-
Gabarito: Alternativa A
Tomando por base os efeitos primários e secundários, os tiros classificam-se em:
a) ENCOSTADO: quando a boca do cano da arma se apoia no alvo ou está muito próxima, produzindo lesão pela ação do projétil e gases resultantes da deflagração da pólvora. O orifício de entrada é irregular, amplo, em regra maior que o diâmetro do projétil. NÃO HÁ, EM GERAL, ZONA DE ESFUMAÇAMENTO E TATUAGEM. Neste tiro a expansão dos gases será dentro do túnel aberto pelo projétil, ficando os bordos do orifício de entrada evertidos.
A lesão apresenta prolongamentos radiados e internamento manifesta por devastação intensa, formando a boca de mina (de Hofmann).
No crânio, a orla de esfumaçamento aparece ao redor do orifício de entrada, superífie externa do plano ósseo (Sinal de Benassi), podendo ficar até após a decomposição das partes moles. O disparo encostado também produz a impressão do cano quente na pele. Essa impressão recebe o nome de Sinal de Werkgaertner.
Para um diagnóstico seguro do tiro encostado é importante encontrar carboxiemoglobina no sangue do ferimento, assim como nitratos de pólvora, nitritos e enxofre.
Fonte: Professor Geraldo Miranda
-
"Em alguns tiros encostados, quando a arma estiver apoiada na pele, pode aparecer o sinal de Werkgartner (Puppe-Werkgartner), que consiste na reprodução e impressão na pele da forma da boca do cano e da massa de mira nos revólveres, e boca da extremidade anterior do eixo guia da mola recuperadora nas pistolas, causadas pelo calor do tiro"¹
Sinal de Werkgartner
-
Ao meu ver não há resposta correta, questão semelhante foi cobrada na prova de delegado ES 2019.
"Nos disparos de projéteis de arma de fogo em que resulta em orifício de entrada com a forma irregular, denteada ou com entalhes, pela ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos, bem como bordas evertidas e presença do Sinal de Werkgartner. A definição refere-se a uma espécie de tiro:"
A questão traz características de um tiro encostado sobre um plano ósseo, descreve a lesão da boca de mina de Hoffmann. Todavia, julgo que o erro da questão está no fato de falar sobre a presença do sinal de Werkgartner, este sinal está sim presente nos tiros encostados, porém quando o tiro encostado é disparado em superfície que não tenha plano ósseo subjacente. Basta olhar como é a ferida da boca de mina de Hoffann, faz um rombo no local, a pele é dilacerada, não teria como ficar marcado a boca da arma na pele.
Caso eu esteja equivocado me avisem.
-
“Tiro encostado: Se tiver superfície óssea por baixo, a lesão terá forma irregular, denteada ou com entalhes, devido à ação resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos. [...] formando sinais como o Sinal de Puppe-Werkgaertner: representado pelo desenho da boca e da massa de mira do cano, produzido por ação contundente ou pelo seu aquecimento." Wilson Luiz Palermo Ferreira. Medicina Legal. 2º Edição, 2017, pgs: 130/132
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.