SóProvas


ID
1708018
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Sobre o reajuste do preço do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) ocorrido no final de setembro passado é INCORRETO afirmar:  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Embora o preço não seja tabelado, a tendência é que as revendedoras de gás estendam o aumento aos consumidores de forma integral.

  • "Petrobras reajusta o preço do gás em 11%, no segundo aumento este mês. De acordo com a companhia, este alinhamento dos preços do GLP Não abrange o produto destinado ao uso residencial, conhecido como gás de cozinha, que já havia sido reajustado no primeiro dia deste mês." Reportagem de 24/09/2015 http://www.ebc.com.br/noticias/economia/2015/09/petrobras-reajusta-o-preco-do-gas-em-11-no-segundo-aumento-este-mes

  • Alternativa INcorreta: "d".

    -----------

    "20. O preço do GLP é tabelado ou subsidiado?

    Nem uma coisa nem outra. Os preços de venda ao consumidor começaram a ser liberados a partir de 1990, quando a Portaria MINFRA 843, de 31/10/1990, que regulava o exercício da atividade de distribuidor de GLP, determinou que caberia a cada distribuidora estabelecer sua taxa de entrega. A partir de janeiro de 2001, foram liberados os preços ex-refinaria, com a desregulamentação da figura do produtor, sendo que a Petrobras continua respondendo por quase todo o suprimento, embora não haja nenhum impedimento legal à participação de outros produtores nesse mercado. Ao final de 2001, o Governo deu o último passo no processo de desregulamentação da indústria de GLP, eliminando o subsídio no produto e autorizando a Petrobras a praticar preços alinhados à paridade internacional (cotados em dólar).  Esta medida foi importante, pois além de remunerar adequadamente os investimentos da Petrobras, incentiva a entrada de novos competidores também na importação e refino deste derivado. Desde janeiro de 2002 o GLP não goza de qualquer subsídio ou subvenção em nosso país. Até dezembro de 2001 havia a PPE ('parcela de preço específico' – também conhecida como 'conta petróleo'), que funcionava como um colchão impedindo que os preços fossem afetados por pressões do mercado externo."

    -----------

    FONTE: "http://www.sindigas.org.br/SalaImprensa/Cartilha/GLPBrasil.aspx"

  • Se o preço do gás de cozinha fosse realmente tabelado na minha cidade dos os locais teriam que ser fechados, pois tem gente que cobra preços altissimos por ele...

    Absurdo!