-
a maximização do lucro ocorre quando a receita marginal é igual ao lucro
-
Na verdade no Monopólio ocorre a maximização do Lucro quando Rmg = Cmg.
-
A regra de maximização do lucro por monopólio também é de que Receita Marginal
(Rmg) = Custo Marginal (Cmg). O que torna diferente o monopolista da firma
competitiva é que sua curva de Demanda é negativamente inclinada. Como no
monopólio há apenas um vendedor, a curva de Oferta da firma é também a curva de
Demanda, que seguindo a Lei da Demanda relaciona inversamente preços e
quantidades vendidas de um bem X. Em termos objetivos, isto significa que caso
o monopolista queira elevar suas vendas este tem que reduzir seu preço.
-
B- errada: A empresa monopolista maximiza seus lucros quando o CMg = RMg.
A firma em concorrência perfeita é que maximizará seus lucros quando: P = CMg (ou quando a receita marginal é igual ao custo marginal)
C- errada: Um monopólio natural ocorre quando os investimentos necessários para a produção deste serviço apresentam custos altos e relativamente fixos, fazendo com que os custos totais de longo prazo caiam à medida que a produção aumenta. Em tais indústrias um único produtor será capaz de produzir a um custo menor do que se houvesse dois produtores no mercado, situação esta que cria um monopólio "natural". Caso mais de um produtor passe a ofertar seus serviços no mercado, os preços serão mais altos.
Ademais, afirma-se que a concorrência em tais setores causaria inconveniências para os consumidores por causa da necessidade de duplicação de instalações — por exemplo, a escavação de ruas para a instalação de dois ou mais encanamentos de água ou gás.
Desta forma caso exista um monopólio natural não será eficiente incentivar à entrada de novas empresas, pois neste caso os custos de se ter diversas empresas afetaria mais os bolsos dos consumidores do que se tivesse apenas uma.
-
a) o monopolista enfrenta uma situação de escolha conflitante entre o preço e a quantidade ofertada. (CERTO)
A relação entre preços e quantidades para o monopolista é a própria curva de demanda tradicional, na qual existe um trade-off entre mais quantidade e menos preço ou menos quantidade e mais preço, dilema solucionado quando se equipara receita marginal ao custo marginal.
É por isso que se diz que não existe curva de oferta no monopólio: quem determina o jogo quantidade e preço é a demanda conjugada com o entroncamento de Rmg e Cmg, o que pode ocasionar movimentos erráticos na tentativa de se estabelecer uma relação entre preço e quantidade ofertada.
GABARITO: A
Bons estudos!