SóProvas


ID
1707832
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O código de ética profissional do assistente social (resolução CFESS n. 273 de 13 de março de 1993) traz como um de seus princípios fundamentais a “defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida”. Isso significa que:

Alternativas
Comentários
  • Não seria a liberdade o valor ético central no CEP 1993? No CEP 1986 era a democracia.

    I - Reconhecimento da liberdade como valor ético central - CEP 1993

    II - Reafirmando os seus valores fundantes - a liberdade a justiça social -, articulou-os a partir da exigência

    democrática: a democracia é tomada como valor ético-político central - CEP 1986

  • Eu fiz essa prova aqui no Pará. errei essa questão devido está frase: a democracia como valor central e vendo isso descartei a questão, ou seja, errei a questão.

  • Fiquei perdida nessa questão...

  • “defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida” a relação a ser feita é com essa frase e as alternativas, por isso acertei, se fosse pela concepção ampla do código seria a liberdade como valor ético central.


    Dentre todas. a questão que faz relação com a frase é a letra "E", pois explana a relação da democracia com riqueza socialmente produzida.

  • MARQUEI A "D", POIS COMO A "E" TEM A QUESTAO DA DEMOCRACIA COMO VALOR CENTRAL TNHA DESCARTADO ESSA OPÇAO

  • A revisão do texto de 1986 processou-se em dois níveis. Reafirmando os seus valores fundantes - a liberdade e a justiça social -, articulou-os a partir da exigência democrática: a DEMOCRACIA é tomada como valor ÉTICO/POLÍTICO CENTRAL, na medida em que é o único padrão de organização político-social capaz de assegurar a explicitação dos valores essenciais da liberdade e da equidade. É ela, ademais, que favorece a ultrapassagem das limitações reais que a ordem burguesa impõe ao desenvolvimento pleno da cidadania, dos direitos e garantias individuais e sociais e das tendências à autonomia e à autogestão social. Em segundo lugar, cuidou-se de precisar a normatização do exercício profissional de modo a permitir que aqueles valores sejam retraduzidos no relacionamento entre assistentes sociais, instituições/organizações e população, preservando-se os direitos e deveres profissionais, a qualidade dos serviços e a responsabilidade diante do/a usuário/a.

     

    http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf

     

    S. Freire

  • A questão trata de valor ético central. Se fosse valor ético-político central, seria a Liberdade. Acertei porque ja assisti uma explicação da Prof. Shellen sobre essa situação