SóProvas


ID
1701808
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Um campo da gestão responsável pelo controle eficiente e sistemático da produção, recepção, manutenção, uso e eliminação de documentos, incluindo os processos de captação e manutenção de provas e informações sobre as atividades de negócios e transações em forma de documentos, é uma definição apresentada pela norma ISO 15.489-1 a respeito de qual aspecto da gestão das organizações?

Alternativas
Comentários
  • A gestão de documentos é uma operação arquivística, "o processo de reduzir seletivamente a proporções manipuláveis a massa de documentos, que é característica da civilização moderna, de forma a conservar permanentemente os que têm um valor cultural futuro, sem menosprezar a integridade substantiva da massa documental para efeitos de pesquisa.

    http://www.tudosobreconcursos.com/materiais/arquivologia/conceito-e-prtica-de-gesto-de-documentos


  • GAB. B

    Gestão Documental tem por objetivo administrar documentos durante as seguintes fases: corrente (primeira) e intermediária (segunda idade). Também conhecida como Gestão de Documentos, é uma solução encontrada para consultar e organizar documentos em formato eletrônico, nos quais residem informações documentais que são trocadas entre os que utilizam a aplicação. Dentro de uma organização, a importância da Gestão Documental é permitir a partilha de documentos. Desta forma, gera benefícios e simplifica os processos de negócio da companhia.

    http://www.infoescola.com/administracao_/gestao-documental/

  • Alguém saberia me explicar a diferença entre gestão documental e gestão de arquivos? Grata

  • O conceito apresentado acima é uma das definições de gestão de documentos, trazida pela Norma ISO 15.489-1. Vale lembrar que gestão de documentos possui várias definições, como a encontrada na Lei nº 8.159/91, pelo Conarq, e por vários estudiosos na área de documentação e informação.

    Mas o que todos eles trazem em comum é que a gestão de documentos é um conjunto de atividades informacionais integradas (sistêmicas) com foco na informação arquivística (podendo esta ser orgânica ou não). A gestão documental é parte da gestão informacional, visto que a informação não está presente apenas nos documentos.

    Mas partindo desta breve explicação,  a questão traz, em seu corpo, o texto tal qual está descrito na Norma ISO 15.489-1 para definir o que é gestão de documentos. Como se trata de uma Norma ISO, podemos concluir que este é o conceito de gestão de documentos sob a ótica da qualidade empresarial.

    Gabarito: letra "B".
  • A gestão de documentos é definida no artigo 3º da Lei n 8.159 como “o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”
    Em nenhum momento faz menção à gestão de arquivos.

  • Gab. B

    O conceito apresentado acima é uma das definições de gestão de documentos, trazida pela Norma ISO 15.489-1. Vale lembrar que gestão de documentos possui várias definições, como a encontrada na Lei nº 8.159/91, pelo Conarq, e por vários estudiosos na área de documentação e informação.

    Mas o que todos eles trazem em comum é que a gestão de documentos é um conjunto de atividades informacionais integradas (sistêmicas) com foco na informação arquivística (podendo esta ser orgânica ou não). A gestão documental é parte da gestão informacional, visto que a informação não está presente apenas nos documentos.

    Mas partindo desta breve explicação,  a questão traz, em seu corpo, o texto tal qual está descrito na Norma ISO 15.489-1 para definir o que é gestão de documentos. Como se trata de uma Norma ISO, podemos concluir que este é o conceito de gestão de documentos sob a ótica da qualidade empresarial.

     

    Prof. Mayko Gomes.

  • DIFERENÇA ENTRE GESTAO DE ARQUIVOS E GESTAO DE DOCUMENTOS (MEU ENTENDIMENTO)

    Arquivo: é o conjunto de documentos criados ou recebidos por empresas e pessoas, com a finalidade de servir como fonte de informações.

    Documento: é a informação registrada em um suporte, iconográfico ou digital, que possua uma finalidade probatória.

    Tendo como base os conceitos de arquivo e documento, podemos reparar que um é inerente ao outro. Arquivo é o conjunto de documentos criados, ou seja, arquivo é um grupo de documentos. Documento é a informação registrada em um suporte, logo, o documento é a informação em si, o objeto de uso direto, então seria correto afirmar que a: "gestão responsável pelo controle eficiente e sistemático da produção, recepção, manutenção, uso e eliminação de documentos, incluindo os processos de captação e manutenção de provas e informações sobre as atividades de negócios e transações em forma de documentos" está diretamente ligada ao objeto, à informação em si, ou seja, ligada ao DOCUMENTO, ao uso rápido e eficiente dele dentro do ARQUIVO como um todo.

    Bons estudos e fé na caminhada.

  • Quando fala em produção, entendo que seria documento e não arquivo, pq documento se pode produzir arquivo não a gente não brota arquivo, documento sim alguém pode criar, arquivo só a junção de documentos que foram produzidos, mas ou menos isso que pensei

  • Só vi a mesma definição dita de outra forma pra explicar o mesmo conceito por aqui... alguém com fonte que abranja os dois conceitos em separado (em vez de achismo) pra esclarecer?  .........grata

     

    Separar gestão de documento de gestão documental é tão risível quanto separar o estudo do coração do estudo cardiólogo, por favor...

     

     

  • ·       Arquivo: é o conjunto/grupo de documentos criados ou recebidos por empresas e pessoas, com a finalidade de servir como fonte de informações.

    ·       Documento: é a informação registrada em um suporte, iconográfico ou digital, que possua uma finalidade probatória. Logo, o documento é a informação em si, o objeto de uso direto

    o  Gestão Documental/Gestão de Documentos tem por objetivo administrar documentos durante as seguintes fases: corrente (primeira) e intermediária (segunda idade). É um  campo da gestão responsável pelo controle eficiente e sistemático da produção, recepção, manutenção, uso e eliminação de documentos, incluindo os processos de captação e manutenção de provas e informações sobre as atividades de negócios e transações em forma de documentos. É uma solução encontrada para consultar e organizar documentos em formato eletrônico, nos quais residem informações documentais que são trocadas entre os que utilizam a aplicação. Dentro de uma organização, a importância da Gestão Documental é permitir a partilha de documentos. Desta forma, gera benefícios e simplifica os processos de negócio da companhia.

  • Quando se fala em referencia à:

    1. Produção; provas e informações
    2. Tramitação;
    3. Uso; manutenção
    4. Avaliação; controle eficiente e sistemático da produção
    5. Arquivamento

    Que só pode ser nas: Corrente e Intermediária, visa sua Eliminação ou Recolhimento.

    Pode marcar - Gestão documental!

    Documentos produzido e recebidos.

  • ... responsável pelo controle eficiente e sistemático da produção, recepção, manutenção, uso e eliminação de DOCUMENTOS! A questão nem menciona arquivo.