SóProvas


ID
1702009
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com o princípio da entidade, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A Contabilidade é mantida para a entidade como pessoa distinta do(s) sócio(s).
( ) O contador deve fazer esforço para não misturar as movimentações da entidade com as do(s) proprietário(s).
( ) Pessoas físicas e jurídicas não devem ser confundidas, ou sócio(s) não deve(m) ser(em) confundido(s) com empresas.
( ) O contador não deve se preocupar com esse princípio, pois a responsabilidade é solidária e inteiramente do(s) sócio(s).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    As três primeiras estão certas pois retiram fundamento da resolução 750 do CFC:


    Art. 4º. O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

    Parágrafo único – O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil

    Quanto ao item incorreto, ele está em desacordo com o artigo abaixo:


    Art. 1 § 1º. A observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade

    bons estudos

  • "A Contabilidade é mantida para a entidade como pessoa distinta do(s) sócio(s)."

    Por mim, também está errada, de tão mal escrita. O correto seria: " A entidade é mantida para a Contabilidade como pessoa distinta do(s) sócio(s)."

  • GAB B

    O Princípio da Entidade reconhece o patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

    Por consequência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

    FONTE: Possati