SóProvas


ID
1706815
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Um estudo está sendo desenvolvido para comparar um tratamento tradicional para o câncer (controle) e um tratamento experimental. Dois grupos de pessoas são selecionados sendo que cada grupo é submetido a um tratamento diferente. O grupo I, constituído por 100 crianças, recebeu o tratamento experimental, e o grupo II, constituído por indivíduos adultos, recebeu o tratamento tradicional. Ao fim do período de condução do experimento, verificou-se quantos indivíduos estavam curados e foi feito um teste de hipóteses. Concluiu-se que o tratamento experimental é melhor que o tradicional com nível de significância de 1%.

Quanto à conclusão tirada, ela pode não estar correta se:

Alternativas
Comentários
  •         Se as variáveis idade e probabilidade de cura forem negativamente correlacionadas, isto significa que os adultos (que são mais velhos) tem MENOR probabilidade de cura que as crianças.

    Portanto, há uma tendência natural de que mais crianças se curem do que os adultos, o que pode dar uma impressão falsa de que o tratamento experimental (realizado nas crianças) é mais eficaz que o tratamento tradicional (realizado nos adultos). Ou seja, há um "viés" nesta análise que impede que seja concluído que o tratamento experimental é melhor.

    Por outro lado, se a conclusão fosse de que o tratamento tradicional é melhor, ela poderia ser aceita mesmo que houvesse esta correlação negativa. Afinal, apesar de as crianças terem mais probabilidade de cura que os adultos, se ainda assim mais adultos se curarem do que as crianças, isto é um forte indicativo de que o tratamento tradicional é melhor que o experimental.

    Se a correlação fosse positiva, entenderíamos que os adultos tem naturalmente mais chance de cura que as crianças. Neste cenário seria incorreto concluirmos que o tratamento tradicional é melhor que o experimental, pois já deveríamos esperar que mais adultos se curassem, ainda que não houvesse diferença significativa entre os dois tratamentos.

    Assim, o gabarito é a alternativa B. Os tamanhos da amostra de adultos (alternativas D e E) não seriam suficientes para descartar a conclusão obtida.

    Resposta: B