SóProvas


ID
1702054
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                        Desenredo

      Do narrador seus ouvintes:

      – Jó Joaquim, cliente, era quieto, respeitado, bom como o cheiro de cerveja. Tinha o para não ser célebre. Como elas quem pode, porém? Foi Adão dormir e Eva nascer. Chamando-se Livíria, Rivília ou Irlívia, a que, nesta observação, a Jó Joaquim apareceu.

      Antes bonita, olhos de viva mosca, morena mel e pão. Aliás, casada. Sorriram-se, viram-se. Era infinitamente maio e Jó Joaquim pegou o amor. Enfim, entenderam-se. Voando o mais em ímpeto de nau tangida a vela e vento. Mas tendo tudo de ser secreto, claro, coberto de sete capas.

      Porque o marido se fazia notório, na valentia com ciúme; e as aldeias são a alheia vigilância. Então ao rigor geral os dois se sujeitaram, conforme o clandestino amor em sua forma local, conforme o mundo é mundo. Todo abismo é navegável a barquinhos de papel.

      Não se via quando e como se viam. Jó Joaquim, além disso, existindo só retraído, minuciosamente. Esperar é reconhecer-se incompleto. Dependiam eles de enorme milagre. O inebriado engano.

      Até que deu-se o desmastreio. O trágico não vem a conta-gotas. Apanhara o marido a mulher: com outro, um terceiro... Sem mais cá nem mais lá, mediante revólver, assustou-a e matou-o. Diz-se, também, que a ferira, leviano modo.

      [...]

      Ela – longe – sempre ou ao máximo mais formosa, já sarada e sã. Ele exercitava-se a aguentar-se, nas defeituosas emoções.

      Enquanto, ora, as coisas amaduravam. Todo fim é impossível? Azarado fugitivo, e como à Providência praz, o marido faleceu, afogado ou de tifo. O tempo é engenhoso.

      [...]

      Sempre vem imprevisível o abominoso? Ou: os tempos se seguem e parafraseiam-se. Deu-se a entrada dos demônios.

      Da vez, Jó Joaquim foi quem a deparou, em péssima hora: traído e traidora. De amor não a matou, que não era para truz de tigre ou leão. Expulsou-a apenas, apostrofando-se, como inédito poeta e homem. E viajou a mulher, a desconhecido destino.

      Tudo aplaudiu e reprovou o povo, repartido. Pelo fato, Jó Joaquim sentiu-se histórico, quase criminoso, reincidente. Triste, pois que tão calado. Suas lágrimas corriam atrás dela, como formiguinhas brancas. Mas, no frágio da barca, de novo respeitado, quieto. Vá-se a camisa, que não o dela dentro. Era o seu um amor meditado, a prova de remorsos.

          Dedicou-se a endireitar-se.

          [...]

      Celebrava-a, ufanático, tendo-a por justa e averiguada, com convicção manifesta. Haja o absoluto amar – e qualquer causa se irrefuta.

      Pois produziu efeito. Surtiu bem. Sumiram-se os pontos das reticências, o tempo secou o assunto. Total o transato desmanchava-se, a anterior evidência e seu nevoeiro. O real e válido, na árvore, é a reta que vai para cima. Todos já acreditavam. Jó Joaquim primeiro que todos.

      Mesmo a mulher, até, por fim. Chegou-lhe lá a notícia, onde se achava, em ignota, defendida, perfeita distância. Soube-se nua e pura. Veio sem culpa. Voltou, com dengos e fofos de bandeira ao vento.

      Três vezes passa perto da gente a felicidade. Jó Joaquim e Vilíria retomaram-se, e conviveram, convolados, o verdadeiro e melhor de sua útil vida.

      E pôs-se a fábula em ata.

ROSA, João Guimarães.Tutameia – Terceiras estórias . Rio de Janeiro: José Olympio, 1967. p. 38-40. 

Vocabulário

frágio: neologismo criado a partir de naufrágio.

ufanático: neologismo: ufano+fanático. 

Sobre o texto leia as afirmativas a seguir.

I. A pontuação dá ao conto uma característica de lentidão, detalhamento com intenção de prender a atenção do leitor sobre o que se conta.

II. O narrador acumula duas funções: contador de estórias e a de comentarista que analisa as situações, filosofa sobre o assunto, trazendo o leitor para o presente, o tempo da enunciação.

III. A abordagem do nome da personagem pouco acrescenta na compreensão do texto.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Que questão ridícula é essa? É sério que isso avalia o nível de português de alguém? Só pode estar de brincadeira!

  • Texto horroroso, mas acertei, letra B.

  • Horroroso mesmo, afinal, quem morreu???? Rsrsrs

  • Também não intendi quem morreu, rsrs... Que texto estranho, da agonia de ler... A resposta é b. Quem souber pq comenta ai por gentileza.

  • um dos piores textos de provas de concurso que já li
  • "Sem mais cá nem mais lá, mediante revólver, assustou-a e matou-o. Diz-se, também, que a ferira, leviano modo". Assustou a moça (talvez tenha ferido) e matou o amante.

  • Achei o texto célere e não lento. Muitas pausas aceleram a leitura, na minha opinião. E também achei detalhado, mas não lento...estranho!

  • acho q quem morreu não foi nenhum dos personagens principais: marido, Jó joaquim e Livíria. Acho q ela traiu (joaquim e o marido) com um "terceiro", e o marido matou este personagem....Ao final  Joaquim reata com Livíria

  • Acho que o item três está errado pelo fato de que o nome Jó Joaquim faz referência Jó, personagem bíblico que sofreu muito e pacientemente manteve sua fé em Deus. De sua fiel paciência vem a expressão "paciência de Jó". Pelo fato de "ó Joaquim, além disso, existindo só retraído, minuciosamente. Esperar é reconhecer-se incompleto. Dependiam eles de enorme milagre. O inebriado engano." (quarto parágrafo) o texto faz suscitar que Joaquim era paciente.

    Claro que com um texto horrível desse, estou apenas supondo que seja esse o argumento que justifica o erro do terceiro item.

    Força e Fé.

  • acho que o Jó matou o marido,porque no final do texto ele aparece!NO 5 PARAGRAFO MOSTRA,mais de qualquer forma achei muito complicado o texto!

  • A tal da Liviria era piriguetona e era amante desse Jo só que ela pegava outro.O marido pegou ela é o terceiro amante e matou o cara é depois se matou.Os vários nomes que ela usava era p pegar os boy magia.No fim aparece seu verdadeiro nome Livria e ela fica com Jo o próximo Cornélio.

  • I-Correta. Repare que o texto tem muitas vírgulas (pausas) e isso de certa forma impede que o leitor tenha uma leitura corrida, o que dá uma característica de lentidão.


    II-Correta. Ao mesmo tempo que ele narra, indaga o leitor com perguntas. Ex: "Sempre vem imprevisível o abominoso?"  "Como elas quem pode, porém?" "Todo fim é impossível?" E outras reflexões... 


    III- Errada. Significado do nome Eva: "TEM VIDA". PROGENITORA DA HUMANIDADE, FOI MULHER DO PRIMEIRO HOMEM. Muita inteligência e poder de comunicação, apontam para sua necessidade de falar, embora nem sempre diga tudo o que lhe vem à cabeça.


    Observados os anagramas LIVÍRIA, RIVÍLIA, IRLÍVIA e VILÍRIA, é possível pressupor que o conto passa por quatro fases distintas; e se analisarmos essa personagem feminina no mesmo modelo que o fizemos com JÓ JOAQUIM, veremos que a primeira sílaba de seus nomes (da mulher) já compõe um índice morfofonêmico de seu destino:

    A mulher, L.R.I.V (sigla dos nomes) nos apresenta como: LIVÍRIA, RIVÍLIA, IRLÍVIA e VILÍRIA, e cada um desses nomes é a marca de um dos quatro momentos do conto.

    Ou seja, a assertiva erra quando diz que o nome da personagem pouco acrescenta na compreensão do texto, quando muito acrescenta. 


    Lendo essa explicação, fica melhor entender...

    http://www.filologia.org.br/revista/artigo/3(9)67-83.html