-
Leis de movimentação
Podemos considerar as premissas abaixo como primordiais a um sistema de movimentação de materiais, que devem ser observadas para que não tenhamos problemas de segurança e perda de tempo:
1.Obediência ao fluxo das operações – Utilize sempre o fluxo com arranjo linear. Siga a seqüência de operações conforme a trajetória dos materiais.
2.Mínima distância – Reduza as distâncias, eliminando trajetos com curvas acentuadas.
3.Mínima manipulação – Reduza a freqüência de transporte manual. Evite manipular os materiais tanto quanto possível ao longo de processamento.
4.Segurança e satisfação – A segurança tanto do operador, como do pessoal circulante deve ser observada, quando selecionar o equipamento de transporte de materiais.
5.Padronização – a padronização dos equipamentos é bastante interessante, pois reduz o número de peças sobressalentes a sarem gerenciadas.
6.Flexibilidade – A flexibilidade está direcionada a atuação do equipamento que será adquirido, pois deverá atender ao maior número de operações possíveis dentro da organização. Caso seja de única aplicação, estará fadado a trazer incômodos a administração de materiais.
7.Máxima utilização do equipamento – mantenha o equipamento ocupado tanto possível. Evite acumulo de materiais nos terminais do ciclo de transporte.
8.Máxima utilização da gravidade – Use a gravidade sempre que possível. Utilizando trechos motorizados de transportadores.
9.Método alternativo – Faça estudo de método alternativo, em caso de falha do meio mecânico. Colocando talhas e equipamento de acionamento manual
10.Menor custo total – Selecione equipamentos na base de custos totais e não somente do custo inicial mais baixo ou do custo operacional ou somente do custo de manutenção. O equipamento escolhido deve ser aquele que apresenta o menor custo total para uma vida razoável e a uma taxa de retorno do investimento adequado.
http://www.portaladm.adm.br/AM/AM6.htm
-
Gabarito C
Obediência do fluxo de operações, mínima distância, manipulação mínima, máximo uso de equipamentos, padronização dos equipamentos, uso da gravidade, máximo uso de espaço cúbico e flexibilidade são algumas das leis que devem ser seguidas para equipamentos para movimentação de materiais.
-
Perceba que o comando da questão é movimentação de materiais. a Alternativa C é a única que liga-se diretamente com o comando da questão.
-
GAB:C
As 11 Leis da Movimentação de Materiais, Segundo Gonçalves(apud Rennó, 2014)
1ª Obediência ao fluxo das operações. Disponha a trajetória dos materiais de forma que a mesma seja a seqüência de operações.
2ª Mínima distância. Reduza as distâncias e transporte pela eliminação de zigue--zagues no fluxo dos materiais.
3ª Mínima manipulação. Reduza a freqüência de transporte manual. O transporte mecânico custa menos que as operações de carga e descarga, levantamento e armazenamento. Evite manipular os materiais tanto quanto possível ao longo do ciclo de processamento.
4ª Segurança e satisfação. Leve sempre em conta a segurança dos operadores e o pessoal circulante, quando selecionar o equipamento de transporte de materiais.
5ª Padronização. Use equipamento padronizado na medida do possível. O custo inicial é mais baixo, a manutenção é mais fácil e mais barata e a utilização desse equipamento é mais variada por ser mais flexível que equipamentos especializados.
6ª Flexibilidade. O valor de determinado equipamento para o usuário é proporcional à sua flexibilidade, isto é, à capacidade de satisfazer ao transporte de vários tipos de cargas, em condições variadas de trabalho.
7ª Máxima utilização do equipamento. Mantenha o equipamento ocupado tanto quanto possível. Evite acúmulo de materiais nos terminais do ciclo de transporte
8ª Máxima utilização da gravidade. Use a gravidade sempre que possível. Pequenos trechos motorizados de transportadores podem elevar a carga a uma altura con-veniente para suprir trechos longos de transportes por gravidade.
9ª Máxima utilização do espaço disponível. Use o espaço sobre cabeças sempre que for possível. Empilhe cargas ou utilize suportes especiais para isso.
10ª Método alternativo. Faça uma previsão de um método alternativo de movimentação em caso de falha do meio mecânico de transporte. Essa alternativa pode ser bem menos eficiente que o processo definitivo de transporte, mas pode ser de grande valor em casos de emergência.
11ª Menor custo total. Selecione equipamentos na base de custos totais e não somente do custo inicial mais baixo, ou do custo operacional, ou somente de manutenção. O equipamento escolhido deve ser o que apresenta o menor custo total para uma vida útil razoável e a uma taxa de retorno do investimento adequado.
(Administração de Recursos Materiais para Concursos - Rodrigo Rennó, 214, página 137, 1ª edição)
-
Letra C.
1ª Obediência ao fluxo das operações. trajetória dos materiais = a seqüência de operações.
2ª Mínima distância. Reduzir distâncias e eliminar zigue--zagues no fluxo dos materiais.
3ª Mínima manipulação. Reduzir manipulação do material e frequência do transporte manual.
4ª Segurança e satisfação. Leve sempre em conta a segurança dos operadores e o pessoal circulante, quando selecionar o equipamento de transporte de materiais.
5ª Padronização. Use equipamento padronizado na medida do possível.
6ª Flexibilidade. Capacidade de satisfazer ao transporte de vários tipos de cargas, em condições variadas de trabalho.
7ª Máxima utilização do equipamento. Mantenha o equipamento ocupado tanto quanto possível.
8ª Máxima utilização da gravidade. Use a gravidade sempre que possível.
9ª Máxima utilização do espaço disponível. Use o espaço sobre cabeças sempre que for possível. Empilhe cargas ou utilize suportes especiais para isso.
10ª Método alternativo. Faça uma previsão de um método alternativo de movimentação em caso de falha do meio mecânico de transporte.
11ª Menor custo total. O equipamento escolhido deve ser o que apresenta o menor custo total para uma vida útil razoável e a uma taxa de retorno do investimento adequado.
Leis da Movimentação de Materiais - Vídeo aula do prof. Rodrigo.
-
Movimentações = fluxo! Como tudo na administração busca a eficiência e a eficácia, a letra C é a mais coerente.
-
Em algumas questões você erra por nao saber o que a banca quer!
-
tem questao que so na logica do enunciado..resolvemos :)
-
Leis de um sistema de movimentação de materiais eficiente:
Obediência ao fluxo das operações;
Mínimas distância e manipulação;
Máxima utilização do equipamento, da gravidade e do espaço disponível;
Padronização e flexibilidade.