por sua vez, é uma grandeza que varia com a temperatura e a pressão. Portanto, se aumentar a temperatura, as partículas ou moléculas constituintes da substância irão se expandir, aumentando o volume e, consequentemente, diminuindo a densidade. O contrário também é válido, o que nos leva a concluir que a densidade é inversamente proporcional à temperatura, isto é, com o aumento da temperatura, a densidade diminui e, diminuindo a temperatura, a densidade aumenta.
Portanto, a massa específica da água depende da pressão e da temperatura.
2 A partir de 0 °C, a massa específica da água cresce até atingir seu máximo valor a 15 °C, ponto a partir do qual passa a diminuir.
A água possuí um comportamento anômalo quando comparada a outras substâncias. Ela quando é aquecida, entre os intervalos de 0 e 4º C, ela sofre contração e depois começa a dilatar-se, ou seja, quando a água está em seu estado sólido, ela tem volume maior do que no estado líquido nesse intervalo de temperatura. Se o volume da água diminui durante esse intervalo e sua massa é mantida constante, consequentemente a densidade da água, que é a razão entre a massa e o volume, será máxima quando a água estiver a 4ºC.
3. O peso específico da água é a relação entre o peso da água e sua pressão.
O peso especifico de uma substância é a relação entre o seu peso e seu volume.